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PublicouVasco Corte-Real Marroquim Alterado mais de 9 anos atrás
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Composição e apresentação da embalagem
Design da embalagem Composição e apresentação da embalagem
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Dando vida ao projeto Deve ser decidido se a ênfase será por meio da cor, imagem, texto, forma, composição. Defina o foco do trabalho.
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Hierarquia da composição
Crie uma hierarquia clara na composição para aplicar a ênfase, definindo uma ordem de importância para as informações; O consumidor confia mais em embalagens que apresentam uma ordem hierárquica;
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Focalizando o desenvolvimento
Trabalhe “em linha reta”, executando uma atividade após a outra, seja objetivo; Não questione as definições antes do boneco da embalagem estar montado; Inicie pelo desenho ou pela planta técnica, depois, vá colocando todos os demais elementos.
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A forma É o principal elemento de diferenciação, provendo identidade ao produto; Deve ser o ponto relevante para produtos com personalidade, de entidade complexa e sofisticados.
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Ponto de relevância pela forma
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A cor Principal elemento de comunicação que provoca estímulos visuais que podem influenciar na percepção; Fique atento ao sentimento que a cor transmite; Produtos com a cor como ponto relevante da embalagem são facilmente reconhecidos e acabam tendo algo em comum na categoria; Faça a pergunta: de que cor é o produto? Se a resposta não for clara e objetiva, alguma coisa está errada.
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Ponto de relevância pela cor
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Utilizando fotos É o ponto de relevância mais trabalhoso;
Para imagens de produtos alimentícios: Tem que explorar o apetite; Utilize um ângulo simulando uma pessoa vendo o produto a sua frente na mesa; Trabalhe sempre com a ajuda de um produtor de alimentos. Ao utilizar pessoas: Só use modelos se possuírem empatia; Evite focar diretamente os rostos, dê ênfase ao produto. Procure dar movimento a cena; Utilize efeitos gráficos apenas para gerar um clima ou significado de estilo ao produto.
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Foto com efeitos gráficos
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Ângulo da foto
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Utilizando ilustrações
Ilustrações possuem uma mística própria que atribuem um toque humano e artístico ao produto; Desenhos hiper-realistas podem dar ênfase; Desenhos não realistas podem provocar a imaginação do consumidor e o estilo do desenhista agrega personalidade ao produto.
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Ilustração realista
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Ilustração realista
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Assinatura do produto É o elemento-chave da identidade do produto;
O logo do produto deve expressar uma personalidade e seus atributos significativos, enfatizando seu diferencial; O estilo do logo deve ser exclusivo do produto e jamais ser aplicado em outro; Nunca utilize um tipo comum. Se usar, altere; Preveja como esse logo será utilizado no material promocional.
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Logotipo personalizado
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Tipografia Pode agregar valor e significado ao produto;
Deve manter uma unidade com o logotipo do produto; Não se deve abusar na utilização de famílias de tipos, apenas uma com suas variações (negrito, light, itálico, etc); Tipos compactos (Futura Condensed) funcionam melhor em embalagens com pouco espaço; Para massa e peso visual, funcionam melhor: Franklin e Helvetica Heavy; Sempre utilize alto contraste.
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Ponto de relevância pela tipografia
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Pode ser um elemento coadjuvante ou parte expressiva do conjunto.
Fundo da composição Os elementos de fundo da embalagem geram um clima ou um ambiente para o produto; Pode ser um elemento coadjuvante ou parte expressiva do conjunto.
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Trabalhando o fundo
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Elementos visuais de apoio
São componentes que promovem uma interação entre as informações do produto e sua identidade; Permitem dar mais ênfase e significado a uma determinada informação; Podem ser compostos por ícones ou símbolos culturais; Podem estar impressos na embalagem ou inseridos.
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Elementos visuais de apoio
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Composição e diagramação
Deve ser estudado o peso necessário à função de cada elemento; O elemento relevante precisa agrupar em sua volta os demais elementos; Deve-se agrupar os elementos por blocos informativos e significantes, criando uma unidade entre eles; Os elementos periféricos devem sempre contribuir para elevar e destacar o elemento relevante; Não devem competir pela força de comunicação visual.
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Composição e diagramação
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Crie um boneco da embalagem o mais fiel possível;
Finalizando o design Crie um boneco da embalagem o mais fiel possível; A planta técnica deve ter descrita todos os detalhes sobre o projeto; Confronte o protótipo com os produtos concorrentes; Simule uma gôndola com várias embalagens para observar o agrupamento em massa.
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Considerações finais Dificilmente uma embalagem é aprovada completamente na 1ª apresentação. Sempre existiram ajustes e sugestões para serem avaliadas; O bom design não precisa ser defendido com teorias ou retóricas explicativas; Um bom design faz sentido e conquista o entusiasmo do cliente; Um designer nunca deve se comportar como um competidor pela aprovação de sua proposta e nem se considerar um derrotado pela reprovação.
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