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O PERFIL DA FILOSOFIA ESPÍRITA E A EVOLUÇÃO SOCIETÁRIA

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Apresentação em tema: "O PERFIL DA FILOSOFIA ESPÍRITA E A EVOLUÇÃO SOCIETÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 O PERFIL DA FILOSOFIA ESPÍRITA E A EVOLUÇÃO SOCIETÁRIA

2 O espiritismo projeta para a humanidade:
a) novos conhecimentos; b) uma nova concepção do homem; c) uma nova concepção do universo; d) a sintonia do homem com Deus.

3 Na sua análise, o espiritismo aprofunda:
1. a existência de Deus; 2. a criação; 3. o homem holístico; 4. o espírito e sua natureza; 5. a vida e o mundo de após morte; 6. a reencarnação; 7. a relação dos homens com os espíritos 8. as Leis Divinas ou Naturais; 9. as penas e gozos futuros; 10. Jesus como modelo de perfeição humana; 11. a educação integral.

4 O mundo atual enfrenta problemas e conflitos
O mundo atual enfrenta problemas e conflitos. O crescimento da população, o desenvolvimento econômico, o progresso cientifico, o aprimoramento técnico, e a profunda modificação das concepções da vida e do homem, assustam e amedrontam os homens As religiões (igrejas) tradicionais são abaladas e desestruturam-se em sua bases. Ameaçam ruir, ao depararar-se com o avanço científico e do ceticismo que se propaga. A sociedade se desestrutura, os velhos paradigmas são rompidos, sem que haja novos para substituí-los, levando os homens ao desequilíbrio e a busca desenfreada pelos prazeres da matéria

5 O espírita também enfrenta essa situação
O espírita também enfrenta essa situação. Mas o Espiritismo não é uma religião tradicional, nem apresenta dogmas e concepções superadas. É uma Doutrina Filosófica, que busca alicerçar o futuro. Suas bases não são dogmáticas, mas sim filosóficas, científicas, experimentais e morais. Sua estrutura não é teológica, mas filosófica, apoiada lógica e na razão mais rigorosa. Sua base religiosa não necessita das promessas e das ameaças da recompensa e do castigo eterno (céu e inferno), mas define-se na aplicação da liberdade humana e da responsabilidade espiritual de cada indivíduo, sujeita ao controle e registro natural da lei de causa e efeito.

6 elevação acima das das paixões; controle e moderação dos desejos;
A filosofia espírita formula as características do homem moral, aquele que evolui moralmente, conforme enunciado na questão 941do LE: elevação acima das das paixões; controle e moderação dos desejos; conduta de calma e serenidade; felicidade com o bem que faz; superação das contrariedades sem sofrimento.

7 Quando sofremos, estamos sofrendo as conseqüências da transgressão de Leis Naturais, pois não existe dor sem razão, o que nos leva ao entendimento que o homem moral, espiritualizado, dignificado no bem, evoluído, possui consciência tranqüila e uma existência repleta de felicidade, mesmo atravessando as dificuldades da matéria. Esse é o resultado da vivência à luz do Espiritismo, da aplicação diária de sua filosofia, que esclarece as virtudes e suas conseqüências, levando o Espírito à plenitude de sua imortalidade (LE questão 964).

8 A filosofia espírita abre à Humanidade um novo roteiro, indicando-lhe os caminhos para o Infinito, revelando-lhe seu verdadeiro papel na Criação. Desempenhando um papel de eterna construção, tanto encarnado como quando desencarnado, o ser humano já não marcha às cegas. Sabe de onde vem e para onde vai e porque existe. O futuro se lhe apresenta sem os preconceitos da ignorância e da superstição. Não se constitui numa esperança, mas numa verdade palpável, tão concreta para ele como o dia e a noite se sucedendo no transcorrer dos dias.

9 O ser humano sabe então que não está limitado a uma existência efêmera, que a vida do espírito não é interrompida pela morte; que já viveu, que tornará a viver, e que tudo quanto aprender e evoluir, em conhecimento e em moralidade, lhe servirá na vida futura. Nas existências passadas, encontra a razão do que é hoje, e sabe que o amanhã será determinado pelo que aprender, fizer e plantar na existência atual.

10 Como evoluirá a sociedade, como esta alcançará sua redenção
Como evoluirá a sociedade, como esta alcançará sua redenção? A resposta está na questão 1019 de “O Livro dos Espíritos”: “O bem reinará na Terra quando entre os Espíritos que a vem habitar os bons superarem os maus. Então eles farão reinar o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. É pelo progresso moral e pela prática das leis de Deus que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e afastará os maus. Mas os maus só a deixarão quando o homem tenha banido daqui o orgulho e o egoísmo.” O homem de bem construirá a felicidade aqui na terra, vivendo dentro dos princípios do amor e da justiça,aplicado o princípio de direitos e deveres iguais para todos. Para isso, necessita progredir moralmente e praticar o bem, o amor e a caridade. Que melhor filosofia do que esta?

11 A Filosofia Espírita foi consolidada na publicação de "O Livro dos Espíritos .
Nele estão definidos os postulados da nova doutrina, que é filosófica, com base científica e cunho moral. Abrem-se horizontes infinitos para a a sociedade com essa obra, que apresenta revelações e conhecimentos de caráter transcendente para toda a Humanidade. Síntese filosófica dos ensinos dos Espíritos, essa obra estava destinada a renovar a Fé, não a destrui-la, oferecendo solução aos problemas do Ser. Os principais pontos abordados são:

12 Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas
Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens

13 Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é seu autor
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais. O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material. Os Espíritos são seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexistem e sobrevive a tudo. Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

14 Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

15 Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores. As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal.

16 Jesus é o guia e modelo para toda a humanidade
Jesus é o guia e modelo para toda a humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade. O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei Divina ou Natural.

17 A prece é um ato de adoração a Deus
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

18 Bibliografia e Fontes de Consulta
INCONTRI, D. A Educação Segundo o Espiritismo KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos O ESPÍRITA. PIRES, J. H. Curso Dinâmico de Espiritismo SOUZA, J.B. Tempo de Transição

19 Roteiro de Palestra preparado por Carlos A. P. Parchen
Apresentado no C. E. Anjo da Guarda - Itajaí - SC em 28/10/00


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