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ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA
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O QUE É ESTATÍSTICA ? O método que tem por objeto o estudo quantitativo dos dados, fatos ou informações que se apresentam em massa e a pesquisa de suas relações (PAGANO, 2001). Técnica que computa e ordena os fatos e os indivíduos suscetíveis de serem numerados ou medidos; coordena e classifica os dados obtidos com objetivo de determinar suas causas, consequências e tendências (ESCOTET, 2000). PROF: CÉLIO SOUZA
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QUAL O OBJETIVO DA ESTATÍSTICA ?
Descritiva ou Dedutiva - Descrever e analisar, sem tirar conclusões sobre grupo maior. Ex. No Amapá 32,5% das mamães param de amamentar nos primeiros 30 dias de nascimento da criança e apenas 10,8% amamentam até os 180 dias. (Brasília, 2011). Inferencial ou Indutiva - Concluir que o resultado de uma amostra vale para toda população. Ex: Estima-se que entre 2007 e 2010 a incidência de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) na população do Amapá variou de 32,5 a 45,5/1.000 habitantes. (Brasília, 2011) PROF: CÉLIO SOUZA
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Elementos de características comuns Finitas Infinitas Amostra (n)
Conceito Definição Característica População (U) Elementos de características comuns Finitas Infinitas Amostra (n) Parte da população Probabilística (*) Não-probabilística (#) (*) Amostragem Casual Elementos retirados ao acaso, mesma probabilidade. Aleatória Sorteio (*) Amostragem sistêmica Seleção a partir de uma ordem Amostra organizada (*) Amostragem Estratificada Manter a proporção da população Representatividade (#) Por Conveniência. Critério que facilita a obtenção dos dados Proximidade (#) Por Julgamento. Seleção a partir de um critério definido Intencionalidade PROF: CÉLIO SOUZA
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VARIÁVEL Características da amostra/população que assumem valores diferentes. (ex: estatura, peso, idade, sexo, grau de instrução). Escala Qualitativa Escala Quantitativa
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Ordinal - superioriodade Quantitativas
VARIÁVEL Escala de medidas Qualitativas Nominal – contagem Ordinal - superioriodade Quantitativas Intervalar – Não existe o zero absoluto Proporcional – Existe o zero Não-paramétricas Paramétricas Escolaridade Classe socio-economica Número de filhos Número de aula Salário Altura Profissão Gênero PROF: CÉLIO SOUZA
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Classificação das Escalas
Escala Nominal Escala Ordinal Não-paramétricas Não estabelecem padrões de normalidade. Escala Intervalar Escala Proporcional Paramétricas Possibilitam estabelecer padrões de normalidade. Atenção: Dependendo do tipo de dados com os quais estivermos trabalhando serão mais indicados, um ou outro tipo de análise estatística. PROF: CÉLIO SOUZA
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TIPOS ANALISES DAS VARIÁVEIS
Variável independente: é manipulada pelo pesquisador que tem interesse de verificar a efeito, a consequência que ela provoca na variável dependente. Variável dependente: é a resposta ao pesquisador, que pode ou não variar como resultado de manipulação na variável independente. Aula Idade Nível de aprendizagem ALUNOS Sexo PROF: CÉLIO SOUZA
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VARIÁVEIS Variável independente: é uma condição antecessora manipulada pelo ambiente, é a variável na qual o experimento tem interesse em verifica o efeito. Variável dependente: é a resposta do organismo, a variável que mensura a influência da variável independente. Mascarenhas & Nunes (2004)
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VARIÁVEIS Independente (x) Dependente (y)
é aquela que influencia, determina ou afeta outra variável. Dependente (y) consiste naqueles valores (fenômenos, fatores) a serem explicados ou descobertos Mascarenhas & Nunes (2004)
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VARIÁVEIS Exemplo: atletas que são submetidos a um método de treinamento de força saltam mais alto do que os outros. x = participação nos treinamento de força y = altura do salto Mascarenhas & Nunes (2004)
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VARIÁVEIS Dependente (y) A que é influenciada.
Independente (x) - É a que manipulada. VARIÁVEIS PROF: CÉLIO SOUZA
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Exemplo Uma pesquisa com o propósito de analisar quais aspectos associados ao treinamento da Ginástica Rítmica estão relacionados com o desenvolvimento da menarca tardia nas atletas desta modalidade. Devido à relação existente entre a osteopenia e o hipoestrogenismo, foram mencionados aspectos da literatura sobre fisiologia do tecido ósseo. Variável independente:? Variável dependente:? aspectos associados ao treinamento. menarca, osteopenia e o hipoestrogenismo PROF: CÉLIO SOUZA
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Exemplo Verificar a relação entre a adiposidade corporal e os indicadores de atividade física (IAF) em adolescentes durante o período de férias escolares de verão. Variável independente: ? Variável dependente:? IAF Adiposidade Corporal PROF: CÉLIO SOUZA
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