A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Japão e os Tigres Asiáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Japão e os Tigres Asiáticos"— Transcrição da apresentação:

1 O Japão e os Tigres Asiáticos
Percurso 18

2 Meio natural e a distribuição da população
Formado por quatro ilhas de maior extensão: Honshu Hokkaido Kyushu Shikoku , e por mais 3 mil ilhas menores. Área: km² Zonas de encontro de placas tectônicas: do Pacífico, das Filipinas e Euro-Asiática. 70% constituído por montanhas (contribui para a preservação da cobertura vegetal/dificulta a agricultura) Pontes e Túneis: integrar território. População se concentra nas planícies litorâneas, nos centros industriais e grandes cidades: Tóquio, Osaka, Nagoya. Ainda se desenvolvem a pesca, a cultura do arroz em áreas alagadas e outros cultivos.

3 A era meiji e a economia japonesa hoje
1868: restauração do poder imperial do Japão. Subtração dos XOGUNS. A Era Meiji ( ) foi um período de grandes mudanças na história do Japão. Incentivos do Estado, o país concluiu sua revolução industrial. Pós - II Guerra Mundial: investimentos dos EUA. Educação, Tecnologia e Formação de Mão de Obra qualificada. “Milagre econômico” Impérios industriais.

4 A organização da produção industrial japonesa está dividida em dois grupos:
Grandes corporações industriais (Toyota, Nissan, Honda, Nippon etc.) Pequenas e médias empresas (fornecem às grandes as peças necessárias à fabricação de produtos mais complexos)

5 Agricultura: pouco espaço, muita tecnologia
As terras cultiváveis correspondem a apenas 14,3% da superfície. A terra é trabalhada para obter elevada produtividade (adubos, máquinas, irrigação, rotação de culturas e outros procedimentos técnicos). Principais produtos: arroz (60% do território), trigo, cevada, batata, hortaliças e frutos. Importam: trigo, açúcar, milho, soja e carne.

6 O espaço industrial e os recursos limitados
Terceiro maior PIB mundial. Depende da importação de matérias-primas. Importa todo o petróleo que consome, 90% do minério de ferro e manganês, 80% do cobre. Exporta: inovações tecnológicas. Robótica.

7

8

9

10 Pecuária e pesca Aumento do consumo de carne, leite e derivados.
O rebanho é pequeno (uma cabeça de gado para cada grupo de 28 pessoas). Consumo de carne suína. Peixe: fonte de proteínas. O Japão é o 4 país na produção de peixe. Superado pela China, Peru e EUA.

11 Os Tigres Asiáticos

12 Geografia A China tem aproximadamente km² de área e é o terceiro maior país do mundo.  Em muitos aspectos, o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia. A China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis. A maior parte dos recentes avanços econômicos ocorreram nas províncias da costa leste do país, enquanto muitas áreas rurais do interior ainda vivem na pobreza.

13

14 População Com 1,3 bilhão de habitantes, a China possui 20% da população mundial. Mas regras rígidas e mudanças no estilo de vida têm feito a taxa de crescimento populacional cair. A maioria dos casais das grandes cidades está sujeita à conhecida "política do filho único". Na zona rural, as famílias podem ter uma segunda criança se a mais velha for uma menina.  A China também está vivendo uma enorme corrente migratória interna, de pessoas que deixam o interior rumo às cidades da costa leste. Em 1950, a população urbana representava menos de 13% do total. Agora, está em 40%, e deve chegar a 60% em 2030.

15

16 Etnia Os chineses han representam até 92% da população da China, que também abriga outros 55 grupos étnicos. Essas minorias em geral vivem nas áreas de fronteira.  O governo chinês enfrenta dois conflitos separatistas no oeste do país, com os tibetanos e os uighur. Além disso, uma onda de violência na província de Henan, em 2004, criou temores de que as relações entre os grupos minoritários e a maioria han se deteriorem.

17

18 Economia Desde que o regime comunista decidiu abrir a China para investimentos estrangeiros, em 1978, o país se tornou uma das economias que mais cresce no mundo, além de estar entre as dez maiores.  Mas com as taxas de crescimento em cerca de 9%, alguns analistas alertam para um superaquecimento e para o fato de que o resto do mundo pode sofrer o impacto de possível recessão no país.  Nos últimos anos, a China também se tornou um gigante do comércio, conquistando o quinto lugar em exportações. O “boom” econômico, no entanto, trouxe ao país problemas sociais e na área de meio ambiente.

19

20 Pobreza A China afirma que o número de pessoas pobres na zona rural caiu de 85 milhões, em 1990, para 29 milhões. Apesar disso, a maneira como o país calcula a pobreza é polêmica, e o Banco Mundial diz que esse número é muito maior.  O país está assistindo ao surgimento de uma nova classe de despossuídos – os pobres das grandes cidades. Isso se deve às demissões em massa nas estatais e à migração interna. O “boom” econômico também levou ao aumento da desigualdade de riquezas.

21

22 Meio Ambiente O crescimento econômico da China – e o aumento da demanda por energia – gerou um forte impacto no meio ambiente. Um relatório do Banco Mundial, de 1998, mostrou que 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo ficam na China, que também é culpada por parte da poluição atmosférica no Japão e nas Coreias.  A China é o segundo maior emissor de gás carbônico (CO2) do planeta e, como é considerada uma nação em desenvolvimento, ainda não tem que respeitar as exigências de redução.  A água também é outro motivo de preocupação no país. Os rios do norte estão secando, uma situação atribuída ao uso abusivo de suas águas e à profusão de represas. Por outro lado, a urbanização é tida como culpada pelas recentes enchentes que assolam o país.

23

24 Sociedade A sociedade chinesa tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão se mudando para os centros urbanos, deixando para trás seus costumes e seu estilo de vida.  Em muitas cidades, arranha-céus dominam a paisagem e marcas ocidentais conhecidas povoam shopping centers recém-inaugurados. A venda de celulares e computadores disparou, e estima-se que a China tenha 90 milhões de pessoas conectadas à internet – quatro vezes mais que em 2000.  Mas a modernização da China também torna visível um país cheio de contrastes, com milhões de pessoas à margem da prosperidade.

25

26 China Matéria de Capa China: Os passos do Gigante

27 Índia: o país das diversidades
Percurso 20

28 Geografia ÁREA: 3.287.590 km² CAPITAL DA ÍNDIA: Nova Délhi
POPULAÇÃO: 1,26 bilhão (estimativa 2014) MOEDA DA ÍNDIA: Rúpia indiana NOME OFICIAL: República da Índia   NACIONALIDADE: indiana LOCALIZAÇÃO: centro-sul da Ásia CLIMA DA ÍNDIA: clima de monção (maior parte), clima tropical, equatorial (S), árido tropical (NO), de montanha (N). CIDADES DA ÍNDIA (PRINCIPAIS): Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi; Madras, Bangalore.

29

30 DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 385,55 hab./km2 (ano de 2014)
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,2 % ao ano (entre 2010 e 2015) TAXA DE ANALFABETISMO: 37,2% (ano de 2013).  RENDA PER CAPITA: US$ (estimativa 2013). IDH: 0,554 (Pnud 2012) médio

31 De colônia britânica a país independente
Influências estrangeiras no período das Grandes Navegações europeias, séc XVI. Entreposto comercial. Colônia britânica. A partir de 1920 se iniciou um movimento pela libertação da Índia. Liderado por Mahatma Gandhi. 15 de agosto de 1947: reconhecimento da independência pela Inglaterra. Índia dividiu-se em: União Indiana Paquistão (Paquistão Oriental e Paquistão Ocidental) Em 1971 – facções muçulmanas – independência do Paquistão Oriental – Bangladesh.

32

33 A população indiana Concentra cerca de 17% da população mundial.
Menores densidades: nas florestas e nas áreas áridas. Maiores densidades: planícies dos rios Indo e Ganges, nos deltas dos rios e nos núcleos urbanos mais importantes. Vale do Ganges: densidade demográfica superior a 500 hab./km². COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: indo-arianos 72%, drávidas 25%, mongóis e outros 3% (censo de 1996).

34

35 Principais cidades Mumbai: capital financeira e comercial, além de abrigar o porto mais importante. É a maior aglomeração urbana indiana, com cerca de 18,9 milhões de habitantes. Délhi: segunda maior aglomeração urbana indiana. 15,9 milhões de habitantes. Calcutá: 14,9 milhões de habitantes. É considerada a capital cultural do país. As condições de vida são mais precárias.

36 Desigualdades sociais e econômicas
Fome e desnutrição. Condições precárias de habitação e saneamento básico. Elevada taxa de desemprego e grande desigualdade na distribuição de renda. Alta taxa de mortalidade infantil; Baixa esperança de vida (63,7 anos) Elevadas taxas de analfabetismo (39%)

37 Sistema de castas Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. Sendo que os grupos são: os brâmanes (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma; os xátrias (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma; os vaixás (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma ; os sudras (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.

38

39 Diversidade linguística, religiosa e étnica
Inglês e hindu: línguas oficiais. A Constituição reconhece 16 línguas regionais e mais de 1600 dialetos. IDIOMAS: hindi (oficial), línguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tâmil, urdu, gujarati). RELIGIÃO: hinduísmo 80,3%, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (em 1991). Dois grupos étnicos: ariano ou hindu (norte) e o dravidiano (sul). Além dos mongóis e outros grupos.

40 Conflitos étnicos-culturais e fronteiriços
Punjab: conflitos entre indianos e sikhis Os sikhis reivindicam a separação do Punjab (NW) da Rep. da Índia, e os indianos se recusam a perder essa rica região agrícola. Em 1984 – 1700 sikhis foram mortos. Resposta: assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi. Caxemira: um região explosiva Entre a Índia e o Paquistão A Caxemira reivindica a separação da Índia. Em Plebiscito. Tecnologia nuclear. Tratado de Proibição de Testes Nucleares.

41

42 Economia indiana Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz, chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias, feijão. - 25% do PIB. Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, camelos, búfalos, aves. Mineração: minério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita. Indústria: alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos. PIB: US$ 1,87 trilhão (estimativa 2013)  Força de Trabalho: 501,2 milhões de trabalhadores (estimativa 2014)

43

44 Tecnologia avançada (energia nuclear, satélites artificiais, informática etc)
É o segundo maior exportador de softwares. - Mumbai, Chennai, Délhi e Bangalore. Maior exportador de medicamentos genéricos: Hyderabad. Formação científica e tecnológica. Microsoft (1/3) NASA (1/6) Indústria cinematográfica – Bollywood. Supera os EUA.

45

46


Carregar ppt "O Japão e os Tigres Asiáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google