A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I NTERNET. C ONTEÚDO O que é Internet; História da Internet; World Wide Web; Correio Eletrônico; Tipos de Acesso;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I NTERNET. C ONTEÚDO O que é Internet; História da Internet; World Wide Web; Correio Eletrônico; Tipos de Acesso;"— Transcrição da apresentação:

1 I NTERNET

2 C ONTEÚDO O que é Internet; História da Internet; World Wide Web; Correio Eletrônico; Tipos de Acesso;

3 I NTERNET Meio de Comunicação mais utilizado atualmente, devido ao seu amplo poder de alcance aos mais diferentes lugares e de forma instantânea.

4 H ISTÓRIA A internet foi criada nos Estados Unidos no ano de 1969 pela necessidade do Departamento de Defesa de integrar as bases militares na Guerra Fria, estabelecendo uma rede de comunicação resistente e segura de modo que não fosse destruída pelos bombardeios e que os inimigos não conseguissem ter acesso as informações transmitidas através delas.

5 I NTERNET NO B RASIL O uso da Internet no Brasil teve início no ano de 1989, quando Oscar Sala, até então professor da USP iniciou um projeto para manter contato com as instituições de outros países e, desta forma, trocar informações através de uma rede de computadores.

6 I NTERNET NO B RASIL No ano de 1991 o acesso à Internet foi liberado para órgãos governamentais, institutos de pesquisas e instituições educacionais em todo o país.

7 I NTERNET NO B RASIL Em 1995 ocorreu a popularização da Internet, quando o governo definitivamente liberou a operação comercial do acesso à Internet no Brasil, e criou através de portaria o provedor de Internet, que seriam as instituições responsáveis por explorar comercialmente esse tipo de acesso à rede mundial.

8 W ORLD W IDE W EB A World Wide Web (Rede de Alcance Mundial ), foi desenvolvida por Tim Berners-Lee como uma linguagem que faria a conexão entre computadores do laboratório e de outros centros de pesquisa, permitindo o intercâmbio de informações.

9 W ORLD W IDE W EB Para tanto ele agregou à Internet o recurso de hipertexto, fazendo com que imagens, sons, e textos fossem interligados através de palavras chaves. E com o resultado, o desenvolvimento da WWW revolucionou a Internet, enriquecendo-a e popularizando-a.

10 W ORLD W IDE W EB Os endereços da Internet se iniciam com http://, que é Hipertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Exemplo: http://www.nomedo site.com.br

11 W ORLD W IDE W EB http://www.nomedosite.com.br http:// >> É o protocolo utilizado para estabelecer uma conexão segura, evitando que os dados transferidos entre o usuário e o Servidor sejam acessados por outras pessoas. WWW >> Indica que o endereço pertence à Web. nomedosite >> Faz referência ao nome comercial da página, que pode pertencer a uma pessoa física, pública ou privada. com>> Indica que o site possui fins comerciais. br >>Identifica a nacionalidade do site.

12 S ITE Um Site é organizado por meio de um conjunto de páginas, assim como, um livro. As páginas são escritas em linguagem HTML, e se interligam umas às outras através de Hiperlinks. O Site tem como objetivo divulgar informações, comerciais, educacionais, governamentais, entre outras. http://www.fatecriopreto.edu.br http://www.fazenda.sp.gov.br http://www.greenpeace.org/brasil/pt

13 C ORREIO E LETRÔNICO Mais conhecido como E-mail, recurso utilizado para enviar mensagens instantâneas, para qualquer usuário da rede.

14 T IPOS DE A CESSO Acesso Discado: Utilizado com a linha telefônica para ligar para um Provedor de Acesso à Internet.

15 T IPOS DE A CESSO Banda Larga: Possui conexões a velocidades mais rápidas comparada com o método discado. O acesso é ininterrupto e não deixa a linha telefônica ocupada.

16 T IPOS DE A CESSO Banda Larga: Possui conexões a velocidades mais rápidas comparada com o método discado. O acesso é ininterrupto e não deixa a linha telefônica ocupada. Exemplos: Speedy.

17 T IPOS DE A CESSO Internet sem fio (WIRELESS): O acesso à Internet por essa tecnologia depende da utilização de placas de comunicação especiais – as placas de rede sem fio e antenas para que possam se comunicar com o Provedor de Acesso.

18 T IPOS DE A CESSO Internet a Cabo: Geralmente é realizado por meio de pacotes de serviços que englobam TV por assinatura. É necessário ter uma central de TV, um tronco de cabos, distribuidor para cada área, o cabo que faz ligação entre o tronco de cabos e o usuário, e um Cable Modem.

19 T IPOS DE A CESSO Conexão Via Rádio: Utiliza uma antena e uma placa de rádio instaladas no cliente, que irá se comunicar com a antena do provedor de acesso a Internet.

20 E XERCÍCIOS 1) O que você entende sobre a Internet? 2) Devido a qual necessidade surgiu a Internet? 3) O que significa WWW? 4) Como é organizado um Site? 5) Qual é a diferença entre site e e-mail?

21 N AVEGADORES DE INTERNET

22 São programas que interpretam o conteúdo da Web de forma que possamos compreendê-lo.

23 N AVEGADORES DE INTERNET Os mais utilizados são:

24 D OWNLOAD DE A RQUIVOS A Web disponibiliza muito conteúdo, tanto via texto quanto arquivos que podemos salvar em nosso computador. Esse processo de poder salvar arquivos da internet em nosso computador é chamado Download. www.baixaki.com.br

25 U PLOAD DE A RQUIVOS É o processo de colocar os arquivos que estão nos computadores locais na Web. Exemplo: Enviar um e-mail com anexos; Colocar uma foto no Facebook, etc...

26 V ÍRUS DE COMPUTADOR Vírus de computador são pequenos programas capazes de causar grandes transtornos a indivíduos, empresas e outras instituições, afinal, podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional e assim por diante.

27 V ÍRUS DE COMPUTADOR Para proteger os computadores de vírus os usuários podem contar com alguns programas Antivírus. Podem ser gratuitos e pagos. AVG: Possui versões pagas e gratuitas. Avast: Possui versões pagas e gratuitas. Microsoft Security Essentials: Gratuito para quem possui Windows original. Norton: Possui versões testes, mas é pago. McAfee: Pago.

28 D ICAS DE PROTEÇÃO Aplique as atualizações do sistema operacional e sempre use versões mais recentes dos programas instalados nele; Tome cuidado com anexos e link em e-mails, mesmo quando a mensagem vier de pessoas conhecidas; O mesmo cuidado deve ser dado a redes sociais (Facebook, Twitter, etc) e a serviços como o Skaipe; Antes de baixar programas desconhecidos, busque mais informações sobre ele em mecanismos de buscas ou em sites especializados em downloads;

29 D ICAS DE PROTEÇÃO Tome cuidado com os sites que visita. É muito comum, por exemplo, a propagação de malwares em páginas de conteúdo adulto; Ao instalar um antivírus, certifique-se de que este é atualizado regularmente, do contrário, o programa não será capaz de identificar novos vírus ou variações de pragas já existentes;

30 D ICAS DE PROTEÇÃO Faça uma varredura com o antivírus periodicamente no computador todo. Também utilize o programa para verificar arquivos baixados pela internet; Vírus também podem ser espalhar por cartões SD, pendrives e aparelhos semelhantes, portanto, sempre verifique o conteúdo dos dispositivos removíveis e, se possível, não utilize-os em computadores públicos (faculdade, escola, lan house, etc).cartões SD

31 E TIQUETA E S EGURANÇA NA I NTERNET Não informar CPF, RG e outros números de registro para pessoas ou sites estranhos; Antes de comprar pela internet, verifique se o site é confiável e seguro. Não deixe aberto, ao público informações de endereço de e-mail ou páginas de relacionamentos como Facebook.


Carregar ppt "I NTERNET. C ONTEÚDO O que é Internet; História da Internet; World Wide Web; Correio Eletrônico; Tipos de Acesso;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google