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A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,

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Apresentação em tema: "A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,"— Transcrição da apresentação:

1 A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado, tendo como base a ética, a organização e a competência”. (Maria Alzira Pimenta) Mas o que são exatamente identidade, imagem e reputação? Como as organizações conseguem distingui-las na mente dos consumidores, acionistas, funcionários, comunidades e outros públicos relevantes? Sobretudo, como uma organização lida com algo que parece efêmero quanto a identidade?

2 Definição conceitual de identidade, imagem e reputação “A identidade de uma organização/empresa é a manifestação visual de sua realidade, conforme transmitida através do nome, logomarca, lema, produtos, serviços, instalações, folheteria, uniformes e todas as outras peças que possam ser exibidas, criadas pela organização e comunicadas a uma grande variedade de públicos. Os diferentes públicos formam, então, percepções baseadas nas mensagens que as empresas enviam de forma tangível. Se essas imagens refletirem com precisão a realidade organizacional, o programa de identidade terá obtido êxito”. (Paul A. Argenti)

3 Se as percepções diferirem radicalmente da realidade – isso ocorre geralmente quando as empresas não dedicam tempo necessário a analisar a existência real de um concorrente -, ou a estratégia foi ineficiente ou o modo como a empresa se percebe precisa ser modificado. A imagem é o reflexo da identidade de uma organização. Em outras palavras, é a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos. As organizações podem ter uma idéia melhor de sua imagem (conforme transmitida pela identidade visual) realizando pesquisas com seus públicos. Essas pesquisas deveriam ser tanto qualitativas quanto quantitativas e devem tentar determinar o grau de coerência da identidade entre os diferentes públicos.

4 Com a maior semelhança entre os produtos em todo o mundo, os consumidores fazem cada vez mais distinções com base em outras noções que são aquelas do produto em si, transformando, portanto, a imagem e a identidade em diferentes significantes. Como moldar a identidade? A construção da identidade é uma parte da reputação da empresa que pode ser completamente controlada pela gerência. Portanto, vamos analisar alguns aspectos que contribuem positivamente para a identidade corporativa: uma visão corporativa inspiradora; uma marca corporativa cuidadosamente elaborada (com foco em nomes e logomarcas) e, muito importante, uma auto-apresentação coerente

5 Visão corporativa inspiradora – um dos elementos mais importantes na identidade corporativa é uma visão que englobe os principais valores, filosofias, padrões e objetivos da empresa. A visão corporativa é, portanto, um eixo comum com o qual os funcionários e, idealmente, todos os outros públicos devem se relacionar. Pensar essa visão em termos de uma narrativa ou de uma história em episódios pode ajudar a garantir a coerência geral e a continuidade da visão da empresa e das mensagens coletivas que envia a seus públicos. A comunicação será mais eficaz se as organizações se basearem em uma história corporativa sustentável como fonte de inspiração para todos os programas de comunicação internos e externos.

6 Nomes e logomarcas – As marcas são sinais identificadores que ajudam a avaliar tudo à nossa volta de modo rápido e com mínimo esforço. Considerando esse fenômeno, o valor de uma empresa pode ser significativamente influenciado pelo sucesso de sua estratégia de marca corporativa. As organizações podem se diferenciar entre si por meio da identidade transmitida por nomes e logomarcas, mas também podem rapidamente perder toda e qualquer identidade que tenham construído se as mudanças no uso de nomes e logomarcas não forem comunicadas apropriadamente.

7 As logomarcas são outro importante componente da identidade corporativa devido a sua natureza visual e por sua crescente prevalência em vários tipos de mídia. Coerência é essencial – A visão, portanto, de uma organização deve se manifestar de forma consistente em todos os seus elementos de identidade, das logomarcas e lemas ao comportamento dos funcionários.

8 Como gerenciar o processo de identidade
Como gerenciar o processo de identidade? Primeiro: Fazer auditoria da identidade Para começar, uma organização precisa trabalhar com a realidade atual. Como o público geral vê a organização? O que representam os seus diversos símbolos para os diferentes públicos? A sua identidade reflete adequadamente o que está acontecendo ou são apenas reminiscências do passado? Como apurar esses dados? Por meio de entrevistas detalhadas com gerentes e com os que trabalham nas distintas áreas. Deve-se também estudar a literatura, os anúncios, os impressos, os produtos, os serviços e as instalações da empresa. É preciso ainda pesquisar a respeito da percepção da empresa entre os diferentes públicos.

9 Segundo: Definir objetivos para a identidade Esses objetivos devem ser estabelecidos pela gerência, contudo, a ênfase deve estar nas respostas dadas pelos diferentes públicos pesquisados anteriormente. Terceiro: Desenvolver projetos e nomes Quando a auditoria da identidade estiver concluída e os objetivos tiverem sido estabelecidos de modo claro, a próxima fase no processo de identidade será o novo projeto. Isso significa permanentemente apurar se as logomarcas continuam a refletir adequadamente a realidade da empresa. Caso isso não ocorra, deve-se estudar um novo projeto com modificações pequenas ou mais estruturais.

10 Quarto – Desenvolver protótipos Depois de selecionado e aprovado por todos envolvidos o projeto final, deve-se desenvolver modelos que utilizem os novos símbolos ou o novo nome. Esses modelos deverão passar pelo crivo da gerência ou de uma comissão influente para avaliar os modelos. Quinto – Lançar e comunicar Considerando o tempo despendido e o número de pessoas envolvidas no processo, as novidades sobre as mudanças futuras podem facilmente “vazar” para o público. Em alguns casos, esse tipo de publicidade é positivo, uma vez que pode provocar interesse e um sentido de antecipação. Ainda assim, a eventualidade de tais ocorrências não substitui uma apresentação formal da nova identidade da empresa.

11 Sexto – Implementar o programa A melhor abordagem em todos os usos de um novo programa de identidade é desenvolver padrões. Uma manual de padrões de identidade orienta à equipe e os gerentes a respeito das mudanças. Implementar um programa de identidade é um processo de comunicação que envolve perspicácia interpessoal e uma abordagem coordenada para lidar com os vários públicos.

12 Construindo uma reputação sólida Uma reputação sólida é criada quando a identidade de uma organização e sua imagem estão alinhadas. A reputação se diferencia da imagem por ser construída ao longo do tempo e por não ser simplesmente uma percepção em um determinado período. Diferencia-se da identidade porque é um produto tanto de públicos internos quanto externos, enquanto a identidade é construída por elementos internos (a própria empresa). Além disso, a reputação está baseada na percepção de todos os públicos.


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