A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
3º ANO ADMINISTRAÇÃO/2011 UNIBAN Aula 3

2 INTRODUÇÃO As constantes mudanças e a velocidade que elas ocorrem no mundo em que vivemos, nos faz refletir qual tem sido nosso papel, nesse contexto todo, como administradores de produção.

3 A FUNÇÃO PRODUÇÃO A função produção precisa contribuir com o negócio da empresa, de maneira estratégica. Para entendermos nossa missão, primeiramente precisamos entender quem é o CLIENTE de nossa empresa, e o que ele espera da organização, em seguida entendermos de COLABORADORES, e depois sim, revermos processos, máquinas, tecnologias, instalações e LUCRO.

4 Líder No ambiente de produção, é possível sermos líderes participativos, e transformarmos colaboradores comuns em colaboradores apaixonados pelo que fazem?

5 LÍDER Líder de Produção: - Participativo - Serve as pessoas
- Sabe ouvir - Entende do negócio, sabe o significado da função de cada um de sua equipe. - Estimula a criatividade e potencial das pessoas

6 OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO DO ADMINISTRADOR DE PRODUÇÃO
Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo

7 É surpreender o cliente indo alem de suas expectativas e sonhos.
Qualidade Significa fazer certo, da maneira como cliente deseja, no prazo e nas especificações combinadas. É surpreender o cliente indo alem de suas expectativas e sonhos.

8 Rapidez Qual é o tempo que os clientes esperam para receber seus produtos ou serviços? Rapidez inicia no processo, com redução de estoques, agilidade na movimentação de materiais, equipe bem treinada, e agilidade na tomada de decisão.

9 Confiabilidade Significa fazer as coisas no tempo combinado com o cliente, e entregar o que realmente o cliente solicitou. Confiabilidade com o cliente final, inicia com confiabilidade com cliente interno, precisa estar intrínseco nas pessoas. Confiabilidade economiza tempo, dinheiro, e cria estabilidade no processo.

10 Flexibilidade Significa ser capaz de mudar a operação de alguma forma, olhando para o cliente e superando as dificuldades e obstáculos. É estar sempre pronto para mudanças, sendo o foco de tudo a satisfação de clientes internos e externos.

11 Custo É muito importante, mas depende dos itens anteriores para que ele aconteça de uma maneira muito produtiva. Maneiras de diminuir o Custo: - Custo de pessoas: através de treinamentos, buscando maior produtividade. - Nas instalações e equipamentos, fazendo uso correto e sempre inovando com novas tecnologias. Além de atender as expectativas do orçamento previsto de pessoas, matéria prima e custos fixos.

12 Layout – Arranjo físico
É a disposição física dos equipamentos incluindo o espaço necessário para movimentação de material, armazenamento, mão de obra e todas as outras atividades e serviços. Definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e mão de obra.

13 Layout – Arranjo Físico
É um estudo sistemático que procura uma “combinação ótima” das instalações industriais, as quais são usadas para a produção, dentro de um espaço disponível. Em outras palavras, planejar o arranjo físico é definir onde colocar todas as máquinas, equipamentos, instalações e pessoal da produção.

14 Layout - Arranjo Físico
Fator determinante do sucesso: COMPROMETIMENTO DAS PESSOAS

15 Layout – Arranjo Físico
OBJETIVOS: - Integração total de todos os fatores que afetam o arranjo físico. - Movimentação de materiais por distancia mínima - Clareza no fluxo de produção. - Satisfação e segurança.

16 Layout – Arranjo físico
FATORES QUE INFLUEM NO LAYOUT: - Matéria-prima - Máquinas e equipamentos - Movimentação de materiais - Pessoas - Serviços

17 * Matéria-prima (recebimento) * Material em processo / estoque
* Suprimento * Produto acabado * Material para embalagem / manutenção / ferramentaria * Saída de material / expedição

18 Máquinas e Equipamentos
* Tipo / modelo dos equipamentos * Carga-máquina * Balanceamento das operações * Dimensões fixas e móveis (vertical / horizontal) * Peso * Tubulações, ruído, ventilação, fundações, proteções, áreas de acesso, painéis

19 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
* Trilhos, guias, roletes, esteiras * Caixas, pallets * Carros elétricos, carros manuais, empilhadeiras * Pontes rolantes, elevadores

20 * Variações de temperatura * Espaços livres
Pessoas * Variações de temperatura * Espaços livres *Ventilação,fumaça, calor iluminação,. * Ruídos, vibrações, choques * Segurança, higiene, saúde

21 * Oficinas de manutenção * sala de metrologia / laboratórios
Serviços * Oficinas de manutenção * sala de metrologia / laboratórios * Sala de cópias / telefax / telefonista * Escritórios / recepção * Refeitório / ambulatório * Sanitários / vestiários

22 * Tubulações (água, vapor, ar comprimido, óleo, etc)
INSTALAÇÕES * Altura do pé direito * Colunas * Escadas / elevadores * Portas / janelas * Tubulações (água, vapor, ar comprimido, óleo, etc)

23 * Novos métodos de trabalho * Novos meios de transporte
Mudanças * Novos produtos * Novas máquinas * Novos métodos de trabalho * Novos meios de transporte

24 Layout – Arranjo Físico
Para a elaboração do layout devem ser seguidas essas etapas: - Determinar a quantidade a produzir. - Calcular o número de máquinas. - Planeje o todo e depois as partes. - Planejar o ideal e depois as partes. - Selecionar tipo de layout.

25 Layout – Arranjo Físico
- Estude detalhadamente o processo técnico do produto. - Projete com ajuda e comprometimento de todos os envolvidos, como Segurança do Trabalho, Engenharia de Processos, Recursos Humanos.

26 Layout – Arranjo Físico
- Faça um desenho para visualização e análise. - Faça uma planilha de custos de cada etapa do Layout. - Apresente o layout e certifique-se de sua inteira aprovação. - Vender o layout. - Implantar

27 Layout – Arranjo Físico
Determinação do número de equipamentos A quantidade de equipamentos a ser utilizado depende da capacidade, do número de turnos e das especificações técnicas de cada equipamento.

28 Layout – Arranjo Físico
LISTA DE VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO: Com o novo layout iremos: - Produzir um produto melhor? - Eliminar acidentes? - Reduzir custos de fabricação? - Liberar espaços? -Melhorar a armazenagem?

29 Layout – Arranjo Físico
- Reduzir perdas e desperdícios? - Melhorar a higiene? - Melhorar as condições de trabalho? - Melhorar a motivação das pessoas?

30 BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, I. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CORRÊA, H. ;CORRÊA, C.A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2009.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google