Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Construção de um jogo de boliche
Experiências que promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais. Construção de um jogo de boliche
2
Construção de um jogo de boliche
Material: 10 garrafas plásticas (de refrigerante) Jornal Fita Crepe Cartolina Caneta
3
Construção de um jogo de boliche
Como fazer: Corte pequenos pedaços de cartolina e numere-os de 1 a 10. Com a fita crepe, fixe cada número em uma garrafa. Amasse algumas folhas de jornal até formar uma bola e passe bastante fita crepe envolvendo a bola, para deixá-la firme e pesada. Pronto! Disponha as garrafas como se fossem os pinos do boliche (uma fileira com quatro garrafas, uma com três garrafas, uma com duas garrafas e a última com uma garrafa só, bem na frente).
4
Realização da atividade:
De uma certa distância a criança rola a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A pontuação é calculada de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas. Quem somar mais pontos em um certo número de rodadas, vence. A cada rodada, as garrafas devem ser recolocadas no lugar, mas em posições diferentes.
5
Nessa experiência as crianças podem aprender a:
Utilizar diversos materiais recicláveis para construção de brinquedos e outros materiais. Diminuir a produção de lixo e jogá-lo em recipientes próprios, separando papéis e outros materiais recicláveis; Formar atitudes, valores e saberes relativos ao nosso planeta e às formas como os homens exercem ações, que preservam ou destroem o ambiente da natureza e da cultura;
6
Ação do professor – o professor pode promover:
Rodas de conversa onde os temas do meio ambiente sejam discutidos; Projetos variados relativos à coleta seletiva, à reciclagem, etc; Considerar que as práticas presentes, na instituição de Educação Infantil, constituem fonte de aprendizados para as crianças em relação ao cuidado com o ambiente, tais como as rotinas de limpeza e manutenção das salas, a qualidade do ambiente sonoro e do conforto e estética dos lugares etc.
7
Ampliando as experiências de aprendizagem
Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança (Inciso I). Exemplos: Brincadeiras no pátio – usar materiais diversos como copos, garrafas, tampas para brincar na areia; Transformar pneus em brinquedos de parque como balanço pendurado em uma árvore com uma corda, correr rolando o pneu, brincar de pular para dentro e para fora do pneu, etc.
8
Ampliando as experiências de aprendizagem
Experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical (Inciso II). Exemplos: Organizar com as crianças um baú de material de sucata e programar oficinas onde as crianças poderão construir brinquedos diversos para brincar com os colegas. Promover atividades onde as crianças possam manusear os materiais de sucata, escolhendo a melhor forma de construir, pintar e brincar.
9
Ampliando as experiências de aprendizagem
Experiências que possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita (Inciso III). Exemplos: Conversa onde os temas do meio ambiente sejam discutidos, sobre os materiais que tem na casa de cada um que podem ser reciclados, sobre os brinquedos que podem ser construídos com material reciclado, sobre a coleta seletiva de lixo, sobre o cuidado com a limpeza do ambiente, sobre o cuidado em não jogar o lixo no chão, sobre o prazer em construir brinquedos e etc.
10
Ampliando as experiências de aprendizagem
Experiências que possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita (Inciso III). Exemplos: Fazer com a professora uma lista do material utilizado na confecção do boliche.; Identificar na lista a primeira letra do seu nome. E dos colegas. Escrever do seu jeito as regras do jogo; Jogo da memória com o nome dos colegas.
11
Ampliando as experiências de aprendizagem
Experiências que recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais (Inciso IV). Exemplos: Na brincadeira com o boliche as crianças podem contar quantas são as garrafas, dizer quantas caíram, quantas permaneceram em pé, quem conseguiu derrubar mais garrafas, quem derrubou menos garrafas; Os maiores podem calcular a pontuação de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas. Quem somar mais pontos em um certo número de rodadas, vence.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.