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Bebes recém nascidos: um convite a reflexões teóricas

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Apresentação em tema: "Bebes recém nascidos: um convite a reflexões teóricas"— Transcrição da apresentação:

1 Bebes recém nascidos: um convite a reflexões teóricas
O bebe do seculo XXI Bebes recém nascidos: um convite a reflexões teóricas

2 O estudo do recém nascido: história e importância
Senso comum divulga muitas coisas – compromisso dos cientistas. Teorias do desenvolvimento tem dupla tarefa: explicar ponto de partida e processos que a transformam. Constante diálogo inatismo x empirismo.

3 Estudo de bebes, desenvolvimento pré natal são indispensáveis para verificar universais
Conhecimento sobre bebes é pouco disseminado Pouca investigação no Brasil (ou publicação)

4 1995 – estudo sobre a concepção de brasileiros a respeito do desenvolvimento infantil.
1- Esse conhecimento parece ser domínio das mulheres que seriam mais sensíveis e atentas às informações acerca da natureza e características do RN 2- mulheres consideram o bebe capaz de discriminação, apegos e dotado de capacidades perceptivas complexas que o tornam sensível às interações.

5 Mulheres avaliaram mais positivamente do que homens as competencias dos bebes e as que tinham maior nível de escolaridade avaliaram de forma mais positiva. Ainda verificamos muito desconhecimento e atividades erradas. Não esperam atividades interessantes ou inteligentes.

6 Isso está de acordo com a visão que prevalece sobre natureza humana.
O que sabemos deriva da observação de nossos parceiros sociais dentro do clima intelectual do tempo em que estamos A visão secular – Wundt – Teoria não religiosa = tábula rasa = origem atribuida a john Locke = nada há na mente antes da experiência

7 Nobre selvagem: Rousseau (homem essencialmente bom e corrompido pela civilização. Quando nascemos nada sabemos ou percebemos mas temos capacidade. Fantasma na maquina : Descartes - atividade mental se realiza em paralelo à ação física

8 As 3 aparecem em concepções psicológicas contemporâneas que recentemente estão sendo questionadas.
1808 – 1892: Darwin que inaugura estudo com bebes verificando a relação entre princípios evolutivos que funcionam na filogênese e ontogênese (erro na avaliação sobre a capacidade inicial de visão e audição)

9 Vygotsky e Luria: (1930 a 1996) também reconhecem a importancia do desenvolvimento mas apresentam noção equivocada sobre recém nascidos. (ser isolado e indiferenciado) Piaget é quem estabelece a pesquisa em desenvolvimento inicial - base inestimável para as investigações posteriores. Bebe nasce com as ferramentas básicas para a construção do conhecimento , as invariantes funcionais adaptação e organização.

10 Admite uma organização biológica inicial que inclui um conjunto de reflexos e que se transformará pela ação do bebe no mundo, assimilando e se acomodando ao que foi assimilado. NO início se parece com Vygotsky e Lúria. O inicio dos estudos tratavam do aspecto social e emocional influenciados pela psicanálise wolf, harry harlow, bowlby, etc... Que demonstraram a importancia dos cuidadores no desenvolvimento inicial e algumas características desse desenvolvimento

11 Em seguida, interesse pelo estudo da atenção e cognição – formulou-se a hipótese de privação. – A relação entre maturação e ambiente é de mão única e os efeitos ambientais dependem da maturação para ocorrer. Estudos sobre experiencia inicial mostram significativas mudanças no tecido neural como resultado de estimulação precoce (efeito de mão dupla)

12 Enriquecimento ou privação ambiental podem mudar certos aspectos como desenvolvimento do cortex visual

13 A partir de 1958 nos EUA, estudos a partir do paradigma de habituação, que faz com que o organismo elimine respostas superfluas ou redundantes a estimulos biológicamente irrelevantes permitindo que o organismo conserve energia e se mantenha alerta para o que demanda aproximação ou distanciamento em termos de sobrevivência.

14 Mecanismo primitivo de aprendizagem (mais intenso nas primeiras 10 semanas de vida)
Em 1979 – primeiro periódico especializado: Infant behavior and development apontam para a competencia dos RNs quanto a capacidade de perceber, imitar e se comunicar.

15 Não existe isoladamente na ontogenese (sofisticado processo evolucionario)

16 Os RNs como membros da espécie e seus cuidadores
Longo período gestacional e maturação lenta Nascimento é fisiologicamente pré termo – não é capaz de sobreviver sem o cuidado dos adultos de sua cultura Apesar das diferenças culturais, uma estrutura parece ter evoluído na história da especie constituindo propensões para cuidar ou interagir com bebes sob o formato de 4 sistemas parentais:

17 Não são exclusivos da espécie
1º Sistema de cuidados primários 2º sistema de contato corporal: permitir experiência de bem estar ou calor emocional

18 Exclusivos da espécie Distinguem espécie humana: muito importantes na relação mãe bebe. 3º Sistema de estimulação: comunicação corporal, atividade exclusivamente diádica em que mães e pais se envolvem. 4º Sistema de trocas face a face: contato visual mútuo e uso da linguagem.

19 Sinais do bebe são processados como informações relevantes.
Propensões são universais variando na forma (topografia), quantidade e duração de ocorrência. Nos 4 sistemas apesar das diferenças individuais dos cuidadores dois componentes independentes parecem estar presentes: contingência e calor emocional

20 Contingências: mães a reagem a bebes em espaço muito curto de tempo
Ocorrem em função de características do bebe envolvendo 2 sistemas motivacionais básicos presentes no bebe desde o nascimento 1- motivação para detectar contingencias 2- motivação para experimentar calor emocional

21 No caso das contingências experiênciam causa
No segundo caso (trocas face a face) experienciam calor emocional por meio de contato corporal e afeto positivo. Sistemas motivacionais estão nos RNs como função adaptativa numa relação bebe x sistemas parentais

22 Programas abertos genéticamente determinados mas sensíveis ao ambiente que o preparam para obter informações do meio por intermédio de trocas sociais precoces 1º capacidade de atrair atenção de adultos (esquemas de aspectos infantis)

23 Lorenz: - cabeça relativamente grande Predominância da capsula do cerebro Olhos grandes e implantados mais baixo Proeminência da região da bochecha Extremidades curtas e grossas Movimentos desajeitados. (união dessas características)


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