A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo."— Transcrição da apresentação:

1 Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo de pronta liquidez é o mais sujeito a uma utilização indevida. Nessa área, mesmo que haja bom sistema de controle interno o auditor efetua um volume relevante de testes, já que existe risco inerente. ASPECTOS CONTÁBEIS E DE CONTROLES INTERNOS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES

2 PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Contagem de caixa Circularização ou confirmação de bancos Conciliações bancárias AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

3 CONTAGEM DE CAIXA A contagem deve ser simultânea se houver mais de um; A contagem de caixa deve ser surpresa; Conte na presença do responsável pelo caixa e não assuma responsabilidade por ele em sua ausência; Esteja atento para situações anormais (cheques antigos, cheques pessoais do responsável pelo caixa, comprovantes de desembolso de caixa sem data ou com data antiga etc.). AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

4 CONTAGEM DE CAIXA Para recebimentos não depositados (normalmente cheques) acompanhe-os até o depósito no banco (inspeção de recibo de depósito autenticado e crédito no extrato bancário); Inspecione os comprovantes incluídos no saldo de caixa quanto à aprovação e autenticidade; Prepare um papel de trabalho a caneta para a contagem de caixa. AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

5 CIRCULARIZAÇÃO OU CONFIRMAÇÃO DE BANCOS Solicite a elaboração da carta de confirmação bancária; Confira as informações da carta antes de ser expedida (assinatura autorizada, endereçamento, contato); Envie diretamente a carta; Para as cartas não respondidas envie segundos pedidos após quinze dias do primeiro pedido; AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

6 Confira todas as respostas recebidas, observando se incluem todas as informações necessárias; Quando as respostas forem incompletas ou contiverem erros, envie nova carta ao banco; e Para as cartas não respondidas utilize o procedimento alternativo - exame de extratos e/ou das conciliação bancária. CIRCULARIZAÇÃO OU CONFIRMAÇÃO DE BANCOS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

7 RECONCILIAÇÕES BANCÁRIAS A reconciliação é elaborada tomando como base o último dia do mês e consiste em identificar as transações que aparecem em ambos os registros (extrato bancário e razão analítico). As transações que sobram representam itens pendentes. O objetivo das conciliações bancárias é identificar e controlar as pendências entre a posição contábil e financeira (saldo na instituição financeira) referente a(s) contas de bancos. AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

8 CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

9 Em conjunto com o responsável pela auditoria estabeleça o valor-limite individual para os itens que deverão ser testados. Ainda que abaixo do limite de teste, devem ser lidos todos os itens pendentes das reconciliações bancárias e investigado qualquer item, que pareça incomum, anormal, errado etc.; Obtenha cópia das reconciliações bancárias; Confira as somas das reconciliações bancárias; Confira o saldo contábil com o razão analítico; Confira o saldo bancário com o extrato bancário; RECONCILIAÇÕES BANCÁRIAS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

10 Teste os itens pendentes referentes a pagamentos contabilizados pela empresa e não acusados pelo banco; Teste os itens pendentes referentes a recebimentos (depósitos) contabilizados pela empresa e não acusados pelo banco; Teste os débitos ou créditos acusados pelo banco mas não contabilizados pela empresa; Para os itens pendentes sob exame inspecione a documentação-suporte e analise a sua natureza; Veja contabilização no razão analítico e no extrato bancário em data posterior à da conciliação bancária. RECONCILIAÇÕES BANCÁRIAS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

11


Carregar ppt "Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google