Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Literatura Brasileira
Terceira Geração Modernista Professor: Otávio Bonfim
2
Contexto Histórico 1945 – Fim da Segunda Guerra Fim da Era Vargas
Redemocratização do Brasil Euforia do governo de Juscelino Kubitscheck Guerra Fria
3
A Poesia Oposição às conquista e inovações da geração de 22(liberdade formal, ironias, sátiras e outras “brincadeiras modernistas”) Formas estéticas ao estilo parnasiano, com uma linguagem lírica Poesia mais equilibrada, séria
4
A prosa (Romances e Contos)
Literatura intimista, de sondagem psicológica,introspectiva Nova dimensão do Regionalismo(recriação dos costumes e da fala sertaneja – a psicologia do jagunço do Brasil central) Pesquisa da linguagem
5
Imagens de Clarice Lispector
6
Características da prosa de Clarice Lispector
Personagens representativas da situação alienada dos indivíduos das grandes cidades. Narradores que contestam a linguagem literária padronizada. Histórias que raramente têm um enredo,um começo, meio e fim. Fluxo da consciência(confusa fronteira entre a voz do narrador e das personagens) narrativa interiorizada, centrada num momento de vivência interior
7
Os quatro passos percorridos pelos personagens de Clarice em suas histórias.
A personagem é disposta numa determinada situação cotidiana. Prepara-se um evento que é sentido discretamente. Ocorre o evento que lhe “ilunina” a vida. O corre o desfecho, onde se considera a situação da vida da personagem, após o evento. Momento de Epifania ou Revelação
8
Aspectos da obra “A Hora da Estrela”
A história é basicamente o relato da vida de uma nordestina, de 19 anos, alagona, que chega a cidade do Rio de Janeiro. Os fatos são relatados através de um narrador personagem. Macabéa tem uma vida medíocre e apenas representa o papel de “ser” na vida. É uma inocência pisada, uma miséria anônima...
9
Os contos de Clarice Personagens angustiados, melancólicos; sentem-se desajustados em relação à vida pacata e sem sobressalto desejam a liberdade; refletem sobre a capacidade expressiva das palavras.
10
Os contos de Clarice Apresentam o confronto entre sujeitos que constroem suas identidades a partir de um outro com quem estabelecem relações ásperas e difíceis. Os conflitos,predominantemente interiores, são revelados e enunciados nas narrativas sem que se possa retomar o precário equilíbrio vivido antes de dflagrada a a revelação ou epifania. Quanto ao narrador, há contos narrados em primeira pessoa e em terceira, caso em que a técnica do discurso indireto livre diminui a distância entre narrador e personagem.
15
A Prosa de Guimarães Rosa
Revolucionou o mundo da linguagem Recriação da fala regional Uso com liberdade de arcaismos,neologismos e empréstimos de outras línguas
16
A prosa de Guimarães Rosa
Mudança de posição dos termos da frase, ordem indireta de escrita. Emprego de recursos típicos da poesia(métrica, rima, figuras de linguagem)
19
João Cabral de Melo Neto
O poeta engenheiro
20
Características da poesia de João Cabral de Melo Neto
Poesia cerebral e não emotiva Construção elaborada da linguagem Rigor formal e expressivo Engajamento com a realidade social e humana Poesia não-lirica, não confessional, presa à realidade e dirigida ao intelecto
21
O OVO – Poema de João Cabral
O ovo revela o acabamento a toda mão que o acaricia, daquelas coisas torneadas num trabalho de toda a vida. E que se encontra também noutras que entretanto mão não fabrica: nos corais, nos seixos rolados e em tantas coisas esculpidas cujas formas simples são obra de mil inacabáveis lixas usadas por mãos escultoras escondidas na água, na brisa. No entretanto, o ovo, e apesar de pura forma concluída, não se situa no final: está no ponto de partida
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.