A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antonio Thomé Nº:2 Enrico Uhieda Nº: 8 Mateus Hipólito Nº:20 Rafael Baeda Nº:24 Raul de Luca Schmidt Nº:25 -Prof. Wilson Forti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antonio Thomé Nº:2 Enrico Uhieda Nº: 8 Mateus Hipólito Nº:20 Rafael Baeda Nº:24 Raul de Luca Schmidt Nº:25 -Prof. Wilson Forti."— Transcrição da apresentação:

1 Antonio Thomé Nº:2 Enrico Uhieda Nº: 8 Mateus Hipólito Nº:20 Rafael Baeda Nº:24 Raul de Luca Schmidt Nº:25 -Prof. Wilson Forti

2 O que é um bloco econômico?  Blocos Econômicos são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica e social. A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de itegração economica.

3 Quais blocos economicos existem?  Os principais são : mercosul que é o bloco economico da america do sul.  união europeia é o bloco economico da europa.  nafta é o bloco economico dos eua, canada e mexico.  apec é o bloco economico do pacifico  alca era para ser um bloco economico de toda america mas não se concretizou  caricom é um bloco economico do caribe

4 Dados gerais do bloco:  Histórico de Formação: A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) decorre da chamada "Iniciativa para as Américas", proposta pelo então Presidente dos EUA, George Bush, no início dos anos 90. Assim como o NAFTA (México, EUA e Canadá), a ALCA foi um projeto desenvolvido por um governo republicano, mas foi sendo negociado durante o governo Clinton, democrata que assumiu em 92, após 12 anos de republicanos no poder. Agora, com a eleição de Busch, os republicanos voltam a dirigir o país e, consequentemente, as negociações internacionais.

5 Sua Bandeira:

6 Dados gerais do bloco (2): Países membros: - Brasil - Chile - Argentina - Equador - Venezuela - Colômbia - Uruguai - Antígua e Barbuda - Trinidad e Tobago - Bahamas - México - Panamá - Suriname

7 País sede do Alca:  O NAFTA, acordo Norte-Americano de livre comércio, foi criado em 1992 para estabelecer o livre comércio de mercadorias e de investimento do Canadá, Estados Unidos e México.  Os países membros são Estados  Unidos, Canadá e México.  Sua sede é indefinida.

8 Organização do Alca:  Pelo acordo que deu origem à organização, as tarifas alfandegárias intérnas entre os países membros serão gradativamente eliminadas em 15 anos.  Nesse acordo ficou estabelecido ainda que as empresas instaladas em qualquer dos demais teriam liberdade absoluta  De remeter lucros para sua respectiva sede.

9 Estrutura do Alca:  O ALCA ( Área de livre comércio das Américas) que foi implantado em 34 países da América (exceto Cuba) no ano de 1994. Ele tem por objetivo suprimir as barreiras alfandegárias entre os países. Quando ele for colocado em prática, ele irá se tornar um dos maiores blocos econômicos do mundo, apesar de existirem outros blocos econômicos na América do Norte(NAFTA), e na América do sul(Mercosul).

10 Funcionamento do Alca:  Na Primeira Reunião realizada em Denver em 1995, os Ministros da ALCA responsáveis pelo Comércio definiram um programa inicial e estabeleceram grupos de trabalho para iniciar discussões nas seguintes áreas: Acesso a Mercados; Procedimentos Aduaneiros e Regras de Origem; Investimento; Normas e Barreiras Técnicas ao Comércio; Medidas Sanitárias e Fitossanitárias; Subsídios, Antidumping e Direitos Compensatórios; e Economias Menores. Na Segunda Reunião realizada em Cartagena, os Ministros criaram quatro novos grupos de trabalho para encaminhar Compras Governamentais; Direitos da Propriedade Intelectual; Serviços; e Política de Concorrência.

11 Significado da sígla do Alca:  O significado da sigla (Alca) é: “Area de Libre Comercio de las Américas”

12 Quais são os objetivos, política e perspectiva do ALCA?  Objetivos: - Eliminar gradualmente as barreiras alfandegárias para grande parte dos itens comerciais entre os países membros Esta seria uma forma de aumentar e dinamizar as relações comerciais entre estes países;   - Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros;   - Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e marcas registradas;   - Aumentar a circulação de serviços dentro do bloco econômico.   - Criação de mecanismos e procedimentos jurídicos, alfandegários e comerciais facilitadores, que possam aumentar as relações comerciais entre os países membros da Alca.   Política: Como já se disse, a política externa brasileira percorreu, no tema Alca, o ciclo da tripla negação que Freud atribuía à censura em relação à hipótese da sexualidade infantil: "primeiro, ela não existe; segundo, ela é danosa; portanto, não deve ser mencionada" (Albuquerque, 2001, p. 16).  Perspectiva: Vantagens comparativas, integração regional de comércio, similaridade entre países, custos de integração comercial.

13 Como as relações econômicas do Alca estão estruturadas com outros países especialmente com o Brasil?  O Brasil seria um bom parceiro para o Nafta. Mas, em lugar de conquistar uma posição legítima naquele acordo, a diplomacia brasileira preferiu manter nosso país como observador. Ou seja, daqui para frente, observaremos os Estados Unidos combinarem no México tecnologias avançadas com mão-de-obra barata e deslocar ainda mais o Brasil no comercio de autopeças, máquinas elétricas, vidro, couro, tecidos, sapatos e até mesmo frutas processadas e hortaliças.

14 Apresentar um artigo de jornal ou revista (internet) que trate de algum aspecto sobre o Alca.  “O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terá um encontro com o presidente mexicano, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, entre domingo e segunda-feira. O trio discutirá em Guadalajara formas de aprofundar a cooperação diante da gripe causada pelo vírus A H1N1, no momento em que especialistas preveem uma nova onda de casos na América do Norte.” 

15 Conclusão  Neste trabalho aprendemos um pouco sobre o NAFTA, que nos mostra várias informações interessantes.  Espero que gostem!!!  -Antonio, Enrico, Matheus, Raul e Rafael

16 Bibliografía www.brasilescola.com.br www.google/imagens.com www.nafta.com Livro de Geografia


Carregar ppt "Antonio Thomé Nº:2 Enrico Uhieda Nº: 8 Mateus Hipólito Nº:20 Rafael Baeda Nº:24 Raul de Luca Schmidt Nº:25 -Prof. Wilson Forti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google