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PublicouAurélia Natal Guimarães Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI
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Padrões de Processo de Software: CMMI
Agenda Padrões de Processo de Software: CMMI Introdução O que é CMMI? Benefícios da Melhoria de Processo Benefícios do CMMI Passo-a-passo Metas 2
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Padrões de Processo de Software: CMMI
Introdução Existe uma demanda crescente pela qualidade da prestação de serviço ao cliente. A área de TI é um dos prestadores de serviço mais criticados, porque interage diretamente com todas as áreas das empresas. 3
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Introdução Muitas vezes os integrantes de TI não conseguem planejar suas ações, tornando-as imprevisíveis e até caóticas. Os poucos processos estáveis existentes estão sujeitos a esforços individuais, já que não há padrões a serem seguidos. Dessa forma, o número de reclamações cresce, fazendo com que a equipe de TI passe a agir como BOMBEIROS. 4
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Padrões de Processo de Software: CMMI
Introdução Os padrões de melhoria têm como objetivo principal a melhoria da capacidade dos processos de software. A adoção da metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos de Software é muito comentada e requisitada. 5
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O que é CMMI? Capability Maturity Model Integration É uma metodologia criada pela SEI, Software Engeneering Institute, da Carnegie Mellon University, para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. 6
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Padrões de Processo de Software: CMMI
O que é CMMI? É um padrão de melhoria de processo que fornece às empresas os elementos essenciais para a implantação de processos efetivos. O CMMI organiza as práticas em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um guia para a implementação dessas melhorias. 7
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Padrões de Processo de Software: CMMI
O que é CMMI? Ajuda a integrar funções tradicionalmente separadas na empresa, determina objetivos e prioridades de melhora no processo e fornece orientação para processos de qualidade. É usado por todo o mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia, Austrália, América do Sul e África. 8
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O que é CMMI? A versão atual do CMMI (versão 1.2) apresenta três modelos: CMMI for Development (CMMI-DEV) publicada em agosto de Dirige-se ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços. CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ) publicada em novembro de Dirige-se aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços. CMMI for Services (CMMI-SVC) publicada em fevereiro de Dirige-se aos processos de empresas prestadoras de serviços. 9
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Benefícios da Melhoria de Processo A qualidade de um sistema é altamente influenciada pela qualidade do processo usado para adquiri-lo, desenvolvê-lo e mantê-lo. A melhoria do processo aumenta a produtividade e a qualidade do serviço. Os objetivos de melhoria do processo são alinhados com os objetivos de negócio da organização. 10
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Benefícios do CMMI Fornece as mais recentes e melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. As melhores práticas do CMMI permitem que as empresas façam: a conexão das atividades de gerência e engenharia com os objetivos de negócio; 11
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Benefícios do CMMI As melhores práticas do CMMI permitem que as empresas (cont.): expandam o escopo e a visibilidade do ciclo de vida do produto e das atividades de engenharia assegurando que o produto/serviço atendam às expectativas do cliente; incorporem lições aprendidas para melhores práticas e melhoria contínua do processo. 12
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Passo-a-passo O primeiro passo a ser dado é a identificação do estágio em que a empresa se encontra no presente. “Se você não sabe onde está, um mapa não o irá ajudar” (Humphrey) Então verifica-se qual o próximo estágio a ser alcançado e quais as competências que devem ser adquiridas neste processo. 13
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O CMMI está dividido em cinco estágios: Realização – Estágio inicial; Gerenciado Gerenciamento de requisitos, planejamento de projeto, monitoramento e controle de projeto, gerenciamento de fornecedores, medição e análise, garantia da qualidade do processo e do produto, gerenciamento de configuração; 14
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O CMMI está dividido em cinco estágios: Definido Desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração do produto, verificação e validação, foco no processo organizacional, definição do processo organizacional, treinamento organizacional, gerenciamento de riscos, gerenciamento integrado do projeto, análise da decisão e resolução; 15
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O CMMI está dividido em cinco estágios: Quantitativamente Gerenciado Gerenciamento quantitativo do projeto, performance do processo organizacional; Otimização Análise causal, inovação organizacional e implantação de melhorias contínuas no processo. 16
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Quadro de Competências por Estágio ESTÁGIO COMPETÊNCIAS 1 - Realizado Estágio inicial – completa falta de planejamento e controle dos processos. 2 - Gerenciado São estabelecidos processos básicos de gerenciamento de projeto para planejar e acompanhar custos, prazos e funcionalidades. 3 - Definido Atividades de gerenciamento básico e as de Engenharia de Software são documentadas, padronizadas e integradas em processos-padrão. 17
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Quadro de Competências por Estágio ESTÁGIO COMPETÊNCIAS 4 – Quantitativamente Gerenciado Métricas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. 5 - Otimização A melhoria contínua do processo é estabelecida por meio de sua avaliação quantitativa e da implantação planejada e controlada de tecnologias e idéias inovadoras. 18
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Metas É preciso traçar o caminho que se irá trilhar para atingir o objetivo. A metodologia CMMI divide cada estágio em áreas de processo (PAs – Proccess Areas) e para cada uma delas são definidos dois conjuntos de metas: as específicas e as comuns ou genéricas. 19
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Padrões de Processo de Software: CMMI
Metas As metas específicas, na maioria das vezes, estão focadas no negócio da empresa e buscam alinhar a metodologia CMMI às necessidades próprias. Por sua vez as metas comuns focam em aspectos inerentes a qualquer empresa e devem ser considerados para a correta implementação da metodologia. 20
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Metas A essas metas, o modelo CMMI recomenda práticas genéricas divididas em um conjunto de características comuns: Comprometimento com a execução – Agrupa práticas relacionadas à definição de políticas e responsabilidades; Habilitação para execução – Agrupa práticas contendo pré-condições para o projeto, de forma a permitir a implementação adequada do processo; 21
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Metas Direcionamento a implementação – Agrupa práticas relacionadas ao gerenciamento do desempenho do processo; Verificação da implementação – Agrupa práticas para revisão junto à alta gerência e avaliação objetiva da conformidade com processos, procedimentos e padrões. 22
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Referências Bibliográficas
Homepages Software Engineering Institute (SEI): CMMI, Integração dos Modelos de Capacitação e Maturidade de Sistemas. Couto, Ana Brasil. Rio de Janeiro,RJ - Ed. Ciência Moderna Ltda, 2007 Implementando o CMMI (Capability Maturity Mode Integration) como ferramenta para gerenciamento de projetos de Software:
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