Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Pilar Bicalho de Escobar Alterado mais de 9 anos atrás
1
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2015- 2019
2
Semana Diocesana de Formação Forania Nossa Senhora Aparecida
Objetivo Geral e Introdução
3
OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
4
SUMÁRIO OBJETIVO GERAL APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO CAPITULO I
Partir de Jesus Cristo. 1. A Igreja vive de Cristo. 2. A Igreja: lugar do encontro com Jesus Cristo. 3. Atitudes fundamentais do discípulo missionário. 4. A Igreja “em saída”
5
SUMÁRIO CAPITULO II Macas de nosso tempo.
1. Contexto atual: mudança de época. 2. Riscos e consequências de uma mudança de época.
6
SUMÁRIO CAPÍTULO III e CAPÍTULO IV
Urgências na ação evangelizadora e perspectivas de ação. Igreja em estado permanente de missão. Igreja: Casa de iniciação à vida cristã. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Igreja: comunidade de comunidades Igreja a serviço da vida plena para todos.
7
OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
8
CAPÍTULO I – Partir de Jesus Cristo.
9
1- A IGREJA VIVE DE CRISTO.
10
“E vós, quem dizeis que eu Sou?”
A variedade das religiões podem trazer a relativização do divino. O Descrédito por parte dos fiéis aos pastores Crises econômicas; Distância; Falta de Tempo. JESUS CRISTO É A FONTE DE TUDO O QUE A IGREJA É E DE TUDO O QUE ELA CRÊ. QUEM É JESUS? Eis o grande desafio.
11
Portanto, como Igreja, devemos…
Experimentar o mesmo fascínio dos discípulos quando Jesus falava. “Deus que falou outrora pelos profetas, mantém um permanente diálogo com a esposa do seu dileto Filho, e o Espírito Santo, pelo qual a voz viva do Evangelho ressoa na Igreja e através dela no mundo, leva os crentes à verdade toda e faz habitar neles abundantemente a Palavra de Cristo” ( DV 8, 173).
12
A Igreja no papel de esposa de Cristo, deve ter uma relação com os seus membros.
DEVEMOS NOS SENTIR AMADOS PELA IGREJA O AGENTE DE PASTORAL DEVE COMPREENDER QUE É MEMBRO ATIVO LIGADO AO CORPO MÍSTICO DE CRISTO. DEVEMOS CORRESPONDER A CONFIANÇA DE DEUS POR NÓS, BATIZADOS EM NOME DA TRIDADE.
13
Discípulos e Missionários
Enviados de 2 a 2. Levar 1 cajado 1 par de sandálias 1 túnica Deixar Pão, sacolas, dinheiro
14
A Igreja fiel a Cristo está a serviço do Reino de Deus
15
Estamos a serviço do Reino de Deus, pois Deus está próximo
Estamos a serviço do Reino de Deus, pois Deus está próximo. Seu Reinado significa sua ação salvadora e sua proximidade paterna e misericordiosa para com todos, especialmente para com os pobres, marginalizados e sofredores de todo o tipo.
16
Jesus continua vindo para eles…
Pastoral da Criança Past. da pessoa Idosa Pastoral Carcerária Pastoral Operária Dai-me de comer Past. da Mulher Marg. Pastoral da Juventude. …
17
Se calarem a voz dos profetas…
O MUNDO A IGREJA SUSPEITA SE FECHA SENTE ÓDIO SE ESCANDALIZA SE APROXIMA CONFIA BUSCA MARCA PRESENÇA OUVE APRESENTA JESUS
18
Estes são os prediletos do Senhor e a Igreja não pode privá-los de ouvir e sentir o fascínio, a surpresa e o entusiasmo. A Grande novidade do Evangelho ( na pessoa de Cristo e na Igreja) é que ELE BUSCA.
19
Mesmo sabendo quem somos, porque Deus quer se aproximar de nós?
20
Deus é Amor, misericórdia e compaixão.
21
“A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa, especialmente atenta àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais”.
22
Deficiências existenciais.
Água e Esgoto Trabalho valorizador Transposte Educação Segurança
23
Ter pena ou misericórdia?
É ter um sentimento divino, quem sente misericórdia e compaixão faz qualquer coisa para erradicar ou diminuir o sofrimento do outro.
24
Na Igreja temos o encontro transformador com Cristo.
Assim, somos inseridos na comunhão da Santíssima Trindade. Pai: Povo Filho: Corpo e Esposa Espírito Santo: Templo Vivo
25
“Tudo o que ligares na terra, será ligado ao céus, e tudo o que desligares na Terra, será desligado nos céus”. ( Mt 16,19)
26
2- IGREJA: LUGAR DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
27
COMUNHÃO ECLESIAL A Igreja é lugar de encontro contemplativo com Jesus Cristo, pois é nela que há a Kénosis.
28
Jesus enche nossas vidas de Alegria
Jesus enche nossas vidas de Alegria. Pois nos encontramos com uma pessoa. Jovens Casais Homens Mulheres Leigos
29
Como encontramos Jesus, hoje?
No Espírito Na Palavra Na Comunhão Eclesial. A Igreja é mediadora deste encontro em cada tempo, lugar, jeito e cultura.
30
NOSSA MISSÃO É REVELAR O AMOR DE DEUS A NÓS E EM CRISTO JESUS
31
O Encontro pessoal com Cristo
Não deve ser sustentado pelo sentimentalismo ou emocionalismo insaciável. Mas sustentado na fé do Discípulo Amado.
32
3- ATITUDES FUNDAMENTAIS DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO
ALTERIDADE GRATUIDADE Jesus se encarna para o outro. Com isso, devemos Respeitar, Encontrar, Dialogar, Partilhar, fazer um intercâmbio de Vida e Solidariedade. Expressão do mistério Pascal. Amar em Cristo Jesus. Responder constatemente, quem é o meu próximo?
33
Com as duas características de Jesus, o discípulo missionário promoverá a paz, a justiça, a reconciliação e a fraternidade. RECEBER/ MANIFESTAR/TRANSMITIR
34
DEVEMOS ESCANDALIZAR O MUNDO.
35
A- Amor aos Inimigos B- A Reconciliação que supera a divisão C- Contemplando Cristo Crucificado e Ressuscitado.
36
Uma Civilização do Amor em constante saída.
Perante as várias dificuldades dos sofredores, os discípulos se enchem de compaixão e vão ao encontro do outro. POR ISSO SOMOS IGREJA EM SAÍDA.
37
Como em Emaús, após a Ressurreição. Jesus ordenou aos seus discípulos.
4- A IGREJA EM SAÍDA Como em Emaús, após a Ressurreição. Jesus ordenou aos seus discípulos. “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc, 16,15).
38
A Saída exige, prudência, audácia , coragem e ousadia.
A Igreja deve saber ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inesgotável de oferecer misericórdia. “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”.
39
Com coração aberto de Pai e Mãe.
Estabelecer uma União que ultrapassa Raças; condições econômicas-sociais; preconceitos; discriminações. UNIDADE NA DIVERSIDADE.
40
VIVER O ENCONTRO COM JESUS CRISTO IMPLICA NECESSARIAMENTE:
Amor Gratuidade Alteridade Unidade Eclesialidade Fidelidade Perdão Reconciliação
41
EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à Luz da Evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
42
Que Deus vos Abençõe e Nossa Senhora Aparecida vele por Vós.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.