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PublicouIsaque Malheiro Tavares Alterado mais de 8 anos atrás
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Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Em início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de Educação Básica.
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de implementação das DCE PRINCÍPIO LEGAL:
POR QUÊ? continuar o processo de implementação das DCE (Parecer CEE/CEB nº 130/10) referencial teórico curricular que fundamenta o documento. PRINCÍPIO LEGAL: direito à educação com qualidade e equidade. o que é essencial ao aluno saber ao final de cada série/ano do Ensino Fund. e ao final do Ens. Médio, dentro de cada conteúdo básico, definidos nas DCE
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QUAIS OS OBJETIVOS das EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM?
UNICIDADE é prerrogativa da mantenedora definir o básico esperado para todos os alunos, em todas as séries/anos. mais um subsídio ao trabalho docente, referencial para: Proposta Pedagógica Curricular - PPC - o Plano de Trabalho Docente- PTD planejamento das aulas acompanhamento do trabalho realizado pelo pedagogo.
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NÃO tem a intenção de substituir – PPC – PTD
Autonomia da escola em definir: o que ensinar? como ensinar? para quem ensinar? para que ensinar? planejar o será ensinado avaliar o processo de ensino-aprendizagem
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Expectativas de Aprendizagem são:
elementos balizadores temas/conteúdos a ser ensinados/aprendidos. indicadores de objetivos a serem atingidos coerentes com as DCE
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COMO UTILIZAR AS EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM
PELO PROFESSOR,COMO SUBSÍDIO NA ELABORAÇÃO DO SEU Planejamento (PPC –PTD) estão voltados para os conteúdos básicos Servem como mais um subsídio para o planejamento do professor, apontando o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico. Não é mais um elemento do PTD ou da PPC
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EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM
Critérios de Avaliação elaborados pelo professor, no seu PTD voltados para os conteúdos específicos eleitos p/ professor a partir dos conteúdos básicos previstos na PPC intencionalidade do ensino de determinado conteúdo expresso na justificativa, a qual, por sua vez, revela a concepção de educação. NÃO podem ser confundidos com Critérios de Avaliação
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Vídeo - critérios
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EDUCADORES “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey )
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