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Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação

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Apresentação em tema: "Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias Cognitivas Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde -NUTES/UFRJ

2 Características Gerais da EAD
abertura e flexibilidade (seqüência, relação espaço-tempo, ritmo, requisitos x abertura) mediatização (baseia-se no uso de meios, materiais educativos e estratégias de comunicação) finalidades da iniciativa educativa abordagem e estratégias pedagógicas perfil do grupo participante (aprendiz adulto, situado em seu contexto, autonomia e responsabilidade) relação educação-trabalho (teoria-prática) - conhecimento científico, escolar e da prática logística complexa (gerência, distribuição etc.)

3 Definindo Avaliação de Programas Educativos

4 Momentos e Finalidades em Avaliação de EAD
Avaliação relativa ao processo de produção: avaliação formativa Analisar a qualidade do material produzido; analisar estratégias de implementação Avaliação relativa ao processo de implementação do programa: avaliação somativa Analisar a qualidade do programa, de suas atividades, elementos e dos resultados obtidos Analisar as mudanças no processo de trabalho e na formação profissional; cobertura, qualidade da atenção e no contexto envolvido. Avaliação relativa ao impacto do programa: avaliação a longo prazo

5 Modelo de Apreciação Analítica
Avaliação relativa ao processo de produção Modelo de Apreciação Analítica

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7 Avaliação relativa ao Processo de Implementação
avaliação do aluno avaliação do programa e de seus elementos e dinâmica avaliação gerencial (logística, compromisso institucional) Avaliação do Aluno avaliação da aprendizagem: depende das finalidades do programa educativo avaliação do desempenho /processual (qualitativa: portfolios, registros de atividades, foruns) - uso de pré e pós-teste??? - avaliar conhecimentos (mapas conceituais, discussão e análise de problemas) habilidades (práticas), atitudes desenvolvidas (prática e abordagens diante de problemas no processo por meio da observação, do diálogo etc.) - aprendizagem baseada em competências (avaliação integrada) autoavaliação (parte do processo de “aprender a aprender” e de auto-responsabilização sobre o processo - rever metas etc) avaliação para fins de certificação (segue as normas oficiais)

8 Avaliação relativa ao Processo de Implementação 2
Avaliação do Curso (Dinâmica, Elementos e Resultados) avaliação pelos alunos (a), pelos orientadores (o), coordenação (c) e pela equipe (e) avaliação do material educativo - em contexto - o material se concretiza com seu uso (facilidade de uso e manipulação do material; linguagem adequada; estratégia educativa, validade do conteúdo etc.) (c) (a) (o) (e) avaliação do processo de tutoria (competências para motivar, interagir no prazo e com qualidade, estimular a cooperação, orientar, compartilhar e investigar)- (c) (a) (o) avaliação da dinâmica (interação no grupo, cooperação, construção da autonomia, autoavaliação do aluno, uso e troca de informações e materiais) (c) (a) (o) (e) avaliação dos resultados obtidos (interação dos resultados de todas as avaliações (dos alunos, do processo do curso e, se possível, do impacto) - (e) e consultores ad hoc. avaliação do aluno avaliação do programa e de seus elementos e dinâmica avaliação gerencial (logística, compromisso institucional)

9 Avaliação relativa ao Processo de Implementação 3
avaliação do aluno avaliação do programa e de seus elementos e dinâmica avaliação gerencial (logística e apoio institucional) Avaliação gerencial (logística e apoio institucional) processo de divulgação processo de seleção distribuição e acesso ao material e atividades funcionamento e suporte (fluxo de informação; comunicação entre sujeitos; manejo com orientadores) suporte e orientação no uso dos meios/materiais e na comunicação produção de titulação`término e evasão custo benefício estudos prospectivos avaliação da institucionalização do programa análise das contribuições do programa para a instituição

10 Uma experiência piloto com um curso de EAD
Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde / PADHRUS

11 Finalidades do Estudo Piloto
Avaliar as potencialidades e limitações do modelo pedagógico desenvolvido no Curso de Gestão Descentralizada de Recursos Humanos Analisar a percepção dos alunos, dos orientadores e dos coordenadores sobre a ação educativa mediada por ferramentas pedagógicas disponibilizadas no ambiente construtivista a distância. Avaliar como se processa, em ambiente virtual, o desenvolvimento da interatividade, da cooperação e da autonomia, como dimensões prioritárias para a aprendizagem siginficativa. Investigar como os alunos, alunos e coordenadores percebem a construção dessas dimensões no processo de aprendizagem a distância. Analisar o processo do estudo piloto do Curso de Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde, como uma estratégia de avaliação formativa, que visa acompanhar o desenvolvimento e o aprimoramento do programa.

12 Características do Curso

13 Etapas do Estudo Piloto
(1) Oficina de apresentação do curso e capacitação dos orientadores e do coordenador. Duração: 3 dias Pressupostos teóricos do construtivismo; Fundamentos principais da EAD: Ambiente pedagógico, aluno, orientador e ferramentas; Estudo de caso como estratégia de aprendizagem; Ambientação do Programa PADRHUS e avaliação construtivista; tomada de decisões sobre o desenho do curso piloto. (2) Desenvolvimento da Etapa Piloto 60 dias (2000); 20 profissionais de RH (serviço e ensino); dois orientadores; Avaliação final dos alunos: uma situação problema em grupo e duas individuais, realizaram avaliação formativa que consistiu de um questionário qualitativo contendo a reflexão sobre o conteúdo teórico do curso;participação no forum coletivo. (3)Atividades de Avaliação entrevistas com o coordenador e orientadores e uma entrevista coletiva com a equipe a fim de colher um maior número de informações e aspectos para a análise. Os questionários foram disponibilizados no próprio programa por meio eletrônico e foram destinados aos alunos participantes do curso.

14 Análise e Resultados Fonte de dados: foram considerados os questionários distribuídos aos alunos, as transcrições das entrevistas realizadas com os dois orientadores e a coordenadora do curso e a entrevista coletiva, realizada com a equipe docente. Dos 20 alunos que ingressaram no curso, 16 concluíram todas as atividades, 14 todas as avaliações e 10 responderam os questionários - motivos: (1) falta de tempo para realizar (família e chefia); (2) problema com computador pessoal; problemas com Internet.

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16 Análise e Resultados O programa e o modelo pedagógico foram bem aceitos pelo conjunto de participantes, indicando que o modelo construtivista tem potencial para a educação continuada de profissionais de saúde. Fatores que potencializaram ou dificultaram o desenvolvimento da interatividade, cooperação e autonomia no ambiente foram: fatores sócio-culturais (dificuldades com o computador e/ou Internet; forma de expressão escrita; necessidade de direção docente) fatores pedagógicos (abordagem facilitou a atividade, a reflexão crítica, relação formação-processo de trabalho) fatores tecnológicos (instabilidade da infraestrutura tecnológica no país e na região estudada - quedas da rede) fatores relativos às condições de estudo.

17 Laboratório de Tecnologias Cognitivas
NUTES/UFRJ


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