A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão"— Transcrição da apresentação:

1 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Nono domingo 28.Ago.2011 6.Oração

2 “O dever de orar sempre” O ministério do intercessão
Estudo 09 “O dever de orar sempre” O ministério do intercessão Textos bíblicos: Gênesis Êxodo 1Samuel 7.5 2Crônicas 7.14 João Atos ; Atos Tiago Texto áureo: João 17.20: ”E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”

3 Nosso comentarista da lição escreve: Wesley Duewell, autor do livro
Introdução (I) Nosso comentarista da lição escreve: “Orar é falar com o Deus Trino, apresentando-lhe nosso louvor, confissão de pecados, petições e ações de graças”, ao que não poderíamos deixar de acrescentar, “e também a nossa intercessão em favor dos outros”. Wesley Duewell, autor do livro “Toque o mundo através da oração”, afirma o seguinte: A oração é o maior recurso da igreja. Ela é o meio mais eficaz de preparar o caminho do Senhor”… Para a vitória do seu povo, para o triunfo de sua igreja e para a volta de Cristo”

4 O mesmo escritor nos aponta:
Introdução (II) Uma outra frase bem significativa é quando o autor indica a cada um de nós: “Você mesmo pode influenciar mais pessoas para Deus, e ter um desempenho maior no avanço da causa de Cristo pelo poder da oração, do que por qualquer outro meio”. O mesmo escritor nos aponta: “Orar, não é a única coisa que você deve fazer em prol da causa de Cristo e da igreja, mas, sem dúvida, é a maior coisa que pode fazer.”

5 Introdução (III) O ato de orar é mais do que um privilégio para o crente… Mais do que um dever para o salvo… É um meio, um instrumento para nos aproximar de Deus! A oração, no entanto, não pode ser vista apenas como algo de proveito próprio, pessoal e egoísta… Existem muitos tipos de oração: de ação de graças… de dedicação… de louvor… de consagração… de confissão… Porém, sem dúvida, a oração intercessória, dentre todas as demais, é aquela mais necessária nos tempos de hoje.

6 Assim, o Ministério da Intercessão se efetiva na igreja
Introdução (IV) Num mundo em derrocada moral, social e espiritual como este em que vivemos, o crente deve estar sempre em espírito de oração por aquilo que está acontecendo ao seu redor: Por seus familiares, amigos, irmãos… Pelos enfermos e em dificuldades pessoais… Por seu pastor, pela liderança na igreja que frequenta; 3. Por sua vida profissional, chefes, colegas, clientes; 4. Por seus governantes, pelas autoridades constituídas; 5. Pela paz na cidade em que reside e vive; 6. Pela situação no mundo: guerras, situações climáticas; 7. Por aqueles que nos pedem que oremos por eles. Assim, o Ministério da Intercessão se efetiva na igreja

7 Introdução (V) Os textos que estaremos lendo
nos vão mostrar como a oração intercessória já se dava nos tempos bíblicos, começando mesmo no AT, e se estendendo por todo o NT. 1. Em Gênesis , Abraão ora pelos justos; 2. Em Êxodo , Moisés ora pelo povo hebreu; 3. Em 1Samuel 7.5, o profeta ora pela vitória na batalha; 4. Em 2Crônicas 7.14, o rei ouve este conselho do Senhor 5. Em João , Cristo ora por seus discípulos; 6. Em Atos , Pedro ora por uma irmã querida; 7. Em Atos , a igreja ora por seu líder; 8. Em Tiago , o apóstolo nos exorta a orar uns pelos outros.

8 sobre o exercício do ministério
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério da intercessão: Nos textos mais longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.

9 Sodoma e Gomorra não eram cidades que merecessem a intercessão de Abraão. Especialmente pela ingratidão de Ló, seu sobrinho. Mas ainda assim: “E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver 50 justos na cidade?... Se eu achar 50 justos, pouparei o lugar. E 45?... E 40?... E 30?... E 20?... E 10?...Ainda assentiu o Senhor: Por causa de 10 não a destruirei! E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar!” Ministério Cristão Abraão ora por Sodoma e Gomorra Gênesis

10 Ministério Cristão 2) Moisés ora pelo povo infiel Êxodo O povo trai a confiança de Moisés. Mal ele se afasta, o povo se volta para os ídosos. Mas, ainda assim: “Vós tendes cometido grande pecado... Subirei ao Senhor e farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor e disse: Ó, este povo cometeu um grande pecado... Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou senão, risca-me do teu livro, que tens escrito... Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro.”

11 3) Samuel ora pelo povo na batalha
Ministério Cristão 3) Samuel ora pelo povo na batalha 1Samuel 7.5 O povo de Deus vinha sofrendo humilhação nas mãos dos inimigos filisteus. Samuel pede um voto de fidelidade e com base nesta disposição do povo ele se dispõe a ajudar: “Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá, e orarei por vós ao Senhor”.

12 4) Salomão ouve de Deus o conselho sobre a oração
Ministério Cristão 4) Salomão ouve de Deus o conselho sobre a oração 2Crônicas 7.14 Salomão ora a Deus e o Senhor vem-lhe ao encontro, com um sublime conselho sobre a oração intercessória: ” E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

13 Cristo sabia o quanto seus discípulos iriam precisar deste apoio por meio da oração. É quando pronuncia a chamada oração sacerdotal: “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus... ... Guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um assim como nós... Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno...Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade... E rogo não somente por estes, mas também por aqueles Que pela sua palavra hãi de crer em mim.” Ministério Cristão 5) Jesus ora por seus discípulos João

14 Ministério Cristão 6) Pedro exerceu este ministério: At “Achou ali certo homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia numa cama, porque era paralítico. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou... Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e voltando-se para o corpo disse: Tabita, levanta-te... Ele, dando-lhe a mão, levantou-a!

15 A libertação milagrosa
de Pedro “Pedro, pois, estava guardado na prisão, mas a igreja orava com insistência a Deus por ele. Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam” Ministério Cristão 7) A igreja primitiva exercia este ministério At

16 ensina sobre o valor da oração “Está aflito alguém entre vós?
Ministério Cristão 8) O apóstolo orava pelos enfermos Tiago Tiago em sua carta nos ensina sobre o valor da oração intercessória: “Está aflito alguém entre vós? Ore! Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, eo Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”

17 Conclusão 1.Você ora pelos outros?
2. Você exerce o ministério da intercessão? 3. Você tem algum resultado em que a sua oração ajudou a alguém a vencer um problema? 4. Você não gostaria de exercer este ministério? 5. Não estamos falando de orar eventual ou esporadiamente pelos outros, mas fazê-lo de forma regular?


Carregar ppt "O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google