A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife."— Transcrição da apresentação:

1 1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Apresentação do Professor n Graduado em Ciência da Computação – UFPE, 2005.2 n Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 n Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) n Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Pós-Graduação – FG, FAFIRE, ESTÁCIO, FMR Núcleo de EAD – UFRPE (Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) n Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel) n Educador Financeiro $$$$

3 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n E-mail/hangout: alexandrecordel@gmail.comalexandrecordel@gmail.com greinaldo@fbv.edu.br n Site: http://www.alexandrecordel.com.br/fbvhttp://www.alexandrecordel.com.br/fbv n Celular: (81) 9801-1878

4

5 Roteiro n Acordo de Convivência n Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia n Empreendedorismo

6 Acordo de Convivência n Celular no silencioso e sair para atender n Horário: 19:00h às 22:00h (±10min de tolerância) n Presença/participação em aulas (valerão nota) n Haverá exercícios/projetos valendo nota n Faltas em aulas (não justificadas) n Intervalo (~20:30h) n Provas (subjetivas) n Momentos Relax (descontração)

7 Ementa n Nesta disciplina o aluno terá oportunidade de discutir sobre a importância das pequenas e médias empresas como alternativa de desenvolvimento econômico e empregabilidade no contexto de alta competitividade. n O aluno será capaz de identificar reais oportunidades de empreender seu próprio negócio, bem como desenvolver habilidades que vão favorecer sua proatividade no ambiente organizacional. n Serão utilizados para esse fim estudos de casos de sucessos, palestras com empreendedores locais e, por fim, a elaboração de um plano de negócio.

8 Objetivos n Negociar e gerenciar conflitos de forma eficiente e eficaz com agentes internos e externos das organizações. n Implementar as ferramentas do empreendedorismo nas empresas em que atuam, visando o aumento da capacidade e visão empreendedora da organização. n Avaliar as condições para se tornar empreendedor em um mercado competitivo. n Elaborar um plano de Negócio adequado às condições mercadológicas na região na qual pretende atuar, com o intuito de melhorar a gestão empreendedora da empresa.

9 O que envolve a disciplina?

10 Conteúdo – Unidade 1 n Aula 1 - Empreendedorismo - conceito e evolução histórica n Aula 2 - Cenários e Tendências n Aula 3 - Características e Perfil do Empreendedor n Aula 4 - O mercado e as Oportunidades de Trabalho n Aula 5 - Os Principais Focos da Atuação Empreendedora n Aula 6 - Competência Empreendedora e seu Desenvolvimento n Aula 7 - Carreiras Empreendedoras

11 Conteúdo – Unidade 2 n Aula 8 - Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico n Aula 9 - Obstáculos ao Desenvolvimento do Empreendedorismo n Aula 10 - Empreendedorismo Corporativo n Aula 11 - O Comportamento Empreendedor nas Organizações n Aula 12 - Inovação como Imperativo Organizacional n Aula 13 - A Prática do Empreendedorismo Corporativo n Aula 14 - Elaboração do Plano de Negócio

12 Plano de Ensino n METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Como estratégias de ensino e aprendizagem, estão previstas as seguintes: Aulas expositivas/dialogadas; Exercícios e Projetos; Trabalho em equipe; Artigos e vídeos; Palestras;

13 Plano de Ensino n METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Como estratégias de avaliação do processo de ensino/aprendizagem, estão previstas as seguintes: Prova escrita; Trabalhos/Projetos em equipe; Exercícios; Verificação da assiduidade e participação em aula.

14 Plano de Ensino n BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 2.DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 3.LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço, 2002

15 Plano de Ensino n BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1.BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores brasileiros: Vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 2.CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 2010. 3.DOLABELA, F.. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 4.HISRICH, Roberto D.; SOUSA, Tresa Felix de; PETERS, Tom. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. 5.DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura, 2000.

16 E vocês? O que esperam da disciplina?

17 Empreendedorismo O que é? empreender EMPREENDEDOR anjo$ STARTUPS

18

19 Empreendedorismo O que é? n É o estudo dedicado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação. n Saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade.

20

21 Empreendedorismo O que é? n A importância do empreendedorismo está na geração de riquezas, promovendo crescimento, desenvolvimento. n Gerar mudança tanto econômica quanto social.

22 Ser Empreendedor n Ser empreendedor é possuir algumas das características como: Criatividade; Pró-atividade; Capacidade de Organização; Planejamento; Responsabilidade; Capacidade de liderança; Habilidade de Trabalhar em Equipe; Assumir Riscos – calculados; Controlar resultados; Ter uma Visão de Futuro; Aproveitar as Oportunidades; Ser agente de mudança; Ser Resiliente; Saber Ouvir; Facilidade em comunicação e; Encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.

23 STARTUPS – o que é? n É um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. n Existem características que diferem as startups dos negócios tradicionais. n A mais evidente é o grande potencial de crescimento versus seu investimento inicial.

24 CARACTERÍSTICAS DE STARTUPS n Não há como afirmar se a empresa irá dar certo; n O modelo tem de ser inovador; n Modelo de negócios enxuto; n Ser repetível, ou seja, ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente; n Ser escalável, crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios; n Crescer em receita, com custos baixos. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros.

25 Objetivos?Objetivos?

26 Despertar, debater e desenvolver o Empreendedorismo

27 Estudar as características pessoais e técnicas do empreendedor Idealizar um negócio, realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica...

28 Referências 1.DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 2.DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 3.LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço, 2002 4.https://endeavor.org.br/https://endeavor.org.br/ 5.http://www.empreendedorescriativos.com.br/http://www.empreendedorescriativos.com.br/ 6.http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/


Carregar ppt "1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google