A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPLANTAÇÃO DE COMPLEXOS REGULATÓRIOS O CASO DE ARACAJU - SERGIPE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPLANTAÇÃO DE COMPLEXOS REGULATÓRIOS O CASO DE ARACAJU - SERGIPE"— Transcrição da apresentação:

1 IMPLANTAÇÃO DE COMPLEXOS REGULATÓRIOS O CASO DE ARACAJU - SERGIPE

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
SERGIPE – MENOR ESTADO DA FEDERAÇÃO; POPULAÇÃO HABITANTES; ARACAJU, CAPITAL – HABITANTES; CONGLOMERADO METROPOLITANO – HABITANTES; MAIOR DISTANCIA DA CAPITAL – 230 KM;

3 O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
Habilitação do Município na condição de Gestor Pleno de Sistema; No PDR - Pólo Estadual de atendimento; Processo de descentralização; Fortalecimento da Gestão;

4 GESTÃO PLENA RESOLUÇÃO CIB 03/2001 de 27 de março de 2001;
RESOLUÇÃO N.º 06/01 de 30 de abril de 2001; RESOLUÇÃO 27/2002 de 11 de junho de 2002; ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE DE SERGIPE, REALIZADA EM 24 de outubro de 2002; RESOLUÇÃO N. 74/02 de 20 de dezembro de 2002

5 FORTALECIMENTO DA GESTÃO
Comando único sobre os prestadores; Ampliação das ações de controle sobre os prestadores; Fomulação e implantação do modelo de atenção e gestão; Formulação e execução do chamamento público; Problematização sobre as ferramentas e modelo de regulação;

6 MODELO DE REGULAÇÃO Atender os pressupostos da Política Nacional de Informação: sistema de registros das ações vinculada ao usuário, unidade e profissionais executantes, possibilitando interface com o processamento dos sistemas de informações e utilização do sistema cartão nacional de saúde; Coerência entre o modelo de atenção e o modelo de regulação; Ampliação do controle sobre as ações efetivamente executadas pelos prestadores;

7 COMPLEXO REGULATÓRIO O conceito de regulação da assistência, diz respeito aos mecanismos e procedimentos que se preocupam em identificar uma necessidade, compreendê-la e encontrar uma reposta compatível com a situação. Nesse sentido, denominamos ¨complexo regulatório¨, ao conjunto de iniciativas, que visam articular os instrumentos e tecnologias em processos, facilitando o acesso às distintas modalidades assistenciais; Portanto, configura-se como saber tecnológico que irá favorecer as interconexões entre as necessidades dos usuários e as intervenções nas redes assistenciais, permitindo a confor-mação de rotas que os usuários percorrem no sistema de saúde, as linhas de produção do cuidado, a fim de atender suas necessidades.

8 UNIDADES SOLICITANTES AMBULATORIAIS INTERIOR UNIDADES SOLICITANTES
SERVIDOR DO CARTÃO Central Regulação UNIDADES SOLICITANTES AMBULATORIAIS UNIDADES HOSPITALARES SERVIDORES DE APLICAÇÃO UNIDADES EXECUTANTES

9 Organização produtiva
INTEGRAÇÃO Regulação do atendimento pré-hospitalar de urgência; Regulação dos procedimentos eletivos: MAC; Regulação de leitos;

10 ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA
PROGRAMAÇÃO DA CENTRAL; REGULAÇÃO TÉCNICA; CENTRAIS DE ATENDIMENTO E SUPORTE; MONITORAMENTO DO ACESSO DOS MUNICIPIOS DO INTERIOR; CONTROLE DE LEITOS; GESTÃO DE CONTRATOS;

11 FASES de Criação da Central de Regulação
Distribuir Contrato aos Solicitantes Determinar Procedimentos Regulados Criar Contratos Vincular Prestadores à Central << >> Criar Central de Regulação Geração de Tickets Vincular Unidades Solicitantes Relacionar Procedimentos ao Prestador Distribuir Contrato entre TAS Reg’s Revalidar Perfis de Unidades Detalhar Contratos Processo já existente Distribuidor de Recursos Administrador de Recursos

12 Fase 3 - Relacionar procedimentos ao prestador
PROTÓTIPO – Procedimentos Cobertos pelo Contrato Fase 3 - Relacionar procedimentos ao prestador 01/11/2003 US GERALDO MAGELA 01/12/2003 MENSAL 2291 Data de Início de Vigência : Tipo de Competência : Início de Competência : Unidade: Contrato: Limite Financeiro: Final de Vegência: Município Tipo de Unidade: 001 ARACAJÚ 01/11/2010 R$ ,00 SAÚDE DA FAMÍLIA Código Descrição Valor Unitário A RESSONANCIA MAGNÉTICA I R$ 250,00 A ANGIOGRAFIA POR RESSONANCIA MAGNÉTICA R$ 150,00 A RESSONANCIA MAGNÉTICA DO PE OU TORNOZELO R$ 377,78 A RESSONANCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO R$ 423,08 A RESSONANCIA DE VIAS BILIARES R$ 933,33

13 Fase 4 - Distribuir contrato aos solicitantes
PROTÓTIPO – Geração de Regras para Distribuição - Unidades Fase 4 - Distribuir contrato aos solicitantes ,00 01/11/2003 US GERALDO MAGELA 01/12/2003 MENSAL 2291 Data de Início de Vigência : Tipo de Competência : Início de Competência : Unidade: Contrato: Limite Financeiro: Final de Vegência: Município Tipo de Unidade: 001 ARACAJÚ 01/11/2010 R$ ,00 SAÚDE DA FAMÍLIA Alocado R$ ,00 >> RESSONANCIA MAGNÉTICA I X 100 25.000,00 Tipo de Distribuição Percentual Para a Central 50 % 12.500,00 Limite 25 % 6.250,00 Distribuído ,00 2321 CENTRO DE SAUDE SILVIA LINHARES 8% 2.000,00 2763 US DONA JOVEM AZEVEDO 7% 1.750,00 2755 GINOCHECK UP 5% 1.250,00 2747 CLINICA SANTA SOPHIA 5% 1.250,00 2739 LABORATORIO CLIN. DE SERGIPE LTDA 5% 1.250,00 2720 LACLIN 5% 1.250,00 2712 LAPEME 5% 1.250,00 2704 CLIMEDI 5% 1.250,00 2585 CLINICA E HOSPITAL SAO LUCAS 5% 1.250,00

14 Fase 4 - Distribuir contrato aos TAS Reguladores
PROTÓTIPO – Geração de Regras para Distribuição Fase 4 - Distribuir contrato aos TAS Reguladores ,00 01/11/2003 US GERALDO MAGELA 01/12/2003 MENSAL 2291 Data de Início de Vigência : Tipo de Competência : Início de Competência : Unidade: Contrato: Limite Financeiro: Final de Vegência: Município Tipo de Unidade: 001 ARACAJÚ 01/11/2010 R$ ,00 SAÚDE DA FAMÍLIA Alocado R$ ,00 ,00 ,00 ,00 << >> RESSONANCIA MAGNÉTICA I X 7 1.750,00 Tipo de Distribuição Percentual Para a Unidade 43 % 750,00 Limite 15% 250,00 Distribuído ,00 2763 US DONA JOVEM AZEVEDO ,00 TAS REGULADORES % VALOR

15 Fase 5 - Geração de Tickets
Central de Regulação R$ ,00 Prestador : 2 R$ ,00 Prestador : 1 R$ ,00 Unidade : R$ ,00 A distribuir : R$ ,00 Grupo Procedimento 31: R$ ,00 A distribuir : R$ ,00 Procedimento R$ ,00 A distribuir : R$ ,00 << >> Unidade Solicitante 3 Total A distribuir: Unidade Solicitante 4 Total A distribuir: Unidade Solicitante 5: Total A distribuir: ,00 – ,00 ,00 – ,00 ,00 – ,00 ,00 – ,00 50.000,00 – ,00 ,00 – ,00 ,00 – ,00 ,00 – ,00 ,00 – ,00 Unidade Solicitante 3 TAS Regulador 1 Unidade Solicitante 4 TAS Regulador 1 Unidade Solicitante 5 TAS Regulador 1 50.000,00 50.000,00 50.000,00 50.000,00 50.000,00 50.000,00 25.000,00 25.000,00 25.000,00 TAS Regulador 2 TAS Regulador 2 TAS Regulador 2 25.000,00 25.000,00 25.000,00 25.000,00 25.000,00 25.000,00 ,00

16 Sistema Único de Saúde - Controle Avaliação Regulação Programação
Administrativos Operacionais Consultas Sair Windows CONSULTAS ESPECIALIZADAS INTERNAÇÕES Cod Desc Hospital No Dia Anterior Acumulado Mês No Dia Anterior Acumulado Mês Solicitadas % % Internações % % Agendadas % % Altas % % Realizadas % % Média de Pacientes- Dia % % Canceladas % % Média de Permanência % % Abstenção % % Taxa de Ocupação % % Internações % % Taxa de Renovação % % A.P.A .C.´s % % SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE Cod Desc Cod Desc No Dia Anterior Acumulado Mês No Dia Anterior Acumulado Mês Solicitadas % % Solicitadas % % Realizadas % % Agendadas % % Pendentes % % Realizadas % % Canceladas % % Abstenção % %

17

18

19 PRINCIPAIS TENSÕES IMPLANTAÇÃO DO REGISTRO PELOS PROFISSIONAIS;
TENSÃO COM A SES A CERCA DO COMANDO ÚNICO E REGULAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DOS MUNICIPIOS DO INTERIOR; NECESSIDADE DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO

20 AVANÇOS CONTROLE SOBRE TODOS OS PROCEDIMENTOS REGULADOS;
ECONOMIA AO ERÁRIO PÚBLICO; REGULAÇÃO PRIORIZANDO A LÓGICA DO ACESSO INTEGRAL COM EQUIDADE; CONHECIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE O FERTA E DEMANDA;


Carregar ppt "IMPLANTAÇÃO DE COMPLEXOS REGULATÓRIOS O CASO DE ARACAJU - SERGIPE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google