A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descrição dos estádios de desenvolvimento da planta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descrição dos estádios de desenvolvimento da planta"— Transcrição da apresentação:

1 Descrição dos estádios de desenvolvimento da planta
Estádio 0: Emergência da plântula Estádio 0 Ocorre 3 a 10 dias após a semeadura, na dependência da temperatura do solo, das condições de umidade, profundidade de semeadura e do vigor da semente; sementes devem ser tratadas com fungicidas e inseticidas antes da semeadura utilização de herbicidas de pré-emergência para controle de invasoras. Para obter adequada população de plantas por área - variando entre e , em função da disponibilidade hídrica -, recomenda-se a utilização de sementes com elevada qualidade fisiológica e sanitária. A semente do sorgo, relativamente à do milho, é de tamanho diminuto, com matéria seca unitária entre 19 e 35 mg - na dependência do híbrido -, gerando plântulas de reduzido vigor inicial. Sob condições de campo, é comum verificar grandes reduções na emergência (20 a 50%), relativamente ao observado sob condições de germinação em ambiente de laboratório. A profundidade de semeadura, também, deverá ser aferida, porque a semeadura profunda afetar severamente a taxa de emergência. Semeadura em solo relativamente frio atrasará a emergência, e a semente ficará sujeita ao ataque mais intenso de microorganismos e insetos-praga do solo.

2 Plântula com três folhas
Estádio 1 Plântula com três folhas Colar da 3ª folha está visível o ponto de crescimento está abaixo da superfície do solo; a taxa de crescimento da planta depende da temperatura; geralmente ocorre aos 10 dias após a emergência. A plântula acumula em torno de 1 % da matéria seca total final e cerca de 3, 2 e 5 % do total de N, P e K, respectivamente. Por a plântula ser de crescimento relativamente lento, o não-controle de plantas daninhas durante este estádio poderá reduzir seriamente a produtividade da cultura. Por o ponto de crescimento estar abaixo da superfície do solo, a remoção da área foliar por chuva de granizo, por exemplo, dificilmente ocasionará a morte da plântula; o sorgo, entretanto, não se recupera tão vigorosamente quanto o milho.

3 Estádio 2 Planta com 5 folhas Plantas com cinco folhas completas e com aproximadamente três semanas após a emergência; o ponto de crescimento ainda está abaixo da superfície do solo; a perda das folhas até este estádio possibilita recuperação menos vigorosa que o milho; o sistema radicular está em rápido desenvolvimento; competição com invasoras, estresse nutricional ou hídrico ou outros problemas podem reduzir a produtividade se não corrigidos; a planta entra num “grande período de crescimento”, com a matéria seca acumulando-se numa taxa constante até a maturidade. A planta representa apenas 2% da matéria seca total final, tendo absorvido em torno de 6, 4 e 8%, respectivamente, de suas exigências totais de N, P e K. Durante o estádio 2, o potencial para o desenvolvimento da planta estará determinado. A competição de plantas daninhas, a deficiência nutricional, o estresse hídrico ou outros problemas poderão reduzir seriamente a produtividade, se não forem adequadamente controlados.

4 Estádio 2

5 Diferenciação do ponto de crescimento
Estádio 3 Diferenciação do ponto de crescimento Assinala a mudança do ponto de crescimento, de vegetativo (produção de folhas) para reprodutivo (produção da panícula); ocorre aproximadamente aos 30 dias após a emergência; cerca de um terço da área foliar total já completou seu desenvolvimento, com as plantas apresentando de 7 a 10 folhas na dependência do ciclo da cultivar; de uma a três folhas baixeiras já entraram em colapso; o crescimento e a absorção de nutrientes são intensos neste estádio; planta é bastante competitiva com invasoras.

6 Nesse estádio de desenvolvimento, a planta está em crescimento acelerado, apresentando 8 % da matéria seca total final e terá absorvido em torno de 20, 15 e 25 % das exigências totais por N, P e K, respectivamente. A adequada disponibilidade de nutrientes e de água é necessária para proporcionar o desenvolvimento equilibrado das diversas partes da planta. As plantas de sorgo estão, agora, muito competitivas, o que possibilita manter o controle eficiente de plantas daninhas no decorrer dos demais estádios de desenvolvimento.

7 Folha-bandeira visível
Estádio 4 Folha-bandeira visível Aproximadamente 80% do total da área foliar está presente, com interceptação da luz próxima da máxima; de duas a cinco folhas inferiores estão mortas; é intensa o crescimento e a absorção de nutrientes; adequado fornecimento de nutrientes e de água são necessários para possibilitar o crescimento máximo; a panícula encontra-se em ativo desenvolvimento. A interceptação da luz solar está próxima da máxima,

8 Nesse estádio de desenvolvimento, a planta de sorgo representa, aproximadamente, 1/5 da matéria seca total final, tendo absorvido cerca de 40, 30 e 50 % das exigências totais por N, P e K, respectivamente (Figura 2).

9 Estádio 5 Emborrachamento Continua o rápido acúmulo de matéria seca na planta e a intensa absorção de nutrientes; déficit hídrico severo e injurias por herbicidas poderão interferir na emissão da panícula através da bainha da folha-bandeira. Isso prejudicará a completa polinização no estádio de florescimento; exceto para o pedúnculo, cuja elongação está se iniciando,a elongação do colmo está concluída; o tamanho potencial da panícula está sendo determinado.

10 O rápido crescimento da planta e a absorção de nutrientes estão em andamento, com a planta apresentando cerca de 35 % da matéria seca total final e em torno de 55, 45 e 75 % de suas exigências totais por N, P e K, respectivamente, atendidas.

11 Florescimento ("floração" )
Estádio 6 Florescimento ("floração" ) O rápido crescimento do pedúnculo possibilita o aparecimento da panícula através do interior da folha bandeira; A absorção de nutrientes representa quase 70, 60 e 80% do total de N, P, K, respectivamente; Cerca de 50% do total de matéria seca está acumulado; Representa, aproximadamente, dois terços do período compreendido entre semeadura e maturidade fisiológica; Severo estresse de umidade resulta em intenso crestamento e panículas com reduzido número de grãos; O estádio é, usualmente, definido quando a metade das plantas na área em cultivo estão em algum estádio de florescimento. No momento da floração, as glumas florais se abrem liberando três anteras, no momento em que surgem os dois estigmas, com um deles sobre um estilo rígido. A fertilização inicia-se no topo da panícula e procede para a base (duração de 4 a 5 dias); Autofecundação predomina, porém a taxa de fecundação cruzada pode variar de 2% a 40% ; A panícula do sorgo varia muito quanto a forma e tamanho (compacta, aberta, grande, pequena); O pólen germina imediatamente se caí no estigma receptivo e a fertilização tem lugar ao redor de duas horas após; nesse momento começa a formação do grão; entretanto, qualquer limitação no tamanho da planta, na área foliar ou no número de plantas não mais poderá ser corrigida. O estigma é receptivo ao pólen cerca de dois dias antes da polinização e se mantém receptivo por um período de 16 dias, se não ocorrer a fecundação. O pólen é, em geral, liberado pouco antes ou pouco depois do nascer do Sol, podendo atrasar em manhãs nebulosas e úmidas, sendo mais tolerante à elevadas temperaturas, relativamente ao pólen do milho. No entanto, se as condições ambientais forem favoráveis, a planta de sorgo poderá compensar o reduzido número de plantas, aumentando o número de grãos férteis por panícula e a massa seca unitária do grão.

12

13 No estádio de florescimento, aproximadamente, metade da matéria seca total final da planta já foi produzida; no entanto a absorção de nutrientes já atingiu cerca de 70, 60 e 80% do total de N, P e K, respectivamente. O período de tempo compreendido entre a semeadura e o estádio de floração depende do ciclo do híbrido e das condições ambientais, no entanto, normalmente, representa dois terços do tempo necessário entre a semeadura e a maturidade fisiológica.

14 Estádio 7 Grão de textura mole Estádio do grão farinhoso macio O rendimento final de grãos depende da taxa com que a matéria seca é acumulada nos grãos e do comprimento de tempo com que é acumulada; Entre os estádios 6 e 7 o grão “grana” rapidamente: cerca de metade de seu peso seco é acumulado neste período; O peso do colmo, com o rápido crescimento do grão, diminui, podendo contribuir com cerca de 10% do peso final do grão; As folhas inferiores estão sendo perdidas, com 8 a 12 folhas permanecendo funcionais.

15

16 Estádio do grão farinhoso duro
Cerca de três quartos do peso seco dos grãos já foi acumulado; a absorção de nutrientes está praticamente completa; severo estresse hídrico ou frio intenso antes da maturidade fisiológica dos grãos poderá afetar a granação; observa-se o declínio no peso do colmo .

17 A determinação do ponto de maturação fisiológica possibilita, teoricamente, o momento ideal para a colheita do sorgo visando a produção de silagem de grão úmido ou de sementes. Quando o objetivo é a produção de grãos, o momento mais adequado para a colheita depende das condições climáticas e do híbrido. Grãos com 30 % de umidade na maturação fisiológica, em geral, após 10 e 25 dias, apresentam umidade entre 10 e 15 % (b.u.) e chegam a perder nesse período até 10 % de sua matéria seca.

18

19 Maturidade fisiológica
Estádio 9 Maturidade fisiológica Máximo de peso seco acumulado no grão, sendo determinado por meio de uma mancha escura no lado oposto ao do embrião do grão; O teor de umidade (b.u.) no grão está em torno de 25 e 35%, na dependência do híbrido e das condições climáticas; A absorção de nutrientes está finalizada e as folhas funcionais remanescentes podem permanecer verde (“stay green”) ou morrer; O grão de sorgo varia quanto a cor, dureza, forma e tamanho; A massa de sementes varia de menos de 10g a mais de 60 g.

20


Carregar ppt "Descrição dos estádios de desenvolvimento da planta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google