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Metodologia de Pesquisa para Projetos

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Apresentação em tema: "Metodologia de Pesquisa para Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Pesquisa para Projetos
Aula 02 UNIP-DF Prof. Robson Araujo

2 O significa metodologia?
Etimologia: vem do Grego META = Caminho LOGIA = vem de Logos = Estudo Portanto Metodologia.... “ Arte de guiar espírito na investigação da verdade”

3 SENSO COMUM e CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O que é Epistemologia? Teoria do Conhecimento CONHECIMENTO  representação significativa da realidade Segundo Khun (2008): Pode ser – religioso, mítico artístico, filosófico, científico, senso comum... PARA A SOCIEDADE MODERNA As duas formas que mais interferem nas nossas decisões SENSO COMUM e CONHECIMENTO CIENTÍFICO

4 A construção do saber através do conhecimentos
A Filosofia, o Bom Senso, a Ideologia, o Mito, a Consciência Científica  São formas racionais de explicar, compreender e situar no mundo  buscar a verdade Mitos: Histórias e lendas contribuíram para aceitar, sentir, explicar e se adaptar ao mundo (também baseavam-se na fé) Ex: mitos das cavernas, sobre trovões , que geraram crenças, hábitos,e técnicas para sobrevivências transmitidos por pais, avós, pelo grupo etc... Filosofia: Descobrir a essência das coisas e a possibilidade de buscar as verdades primeiras sobre a existência das coisas. (Uso da Razão) Ex: água, átomo, inconsciente, ser Senso Comum: subjetivo e acrítico – visão fragmentada (Uso das Convicções). Ex: remédios caseiros, algumas superstições Conhecimento Científico: Deixa apenas de explicar ou questionar racionalmente a natureza para se preocupar em com a questão de como utilizá-la melhor. EX: tipos e técnicas de pesquisa.

5 Como realizar uma pesquisa?
Para realizar uma pesquisa científica é necessário a escolha de um tema ou um problema de pesquisa e uma forma elaborada para execução e prática desta pesquisa. Uma questão importante é o tipo de pesquisa que poderá ser utilizada para essa tarefa e como definir os instrumentos que permitam a exploração e a investigação do fenômeno proposto. Portanto é importante considerar os meios, os fins e o tempo disponível para a pesquisa, (pesquisadores e participantes – amostra). Tipos de pesquisa : exploratória explicativa conclusiva estudo de caso experimental de Campo bibliográfica de corte transversal de corte longitudinal de laboratório quantitativa qualitativa participante de sujeito único

6 Definindo um modelo apropriado
Uma forma de se pensar nas dificuldades que poderão ser enfrentadas é a definição do universo a ser aplicado, ou seja, na amostra envolvida na pesquisa. Qual a justificativa para a escolha desta amostra? Quais procedimentos e instrumentos que serão aplicados? Qual a abordagem teórica empregada? Como deverão ser coletados os dados e como serão analisados para obter os resultados? Quais os benefícios da pesquisa para a amostra estudada e qual o interesse e relevância da pesquisa em termos científicos? Etc.

7 Portanto... O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Surge de forma mais racional
Sistemática Crítica Metódica Com função de desvendar o mundo Compreendê-lo Explicá-lo Dominá-lo

8 Porque se busca conhecer?
Duvida-se e investiga-se, por que:  busca-se novas respostas  o conhecimento existente é insuficiente ou inadequado;  necessário construir um resposta; ofereçer provas confiáveis Ideal da racionalidade e verdade sintática grau de logicidade interna e externa Ideal da objetividade e verdade semântica;  fidelidade ao mundo real, fatos reais confronto da teoria com dados empíricos A verdade pragmática; Ideologia A linguagem específica e poder de crítica; enunciado e conceitos bem específicos e determinados ligados a luz das teorias – sentido unívoco, consensual e universal Verdades: sintática, semântica e pragmáticas* identifica-se com arte/imaginação  produz-se teorias e explicações Assim damos confiança e validade aos nossos resultados e conclusões

9 Projeto de Pesquisa: Preparação Metódica e Planejada
1ª Etapa: Determinação e delimitação do Tema e do Problema de trabalho motivações na escolha, opinião do pesquisador, hipótese do pesquisador sobre o assunto, objetivos da pesquisa 2ª Etapa: Levantamento da bibliografia referente ao Tema: 3ª Etapa: Leitura e documentação desta bibliografia; Elaboração da fichas – Fichamentos 4ª Etapa: Leitura dinâmica dos textos selecionados e elaboração do: Plano Provisório; 5ª Etapa: Redação do Projeto


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