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E SPIRITUALIDADE L ÚCIDA : DESAFIO PARA O CONVÍVIO.

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Apresentação em tema: "E SPIRITUALIDADE L ÚCIDA : DESAFIO PARA O CONVÍVIO."— Transcrição da apresentação:

1 E SPIRITUALIDADE L ÚCIDA : DESAFIO PARA O CONVÍVIO

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3 É a percepção de si no mundo e como parte integrante da totalidade da criação (Casa Comum); Requer não apenas a apreciação da realidade, mas desenvolve uma nova epistemologia; Posicionar-se no mundo, compreendendo-nos como recebedores/as, doadores/as, sujeitos e parte de um enredo maior. O que significa uma espiritualidade lúcida?

4  Subverte a maneira de ver Deus, pois convida a encontrar o Divino em meio aos prazeres e às mazelas, dentro e fora de nós;  Cria laços de solidariedade, empatias e parcerias para transformar a nós e o mundo.  Lembra que a encarnação nos relembra que o divino nos interpela através do cotidiano e que Deus habita em meio de nós. Espiritualidade Lúcida também...

5  Nosso contexto:  Há 33 anos atrás era o de abertura democrática;  TDL e reflexão sobre a responsabilidade social das Igrejas eram referência;  Contexto atual:  Pautas religiosas mais complexas;  Pluralização de atores sociais;  Maior competição religiosa;  Tênue separação entre religião e mercado  Outras formas de articulação intereclesiais (corporativas)  Mudança no cenário religioso brasileiro (IBGE)  Mudança do papel da religião na sociedade  Relação entre religião e política

6 Reflexão sobre o papel das religiões na sociedade na sociedade atual; Oportunidade de dar o testemunho para o mundo? Qual testemunho dar? Qual o conteúdo da proclamação? A negação do outro e dos direitos como testemunho? O que temos a ver com isso? Instrumentalização da religião na política. É possível, em nome da fé, discriminar o outro?

7 As intolerâncias no Brasil

8 RacismoCultural

9 POLÍTICA Gênero

10 RELIGIÃO E POLITICA

11 No Brasil: No estado do Rio de Janeiro, pesquisa sobre intolerância religiosa: dos 840 terreiros de umbanda e de candomblé pesquisados, 430 informaram ter sido alvo de agressão ou discriminação. Em quase 40% dos casos a responsabilidade pelos ataques foi atribuída a cristãos evangélicos.

12 Relacionada a um projeto de desenvolvimento: hidroelétrica e expansão do agronegócio; Relatório da CPT (2011): 450 projetos econômicos a serem desenvolvidos em territórios indígenas Assassinato de 500 indígenas entre 2003 a 2011. Violência Contra povos indígenas

13 Pesquisa sobre religião realizada na América Latina em fevereiro pela Pew Research: De cada 100 brasileiros, 63 acreditam total ou parcialmente que as mulheres devem obedecer a seus maridos. Número de pessoas entrevistadas: 30 mil Brasil ocupa o Primeiro lugar; Argentina: 31% Colômbia: 50%

14 Intolerância religiosa no mundo:  Atualmente, 75% da população mundial vive em países com sérias restrições para o exercício da liberdade religiosa (Open Doors);  Estima-se que 200 milhões de cristãos, em mais de 60 países em todo o mundo, enfrentam algum tipo de restrição, discriminação ou total perseguição (equivalente a 10% dos 2,2 bilhões de cristãos no mundo);

15 Últimos 15 meses 1.Rapto de 270 escolares negerianas; 2.Decapitação de 21 cristãos coptas egípcios na Líbia 3.147 mortes em um campus universitário no Quênia. 4.Asia Bibi: paquistanesa cristã condenada à forca por não querer se converter ao Islã; 5.Merim Ibrahim: mulher do Sudão foi condenada à morte por apostasia

16 DESAFIOS  Repensar o papel da religião na sociedade: nunca perder a perspectiva da autocrítica e da ambigüidade da religião.  Divindade é definida mais por uma ação do que por um nome ou forma de culto. Eu sou o que sou (Ex 3.14)  Liberdade religiosa: como direito de todas as pessoas terem liberdade de escolher, praticar, compartilhar de forma não coercitiva e mudar de religião ou crença, incluindo o direito a não ter religião.  Ataques religiosos ligados a circunstâncias econômicas, políticas,...  “ Se quisermos defender a liberdade religiosa em todo o mundo...não vendam armas para quem oprime a liberdade religiosa. Não lavem seu dinheiro...(Justin Welby);  Teólogos/as não estão aqui para ser freios, mas tem o papel de abrir caminhos para o futuro.

17 O faça-se que criou o cosmo a partir do nada e gerou a vida já mirava o ser humano. Com o ser humano teve início um grande ensaio. Um fracasso pelas mãos humanas equivaleria ao fracasso, à revogação de toda a criação. (Thomas Mann. Elogio à transitoriedade.). E por fim...


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