A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
PERÍODO:

2 Empregos e Rendimentos

3 Avanços no Governo Lula Do ponto de vista econômico:
Os resultados revelam melhoria nos principais indicadores do mercado de Trabalho: crescimento da ocupação, queda do desemprego. Rotatividade - se por um lado a produtividade bateu recordes nos últimos anos, o rendimento médio dos trabalhadores/as não conseguiu o mesmo feito, ou seja, o lucro obtido com a produtividade continua ficando nas mãos de poucos. Período Admitidos Desligados Saldo 1995/2002 2003/2010 Fonte: CAGED/MTE Nota: Em 2010 foram considerados o período de janeiro a junho. Observação: Este dado não inclui os estatutários (regime único próprio)

4 Índice do rendimento médio real dos ocupados na indústria, RMSP e produtividade Brasil - 1989 a 2008

5 Avanços no Governo Lula
Do ponto de vista econômico: Avanços no Governo Lula Renda média nominal e número de vínculos, segundo dados da RAIS No período de 2003 a 2009, o emprego cresceu 43,7%. Nesse período foram criados 12,5 milhões (dado que inclui os empregos gerados no serviço público-estatutários) de emprego. Em dezembro de 2009 o número de pessoas no mercado formal de trabalho atingiu o montante de 41,2 milhões de empregos, com renda média de R$ 1.461,21. Em dezembro de 2002, o número de pessoas empregadas no mercado formal de trabalho era de 28,7 milhões de emprego, com renda média de R$ 885,89. Fonte: RAIS/MTE

6 Avanços no Governo Lula Do ponto de vista econômico:
Evolução do salário mínimo em termos reais: 2003 – ,00% sendo: 2003 – ,00% 2007 – ,71% Discreta recuperação do salário médio.

7 Redução da Pobreza no Brasil
Cai o número de pobres no País: Em 1992 tínhamos 35,16% da população pobre Em 2006 esse índice caiu para 19,31% Causas da redução: Bolsa Família Ganho real do salário mínimo Geração de empregos formais Crescimento da renda do trabalho Transferências via previdência social Políticas Públicas (habitação, saneamento entre outras)

8 O desafio do ganho real de salários
O desafio que se coloca é como aumentar a participação da remuneração do trabalho na renda nacional Em geral os ganhos reais negociados têm ficado aquém do crescimento médio per capita da economia Ainda não se conseguiu, de forma ampliada, passar de uma posição defensiva do poder de compra dos salários para uma melhor posição na participação dos trabalhadores no resultado sobre o produto social.

9 O desafio do ganho real de salários
Ganhos reais de 1% ou 2%, apesar de serem os melhores da história em termos relativos, incidem sobre salários muitos baixos. Além disso, parte dos ganhos reais negociados são compensados pelo processo de rotatividade, que reduz salários médios. Fonte: Dieese -2007

10 AVANÇOS SOCIAIS E PARA AS RELAÇÕES DE TRABALHO

11 Avanços Sociais e Políticos
Políticas de inclusão com bons resultados – exemplo, maior participação de jovens na educação, em especial no ensino superior – um dos importantes avanços do Governo Lula; Democratização das Instituições – fortalecimento da democracia direta – ex. Conferências: comunicação, saúde, educação, mulheres; Constituição do GT Tripartite sobre Trabalho Decente e pré-lançamento da Conferência em 2010 e conferências do mundo do trabalho tendo como eixo central o trabalho decente em 2011; GT sobre igualdade de oportunidade e de tratamento Investimentos em infra-estrutura de forma descentralizada – PACS I e II, exemplo minha casa minha vida.


Carregar ppt "O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google