A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DE ALIMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Professora: Simone Beux COQUI –

2 TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
PLANO DE ENSINO ..\..\Plano Ensino UTFPR\2012\PE34GAAgronomia.doc

3 Tecnologia de Alimentos X Agronomia
Produção e seleção da materia-prima– armazenamento – transporte – transformação – transporte – comercialização - consumo

4 Tecnologia de Alimentos
A SBCTA define TECNOLOGIA DE ALIMENTOS como a aplicação de métodos e da técnica para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos. A Ciência dos Alimentos inclui o estudo das características físicas, químicas e biológicas dos alimentos. A Tecnologia de Alimentos inclui a sequência das operações desde a seleção da matéria-prima até o processamento, preservação e distribuição.

5 HISTÓRICO 1931: Considera-se o nascimento oficial da Tecnologia de Alimentos que ocorreu simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. De um lado, a Universidade de Oregon cunhou, nesse ano, o termo Tecnologia de Alimentos a propósito da introdução de um novo curso sobre o tema. Do outro lado, no mesmo ano, MacLellan propôs ao conselho da Society of Chemical Industries (SCI) da Inglaterra a criação, com o nome de Society of Food Industry, de um novo grupo, ao qual seriam incorporados os membros da sociedade original interessados no problema dos alimentos.

6 Tecnologia de Alimentos
Atualmente a TA orienta-se em duas direções: Produção de alimentos mais sofisticados, mais nutritivos, mais convenientes e atrativos. Por outro lado o aproveitamento de subprodutos e materiais descartáveis.

7 APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Aumento do valor nutritivo dos alimentos pela inclusão de nutrientes (proteínas, vitaminas, minerais, etc). Obtenção do máximo de aproveitamento dos recursos nutritivos existentes atualmente na terra e buscar outros, a partir de fontes até agora não exploradas. Preparação de produtos para indivíduos com necessidades nutritivas especiais, como crianças, idosos, diabéticos, celíacos, etc.

8 APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Desenvolvimento de produtos prontos e semi-prontos, já que é cada vez mais necessária a saída das mulheres para buscar opções de renda extra. Distribuição mais uniforme dos alimentos durante todas as estações e épocas do ano. Aumento de vida útil dos produtos alimentícios, facilitando o seu armazenamento.

9 BENEFICIOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Melhorias das qualidades sensoriais através do uso de aditivos. Desenvolvimento de embalagens mais resistentes e apropriadas. Segurança quanto às condições higiênico-sanitárias dos alimentos, diminuindo os riscos de doenças de origem alimentar (BPA, BPF, APPCC) Queda de preço devido à grande oferta e facilidade de acondicionamento.

10 DESVANTAGEM DO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
O processamento do alimento pode muitas vezes destruir alguns dos nutrientes. Dificuldade em alguns produtos na utilização de conservantes e corantes naturais.

11 Tecnologia de Alimentos
DESENVOLVIMENTO DA TA X CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS 1º CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS 2º DIVERSIDADE DOS ALIMENTOS

12 MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTO

13 TA e agregação de valor a matérias-primas: dupla em crescente consolidação no Brasil
TA é classificada como uma das áreas das Ciências Agrárias. A TA fornece importantes recursos que auxiliam na geração de produtos com maior valor agregado em relação às matérias-primas agrícolas in natura.  A “agregação de valor” é uma estratégia de produção bastante recomendada para as empresas do setor agroalimentar. 

14 (Eng. Agrônomo André Yves Cribb)
TA e agregação de valor a matérias-primas: dupla em crescente consolidação no Brasil Tradicionalmente o Brasil é um país exportador de commodities, porém nos últimos 30 anos o Brasil vem agregando cada vez mais valor a seus produtos. A agregação de valor a matérias-primas agropecuárias vem ganhando, cada vez mais, expressividade, com um número maior de produtos no comércio local, nacional e internacional. A missão da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) é viabilizar soluções tecnológicas para o setor agroalimentar, com foco na inovação e atendendo às expectativas dos consumidores por qualidade e segurança. (Eng. Agrônomo André Yves Cribb)

15 QUALIDADE DOS ALIMENTOS
Definam qualidade? Maneira de ser, boa ou má, de uma coisa: a qualidade de um tecido, de um solo. Superioridade, excelência em qualquer coisa: preferir a qualidade à quantidade. Aptidão, disposição favorável: este menino tem qualidades. Condição social, civil, jurídica etc.: qualidade de cidadão, de administrador, de legatário. (Sin.: atributo, modalidade, propriedade, virtude.) Homem de qualidade, homem de origem nobre. .

16 QUALIDADE DOS ALIMENTOS
A qualidade envolve mtos aspectos e pode sofrer alterações ao longo do tempo… A qualidade relacionada a materia-prima; ..relacionda a segurança-alimentar (micro-organismos e agrotoxicos); ..relacionada a aspectos nutricionais; ..relacionada a aspectos sensoriais: Aparência Textura Flavor (sabor e aroma)

17 QUALIDADE DOS ALIMENTOS
..relacionada a aspectos físico-químicos e bioquímicos (processos industriais aplicados); ..relacionada a competitividade entre empresas; ..relacionada a preço; Como o consumir pode escolher pela qualidade ou perceber a qualidade dos alimentos????

18 QUALIDADE DOS ALIMENTOS
Controle da matéria-prima ..\..\Legislaçao\ Anvisa qualidade materiaprima.pdf Impossível produzir um alimento de qualidade a partir de uma matéria-prima desprovidade de qualidade.

19 QUALIDADE DOS ALIMENTOS
Matéria-prima Grau de maturação, uniformidade no tamanho; Aspectos sensoriais; Umidade; Limpeza; Danos mecânicos provocados na colheita ou transporte e ainda animais; Composiçao físico-química;


Carregar ppt "TECNOLOGIA DE ALIMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google