A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE BARROCA NA EUROPA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE BARROCA NA EUROPA"— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE BARROCA NA EUROPA
CAPÍTULO 10 A ARTE BARROCA NA EUROPA

2 BARROCO = PEROLA IRREGULAR

3 A ARTE BARROCA DESENVOLVEU-SE NO SÉCULO XVII, PERÍODO DE GRANDES MUDANÇAS NA EUROPA DA IDADE MODERNA.

4 PARA MELHOR ENTENDER OS ACONTECIMENTOS DAQUELE SÉCULO, PRECISAMOS BUSCAR SUAS ORIGENS EM FATOS DO XVI, DOS QUAIS UM DOS MAIS IMPORTANTES FOI A REFORMA PROTESTANTE, QUE SE INICIOU NA ALEMANHA E EXPANDIU-SE POR MUITOS OUTROS PAÍSES.

5 O JUIZO FINAL NESSE PERÍODO DO SÉCULO XVI A PINTURA, A ARQUITETURA E A ESCULTURA JÁ MANIFESTAM UM NOVO ESTILO, COMO PODEMOS OBSERVAR NA OBRA DE MICHELANGELO, O JUÍZO FINAL.

6 APÓS A SUA MORTE EM 1564, A MAIORIA DAS GENITÁLIAS EXPOSTAS NA OBRA FORAM COBERTAS.

7 O CONCÍLIO DE TRENTO (UM DOS TRÊS CONCÍLIOS PRINCIPAIS DA IGREJA CATÓLICA) HAVIA CONDENADO TODO TIPO DE NUDEZ NA ARTE SACRA, AFIRMANDO QUE “AS IMAGENS NÃO DEVEM SER PINTADAS OU ENFEITADAS COM REFERÊNCIAS À LUXÚRIA”.

8 Como se fosse uma velha serpente esgueirando-se Por uma estreita passagem E perdendo sua velha pele, Poderia me renovar, Abrir mão de meu estilo de vida e de todos os desejos humanos. Tenho perfeita consciência de que, quando se está coberto Com uma pele mais forte, O mundo passa a não significar nada.  (Michelangelo, 1541). São Bartolomeu exibindo seu corpo esfolado

9 A TÉCNICA UTILIZADA PARA PINTAR A PAREDE DO ALTAR FOI O AFRESCO, A MESMA USADA PARA O TETO DA CAPELA. A PAREDE MEDE 13,7X12,2M E É, ATÉ HOJE, UM DOS GRANDES PATRIMÔNIOS DA ARTE UNIVERSAL.

10 RENASCIMENTO- RAZÃO X BARROCO-EMOÇÃO
DAVID-BERNINI DAVID-MICHELANGELO A ARTE BARROCA ORIGINOU-SE NA ITÁLIA, LOGO SE ESPALHOU POR OUTROS PAÍSES DA EUROPA E CHEGOU À AMERICA.

11 PORÉM, APRESENTOU CARACTERÍSTICAS BASTANTE DIFERENTES NOS VÁRIOS PAÍSES.

12 Igreja de São Francisco, Salvador.

13 X O BARROCO ITALIANO DO INICIO DO SÉCULO XVII, POR EXEMPLO, DIFERE MUITO DO BARROCO HOLANDÊS DA MESMA ÉPOCA.

14 O BARROCO ITALIANO FOI PRIMEIRAMENTE PATROCINADO PELA IGREJA CATÓLICA
O BARROCO ITALIANO FOI PRIMEIRAMENTE PATROCINADO PELA IGREJA CATÓLICA. NATURALMENTE, A INFLUÊNCIA DA IGREJA NESTA ARTE NA ITÁLIA SIGNIFICAVA QUE OS TEMAS ERAM QUASE SEMPRE VOLTADOS PARA A RELIGIÃO. São Tomé, o Incrédulo, Caravaggio- Novo Palácio de Potsdam, Alemanha

15 POR OUTRO LADO, EM 1600, A MAIORIA DOS HOLANDESES ERAM PROTESTANTES
POR OUTRO LADO, EM 1600, A MAIORIA DOS HOLANDESES ERAM PROTESTANTES. AO INVÉS DA IGREJA, OS ARTISTAS TINHAM O APOIO DOS NOBRES, MERCADORES RICOS E OUTROS PATROCINADORES DE COMISSÕES. A Rendeira,Vermeer, Museu do Louvre,1669 e 1670

16 CARACTERÍSTICAS GERAIS:
·         PREDOMINAM AS EMOÇÕES E NÃO O RACIONALISMO. ·         BUSCA DE EFEITOS DECORATIVOS E VISUAIS, ATRAVÉS DE CURVAS, COLUNAS RETORCIDAS. ·         ENTRELAÇAMENTO ENTRE A ARQUITETURA E ESCULTURA. ·         VIOLENTOS CONTRASTES DE LUZ E SOMBRA. ·     PINTURAS COM EFEITOS ILUSIONISTAS, DANDO-NOS ÀS VEZES A IMPRESSÃO DE VER O CÉU, TAL A APARÊNCIA DE PROFUNDIDADE CONSEGUIDA.

17 Cristo em Emmaus, Caravaggio (1602-1603)
AINDA ASSIM, HÁ ASPECTOS COMUNS ÀS OBRAS DESSE PERÍODO: O PREDOMÍNIO DA EMOÇÃO, E NÃO DA RAZÃO, QUE PREVALECEU NO RENASCIMENTO; O ACENTUADO CONTRASTE ENTRE TONS CLAROS E ESCUROS, QUE INTENSIFICA A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS.

18 OS TEMAS SÃO VARIADOS: RELIGIOSOS, MITOLÓGICOS E NA FORMA DE RETRATOS.

19 A PINTURA OS PINTORES ITALIANOS CARAVAGGIO, TINTORETTO E ANDREA POZZO ESTÃO ENTRE OS MAIS REPRESENTATIVOS DO BARROCO. TINTORETTO ANDREA POZZO CARAVAGGIO

20 CARAVAGGIO: BELEZA ALÉM DA ARISTOCRACIA
A Captura de Cristo, 1602, Galeria Nacional da Irlanda MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO ( ) NÃO SE INTERESSAVA PELA BELEZA CLÁSSICA – A DOS DEUSES DA MITOLOGIA GREGA OU DOS MEMBROS DA ARISTOCRACIA -, QUE TANTO ENCANTOU OS ARTISTAS DO RENASCIMENTO.

21 Cristo na coluna.1607. Por Caravaggio, atualmente no Museu de Belas Artes de Ruão, na França
PARA ELE, NÃO HAVIA LIGAÇÃO ENTRE BELEZA E ARISTOCRACIA, E SEUS MODELOS ERAM VENDEDORES, MÚSICOS AMBULANTES, CIGANOS; ENFIM, GENTE DO POVO.

22 O sacrifício de Isaac, 1603, Uffizi , Florença
O QUE MELHOR CARACTERIZA SUA PINTURA É A UTILIZAÇÃO ORIGINAL DA LUZ: ELA NÃO APARECE COMO REFLEXO DA LUZ SOLAR, MAS É CRIADA DE MODO INTENCIONAL PARA DIRECIONAR A ATENÇÃO DO OBSERVADOR.

23 VOCAÇÃO DE SÃO MATEUS, 1599 -1600, : Igreja São Luís dos Franceses, Roma
ISSO É FUNDAMENTAL EM SUA OBRA QUE ELE É CONSIDERADO IMPORTANTE PINTOR DA LUZ, COMO DEMONSTRA A OBRA VOCAÇÃO DE SÃO MATEUS.

24 TINTORETTO: A EXPRESSIVIDADE NO CORPO
A ultima Ceia (1594) Igreja S. Giorgio Maggiore, Veneza – Itália. A EXTENSA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE TINTORETTO, COMO ERA CONHECIDO JACOPO ROBUSTI ( ) TEM DOIS ASPECTOS MARCANTES: O CORPO MAIS EXPRESSIVO QUE O ROSTO; A INTENSIDADE DA LUZ E DA COR.

25 Cristo em casa de Maria e Marta.1578, Monique
PARA ELE, UM QUADRO DEVIA SER VISTO INICIALMENTE EM SEU CONJUNTO E SÓ DEPOIS PERCEBIDO EM SEUS DETALHES.

26 ANDREA POZZO: A ABERTURA PARA O CÉU
A PINTURA BARROCA DESENVOLVEU-SE TAMBÉM NO TETO DE IGREJAS E PALÁCIOS. EMBORA COM FINALIDADE PREDOMINANTEMENTE DECORATIVA, APRESENTA ALGUMAS OBRAS EM QUE A PERSPECTIVA É TRABALHADA DE FORMA AUDACIOSA. A Glorificação de Santo Inácio , , Igreja de Santo Inácio em Roma.

27

28 ESTA TÉCNICA É OBSERVADA NA OBRA, A GLÓRIA DE SANTO INÁCIO, AFRESCO DO TETO DA IGREJA DE SANTO INÁCIO EM ROMA DE ANDREA POZZO ( ).

29 Alegoria da Obra Missionária dos Jesuítas (detalhe) (4), afrescos por Andrea Pozzo ( , Italy)

30 ESCULTURA Extase de Santa Tereza, Bernini, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. NOS GESTOS E NO ROSTO DAS FIGURAS REPRESENTADAS, A ESCULTURA BARROCA EXPRIME EMOÇÕES: ALEGRIA, DOR, SOFRIMENTO.

31

32 Bernini – David jogando a pedra
POR VEZES, UM GRUPO DE ESCULTURAS COMPÕE UMA CENA DRAMÁTICA. AS FORMAS SUGEREM MOVIMENTO E APRESENTAM EFEITOS DECORATIVOS.

33 PREDOMINAM LINHAS CURVAS, DRAPEADOS DAS VESTES E TONS DOURADOS.

34 A beata Ludovica, capela Altieri da igreja de Francisco a Ripa Grande.
ENTRE OS ARTISTAS DO BARROCO ITALIANO BERNINI ( ) FOI, SEM DÚVIDA, O MAIS IMPORTANTE E COMPLETO: FOI ARQUITETO, URBANISTA, ESCULTOR, DECORADOR E PINTOR.

35 COMO ARQUITETO, BASTA LEMBRAR QUE SÃO DE BERNINI A COLUNATA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, NO VATICANO. 17 METROS DE LARGURA, 23 METROS DE ALTURA E É COMPOSTA POR 284 COLUNAS. SOBRE ESTAS , ASSENTA-SE UMA IMENSA CORNIJA COM 162 ESTÁTUAS DE 2,70 METROS DE ALTURA.

36

37 NESSA ÉPOCA FIRMOU-SE TAMBÉM A IDÉIA DE QUE O ESPAÇO EM TORNO DA OBRA ARQUITETÔNICA ERA IMPORTANTE PARA A BELEZA DA CONSTRUÇÃO COM OS PROJETOS DE PRAÇAS DAS IGREJAS COMO A DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, NO VATICANO.

38 A ARQUITETURA Fachada da Igreja de San Borromeo, em Noto, Sicilia. COMO A IGREJA CATÓLICA QUERIA PROCLAMAR A IMPORTÂNCIA DA FÉ, CRIOU OBRAS QUE IMPRESSIONAM PELO ESPLENDOR. A ARQUITETURA EXPRESSOU, AINDA, O DESEJO DOS GOVERNANTES DE DEMONSTRAR PODER POR MEIO DE SEUS PALÁCIOS.

39 Palácio de Versalhes, França
ASSIM, OS ARQUITETOS DO BARROCO DEIXAM DE LADO A SIMPLICIDADE E A RACIONALIDADE DO RENASCIMENTO E INVESTEM NA GRANDIOSIDADE DAS IGREJAS E DOS PALÁCIOS E NOS EFEITOS DECORATIVOS.

40

41

42

43 TAMBÉM NESSE PERÍODO CRIARAM-SE PROJETOS PAISAGÍSTICOS DE GRANDES JARDINS DE PALÁCIOS, COMO OS DE VERSALHES, NA FRANÇA.

44 O BARROCO NA ESPANHA   DO SÉCULO XVII ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIII O BARROCO EXPANDIU-SE DA ITÁLIA PARA TODA A EUROPA E GANHOU, EM CADA PAÍS, CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. 

45 Catedral de Santiago de Compostela
UM TRAÇO ORIGINAL DO BARROCO ESPANHOL ENCONTRA-SE NA ARQUITETURA, PRINCIPALMENTE NAS PORTADAS DOS EDIFÍCIOS CIVIS E RELIGIOSOS, DECORADAS EM RELEVO.

46 Infanta Margarita da Áustria, Velázquez.
A PINTURA ESPANHOLA FOI MUITO INFLUENCIADA PELO BARROCO ITALIANO, PRINCIPALMENTE NO USO EXPRESSIVO DE LUZ E SOMBRA, MAS CONSERVOU PREOCUPAÇÕES PRÓPRIAS: O REALISMO E O DOMÍNIO DA TÉCNICA.

47 ENTRE OS PINTORES MAS REPRESENTATIVOS ESTÃO EL GRECO E VELÁZQUEZ.

48 EL GRECO: AS FORMAS ALONGADAS
São Paulo Agonia no Jardim EL GRECO ( ) NASCEU NA ILHA DE CRETA, GRÉCIA, E MAIS TARDE FOI PARA ROMA. APÓS BREVE PERÍODO EM MADRI, PARTIU PARA TOLEDO NA ESPANHA, ONDE SE INSTALOU DEFINITIVAMENTE.

49 Sagrada Família SEU NOME VERDADEIRO ERA DOMENIKOS THEOTOKOPOULOS, MAS SEU APELIDO – EL GRECO – REUNIU AS TRÊS CULTURAS QUE O INFLUENCIARAM: O ARTIGO “EL” DO ESPANHOL, O SUBSTANTIVO “GRECO” DO ITALIANO, O QUAL INDICAVA SUA ORIGEM.

50 No Trono Cristo Carregando a Cruz SUA PINTURA É MARCADA PELA VERTICALIDADE: FIGURAS ESGUIAS E ALONGADAS QUE DEIXAM DE LADO O IDEAL DE BELEZA DO RENASCIMENTO ITALIANO, EM QUE O CORPO HUMANO É REPRESENTADO COM FORMAS PERFEITAS.

51 Espólio, 1579, El Greco, catedral de Toledo

52 VELÁZQUEZ: RETRATOS DA CORTE ESPANHOLA
Felipe IV de Armadura, 1628 Felipe IV em Fraga, 1644 VELÁZQUEZ ( ), ASSIM COMO CARAVAGGIO, TRABALHOU A LUZ EM CONTRASTE COM A SOMBRA. TORNOU-SE FAMOSO POR RETRATAR A CORTE ESPANHOLA DO SÉCULO XVII.

53 As meninas, Velásquez, 1656-1657, museu do Prado
ENTRE ESSES RETRATOS ESTÁ AS MENINAS, UMA DE SUAS OBRAS MAIS IMPORTANTES.

54

55

56

57 O BARROCO NOS PAÍSES BAIXOS
NOS PAÍSES BAIXOS O BARROCO DESENVOLVEU-SE EM DUAS GRANDES DIREÇÕES, SOBRETUDO NA PINTURA. NA BÉLGICA MANTEVE AS LINHAS MOVIMENTADAS E A FORTE EXPRESSÃO EMOCIONAL.

58 JÁ NA HOLANDA GANHOU ASPECTOS MAIS PRÓXIMOS DO ESPÍRITO PRÁTICO E AUSTERO DO POVO HOLANDÊS; DAÍ A PINTURA DE CENAS DA VIDA DOMÉSTICA E SOCIAL TRABALHADAS COM MINUCIOSO REALISMO.

59 REMBRANDT: A GRADUAÇÃO DA CLARIDADE
A ronda noturna A PINTURA DE REMBRANDT ( ) REVELA UM PINTOR QUE TRABALHO COM PRECISÃO OS EFEITOS DA LUZ.

60 O QUE DIRIGE NOSSA ATENÇÃO NÃO É PROPRIAMENTE O CONTRASTE ENTRE LUZ E SOMBRA, MAS OS DIVERSOS GRAUS DE CLARIDADE, OS MEIOS-TONS, AS PENUMBRAS QUE ENVOLVEM ÁREAS DE LUMINOSIDADE MAIS INTENSA.

61 São Paulo

62 A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DOUTO TULP,1632. Haia
É ISSO, POR EXEMPLO, O QUE SE VÊ NO QUADRO A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DOUTO TULP.

63

64 VERMEER: A DELICADEZA DA VIDA COMUM
A leiteira ( ) A aula de música (1662) DIFERENTEMENTE DE REMBRANDT, VERMEER ( ) TRABALHA OS TONS EM PLENA CLARIDADE. SEUS TEMAS SÃO SEMPRE OS DA VIDA DAS PESSOAS COMUNS DA HOLANDA SEISCENTISTA.

65 SEUS QUADROS DOCUMENTAM COM DEDICADA BELEZA OS MOMENTOS SIMPLES DA VIDA COTIDIANA.
Cristo na casa de Marta e Maria ( ) A alcoviteira (1656)

66 Jovem adormecida (1657) Mulher de azul, lendo uma carta (1664)

67 Leitora à janela ( ) Mulher segurando uma balança (1665)

68 Rapariga com Brinco de Pérola (1665-1666)
Alegoria da pintura ( )


Carregar ppt "A ARTE BARROCA NA EUROPA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google