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Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld

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Apresentação em tema: "Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld
Controle Estratégico Aula 9 Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld

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3 Controle O que significa controlar?
Em organizações controlar significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades dentro dela. Controlar é fazer que algo ocorra da forma como planejado.

4 “ Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia” Deming

5 Controle estratégico Controle estratégico concentra-se na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica. É empreendido para garantir que todos os resultados planejados se tornem realidade. É fundamental para determinar se as etapas anteriores são apropriadas e funcionando adequadamente.

6 Controle estratégico O processo geral envolve três etapas:
Medição do desempenho da organização; Comparação do desempenho medido com as metas e os padrões previamente estabelecidos; Determinação da ação corretiva necessária para garantir que os eventos planejados realmente ocorram.

7 Modelo geral do processo de controle

8 Não basta escolher a rota; é preciso medir se estou nela.
Medição de desempenho A manutenção da Competitividade depende do alinhamento da organização com a estratégia escolhida. O sistema de Medição de Desempenho busca monitorar o alcance das metas da empresa. Não basta escolher a rota; é preciso medir se estou nela.

9 Medição de desempenho Os sistemas de medição de desempenho constituem os elos de ligação entre as estratégias e a execução prática das atividades nas empresas. A grande maioria das organizações realiza a medição de desempenho por meio de indicadores.

10 Indicadores de desempenho
Um indicador de desempenho é um dado numérico a que se atribui uma meta e que é trazido, periodicamente, à atenção dos gestores de uma organização.

11 Indicadores de desempenho
Os indicadores devem atender as seguintes características: fácil visibilidade; possibilitar uma visão balanceada do desempenho da organização; facilitar o entendimento dos rumos do negócio; auxiliar a tomada de decisões visando influenciar os ambientes interno e externo.

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13 Estruturação dos indicadores
1 - TIPO DE RESULTADO Refere-se aos 6 Itens do Critério 8 – Resultados 2 – NOME DO INDICADOR: Defina um nome único para o indicador 3 – OBJETIVO Descrição do objetivo em se medir o indicador. Qual a sua finalidade? Esclarecimentos adicionais necessários à compreensão do objetivo. 4 – FORMA DE CÁLCULO (fórmula): Relação matemática entre as componentes. Pode existir o caso de se ter somente um componente, do tipo quantidade de uma determinada ocorrência.

14 Estruturação dos indicadores
5 – PERIODICIDADE e TENDÊNCIA: Constará a periodicidade de coleta dos indicadores, bem como se o indicador é melhor representado pela tendência de aumentar, diminuir ou estratégico (dentro de um limite superior e inferior). 6 – RESPONSÁVEL Cargo ou nome da pessoa responsável pelo indicador. É recomendável o nome de uma única pessoa, que fará a cobrança pelas informações e a análise do desempenho do indicador.

15 Exemplo 1 - ÁREA Atendimento 2 – NOME DO INDICADOR:
Tempo de espera em fila 3 – OBJETIVO O indicador busca medir o tempo médio de espera em fila dos clientes. 4 – FORMA DE CÁLCULO (fórmula): Total de tempos de espera / total de clientes atendidos

16 Exemplo 5 – PERIODICIDADE Mensal 6 - TENDÊNCIA: Quanto menor melhor
7 – RESPONSÁVEL João da Silva - Atendimento

17 Exemplos de indicadores
Área / Tipo Possíveis medidas a curto prazo Possíveis medidas a longo prazo Vendas Volume de vendas Crescimento das vendas Novos Clientes Rotatividade de clientes Fornecedores Custo da matéria-prima Variação ao longo do tempo Tempo de entrega Estoques Disponibilidade da matéria-prima Financeiros Preço das ações Crescimento dos índices Ganhos por ação ROI Recursos Humanos Produtividade Rotatividade Quantidade de reclamações Número de promoções internas Quantidade de sugestões

18 Desdobramento dos indicadores
Empresa Áreas Processos Indicadores Empresariais Indicadores Funcionais Indicadores de Processos

19 Desdobramento dos indicadores
Sem alinhamento cada área pode seguir para um lado Qual empresa está melhor? A B

20 Desdobramento dos indicadores
Desdobrar os indicadores é: Garantir coerência entre as metas funcionais e as estratégias da organização; Traduzir as estratégias da direção da empresa em atividades práticas concretas.

21 Alinhamento dos indicadores de desempenho
Estratégia Organizacional: Redução de despesas de 6% em 2011 Estratégia Funcional: Racionalizar a despesa com Energia Elétrica Indicador: Percentual de redução da despesa com Energia Elétrica Meta: 3% Área Responsável: Gerência de Administração Fatores Críticos de Sucesso: Aumento da tarifa de energia elétrica Criação de novas unidades Comprometimento dos colaboradores Instalação de novos equipamentos (exemplo: climatização)

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23 Comparação do desempenho medido com as metas e os padrões previamente estabelecidos
O acompanhamento dos indicadores de desempenho deve ser feito periodicamente pelos gestores organizacionais e pelas demais áreas da empresa. Verifica-se se a meta foi atingida, caso negativo busca-se a causa do não alcance da meta e elabora-se um plano de ação.

24 Acompanhamento dos indicadores
Área Meta Resultado Causas do não alcance Percentual de redução da despesa com Energia Elétrica Gerência de Administração 3% 2,50%

25 Determinação da ação corretiva necessária
Mudança feita no funcionamento da organização para que ela atinja os seus objetivos. Pode ser simples: mudar a peça de um produto; Pode ser complicada: demitir o diretor-presidente da empresa.

26 Determinação da ação corretiva necessária
Padrões e objetivos facilmente atingíveis podem ser reflexo de níveis pouco desafiadores

27 Medição do desempenho O planejamento estratégico também é avaliado qualitativamente. Além do estabelecimento de indicadores para verificação do desempenho da organização (medidas quantitativas) Auditoria estratégica: Revisar o plano estratégico, planos operacionais, etc a fim de identificar deficiências e propor melhorias.

28 Medição do desempenho As questões servem para revisar o plano e propor melhorias a fim de mantê-lo sempre atualizado: A estratégia organizacional é consistente internamente? Há incompatibilidade? A estratégia organizacional é consistente com o seu ambiente? A estratégia é apropriada em relação aos recursos? A estratégia é muito arriscada? A duração da estratégia é apropriada?

29 Informações Para obter sucesso no controle deve-se dispor de informações válidas e confiáveis que reflitam as diversas medidas de desempenho organizacional Geralmente são usados sistemas de informações

30 Dados, Informação e Conhecimento
Dado: matéria-prima da informação. São fatos, observações e números brutos sem interpretação. Ex. quantidade de venda do produto X em um período.

31 Dados, Informação e Conhecimento
Informação: conexão entre dados e conhecimento. Tem algum significado. Ex. Percentual de aumento das vendas do produto X no último semestre.

32 Dados, Informação e Conhecimento
Informação: dois aspectos fundamentais - necessita da mediação humana - motivada pelo interesse, os mesmos dados geram informações diferentes ou nenhuma informação.

33 Dados, Informação e Conhecimento
O que é uma informação útil? Tempo: atualizada e oportuna; Conteúdo: completa, de qualidade e relevante. Forma: clara e de fácil compreensão.

34 Dados, Informação e Conhecimento
Conhecimento: a informação mais importante da mente humana, que inclui reflexão, síntese e contexto. Ex. Aumento da venda do produto X deve-se ao aquecimento do setor devido a queda do IPI que seguirá até o final do ano. Momento de investir em marketing.

35 Dados, Informação e Conhecimento
Simples observações sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito Informação valiosa da mente humana. Facilmente estruturados. Exige consenso em relação ao significado Inclui reflexão, síntese e contexto. Facilmente obtidos por máquinas Necessita da mediação humana De difícil estruturação. Frequentemente quantificados. De difícil captura em máquinas transferíveis. transferência

36 O Segredo é: Fazer com que as informações cheguem adequadamente às pessoas que necessitam delas para que elas possam transformar essa informação em conhecimento e tomar a decisão adequada no momento certo.


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