A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Professores."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Professores

2 A saúde do sistema cardiovascular

3 Você entende o seu coração?

4 Quais desses são fatores de risco para doenças cardiovasculares (sim e não)
a. sexo b. hipertensão c. idade d. tabagismo e. obesidade f. raça g. hereditariedade h. colesterol

5 Que órgãos a hipertensão pode afetar a longo prazo?
a. coração b. veias c. artérias d. pulmão e. rins f. coluna g. cérebro h. olhos

6 Qual é o colesterol bom? a. HDL b. LDL

7 Por que o colesterol HDL é chamado de colesterol bom?
elimina as placas de gordura já acumuladas nas artérias b. como ele vai do fígado para os tecidos, ele carrega um colesterol bom para o nosso corpo c. como ele vai dos tecidos para o fígado, ele ajuda na eliminação do colesterol LDL – ruim.

8 Como ocorre o infarto do miocárdio?
pressão alta aumenta o volume do coração e o obriga a trabalhar mais rápido e com mais força. Depois de certo tempo, o coração pára de funcionar por conta dessa sobrecarga acumulada. É a mesma coisa que Parada Cardíaca. b. A má alimentação e o sedentarismo levam ao acúmulo de colesterol, que, a longo prazo, forma placas de gordura que interrompem a passagem do sangue. Quando isso acontece em alguma parte do corpo, o coração pára de funcionar. c. Placas de gordura – que podem inclusive calcificar – entopem as coronárias impedindo a passagem de sangue ao coração. Assim, ele deixa de receber sangue e começa a necrosar. É a mesma coisa que ataque cardíaco.

9 De todas as mortes por doenças cardiovasculares no mundo, qual o percentual atribuído a ataques cardíacos e derrames? a) 30% b) 40% c) 50% d) 60% e) 70%

10 O que é AVC significa Acidente Vascular Cerebral e é a mesma coisa que hemorragia cerebral b. significa Acidente Vascular Cerebral e é a mesma coisa que derrame, que pode ocorrer por hemorragia ou obstrução de uma veia ou artéria

11 Além da dor no peito – que geralmente é sentida por vários minutos seguidos, quais outros sintomas podem ser caracterizados como sintomas de ataque cardíaco? a.náusea b. tontura c. dores de cabeça d. dor de estômago e. dor nas costas f. sensação de pressão nos olhos g. azia h. indigestão i. cólicas intestinais

12 Existe diferença entre ataque cardíaco e parada cardíaca?
a. Sim b. Não

13 Se você tiver um ataque cardíaco e não houver ajuda por perto, o que você pode fazer?
a. Deitar em algum lugar e ficar em repouso b. Inspirar e expirar profundamente a cada 5s c. Tossir como se estivesse expirando catarro de 2 em 2 segundos

14 Qual o maior fator de risco modificável para doenças cardiovasculares?
a. sedentarismo b. hereditariedade c. colesterol d. tabagismo

15 É melhor fazer 30 minutos seguidos de atividade física ou dividi-la em 3 blocos de 10 minutos?
melhor 30’ seguidos porque o corpo queima mais gordura a partir do 20º. Minuto b. melhor 3 séries de 10’ porque é menos cansativo e o corpo se movimenta mais vezes ao longo do dia c. ambos tem o mesmo efeito

16 O que é melhor em termos de exercício físico?
a) subir 1 lance de escada b) descer 3 lances c) tanto faz, equivalem ao mesmo exercício em termos de saúde.

17 Qual é o telefone da Emergência Médica?
b. 192 c. 193 d. 911

18 Isso é o que sabemos sobre as doenças que mais matam no mundo inteiro?
O que isto quer dizer?

19 Mesmo com tanta informação disponível, as pessoas ainda não transformaram suas atitudes e comportamentos. nota: A OMS tem alertado que em 2010 as mortes por DCVs caracterizarão uma Epidemia mundial

20 Objetivo Fazer os jovens compreenderem as informações sobre o
sistema cardiovascular e os problemas que podem atingí-lo e, em seguida, transformá-las numa campanha radiofônica de utilidade pública cujo objetivo seja impactar os receptores c om mensagens que favoreçam a aquisição de atitudes e comportamentos saudáveis. Essas campanhas de utilidade pública comporão a II Mostra de Expressão Digital.

21 De que maneira?

22 1 Formação das equipes de alunos 2 Pesquisas na Internet, livros etc.
5 Encontros Pra Saber de Cor 2 Pesquisas na Internet, livros etc. 3 Questionário com a comunidade Guia do Professor Guia das Equipes Mapa da Saúde Cardiovascular 4 Aula de Primeiros Socorros 5 Produção das vinhetas Acompanhamento periódico das atividades nas escolas e por telefone 6 Concurso das 20 melhores vinhetas

23 Premiação 20 melhores vinhetas serão produzidas profissionalmente
As 3 melhores serão premiadas: 1 aparelho de som com MP3 para a escola 1 aparelho de DVD para o professor-responsável 1 aparelho de MP3 para cada membro da equipe de alunos

24

25 Falando de Coração Versão professores

26 ... Realizando a maioria delas
Objetivo Compreender melhor as etapas do projeto ... Realizando a maioria delas

27 1 Formação das equipes de professores
2 Pesquisas na Internet, livros etc. 3 Questionário com a comunidade 4 Aula de Primeiros Socorros 5 Produção das vinhetas 6 Concurso das 20 melhores vinhetas

28 Próximos Passos Deixe o seu contato na nossa “Lista de Participação”
No início do semestre você receberá um Kit do professor com o Guia do Professor, 1 exemplar do Guia das Equipes, além dos 2 mapas da escola; Assim que montar suas equipes de alunos, não se esqueça de enviar para nós os dados para que possamos enviar os Guias das Equipes para cada uma delas.

29 Contatos Fernanda Belizário La Fabbrica: 3355-2200
ou


Carregar ppt "Formação Professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google