A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)"— Transcrição da apresentação:

1 Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)

2 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi COESÃO continuidade baseada na forma ● conexão referencial - semântica ● conexão seqüencial – conectivos ● enunciados bem formados e bem relacionados uns com os outros

3 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi COESÃO cinco grandes mecanismos: - Referência (pessoal, demonstrativa, comparativa) - Substituição (nominal, verbal, frasal) - Elipse (nominal, verbal, frasal) - Conjunção (aditiva, comparativa, etc.) - Coesão lexical (repetição, sinonímia)

4 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi COESÃO NÃO TEM Mas, não são só esses motivos que leva uma pessoa a virar um agressor... TEM A fome é uma mazela social que vem se agravando no mundo moderno. São vários os fatores causadores desse problema que tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.

5 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi COESÃO Ambiguidade: O Pedro e meu irmão banhavam-se num rio. Um homem estava também a banhar-se. Como ele sabia nadar, ensinou-o. Quem sabia nadar? Quem ensinou quem? Elipse: João estava com pressa. Preferiu não entrar. (Ele, João, preferiu não entrar)

6 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi COERÊNCIA ● continuidade baseada no sentido ● princípio da interpretação do discurso ● relação de sentido entre enunciados ● exemplo: relação de causa e consequência ● não-contradição: lógica, compatibilidade (não desmentir) ● não-tautologia: continuidade, progressão temática (não enrolar)

7 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi COERÊNCIA Exemplo: TEM A essencial base da personalidade começa, a estruturar-se nos primeiros anos de vida, por isso fortes reações físicas ou morais por parte dos pais podem gerar grandes lesões, traumas e mágoas nas crianças agredidas.

8 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi INTENCIONALIDADE ● o que o produtor do texto pretende? ● objetivo deve estar nítido no texto ● não ficar em cima do muro

9 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi INTENCIONALIDADE Exemplo: TEM A violência doméstica é um problema que afeta milhares de crianças, adolescentes e mulheres. Essa violência consiste em agressão verbal, psicológica...

10 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi ACEITABILIDADE ● configuração aceitável, plausível, interpretável e significativo ● exemplo: mal formação semântica não é aceitável

11 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi ACEITABILIDADE Exemplo: NÃO TEM O medo das crianças, em denunciar o agressor, é pelo fato do mesmo ameassá-lo.

12 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi SITUACIONALIDADE ● relação entre texto e evento atual (social, cultural, etc.) ● adequação textual

13 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi SITUACIONALIDADE Exemplo: TEM Todos os dias milhares de pessoas sofrem algum tipo de violência em nosso país.

14 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi INTERTEXTUALIDADE ● presença de outros textos mais ou menos reconhecíveis ● absorção de outros textos ● exemplos, citações de outros textos

15 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi INTERTEXTUALIDADE Exemplo: TEM “Infeliz de um homem que levanta a mão para dar um tapa em um ser tão sereno quanto uma mulher”. Pe. Leonir disse uma frase que serve...

16 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi INFORMATIVIDADE ● conteúdos ● essencial poder distinguir entre os objetivos do texto e as informações presentes ● o que posso extrair desse texto? ● ser informativo é não deixar espaço para incertezas ● argumentação fundamentada

17 Critérios de avaliação
Luiz Antônio Marcuschi INFORMATIVIDADE Exemplo: TEM A lei está movendo opiniões favoráveis e contrárias. Ela tem como fundamento básico a extinção da palmada, beliscão e qualquer tipo de castigo físico que provoque dor, além de xingamentos que causem humilhações.


Carregar ppt "Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google