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Teoria Neoclássica da Administração TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "Teoria Neoclássica da Administração TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Neoclássica da Administração TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Principais autores: Peter F. Drucker Ernest Dale Harold Koontz Cyril O’Donnell, Michael Jucius Willian Newman Ralph Davis George Terry Morris Hurley Louis Allen Teoria Neoclássica também é conhecida como Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo, ou Abordagem Universalista da Administração. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

2 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Características principais da Teoria Neoclássica: Ênfase na prática da administração Tem como foco principal os aspectos práticos da Administração, na busca de resultados concretos e palpáveis, porém não descuidando dos conceitos teóricos da administração. Os autores defendem que a teoria somente tem valor quando operacionalizado na prática, ou seja, que leve à ação administrativa. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

3 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Reafirmação Relativa dos postulados clássicos Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando e reestruturando de acordo com as demandas atuais, porém dando uma conotação mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha-staff, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização são realinhados e reavaliados na abordagem neoclássica. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

4 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ênfase nos Princípios Gerais da Administração São estabelecidas algumas normas de comportamento administrativo, como forma de retomar as “leis” cientificas e ao mesmo tempo buscar as soluções administrativas. Os princípios gerais: planejar, organizar, dirigir, controlar devem ser levados em consideração em todas as organizações. Apesar de atividades diferentes, os problemas nas organizações passam a ser comuns na contratação de pessoas, no estabelecimento de planos e objetivos, na avaliação de resultados e na coordenação e controle das operações. Ex.: indústria, governo, Igreja, exército, supermercado, banco e universidades TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

5 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ênfase nos objetivos e nos Resultados “Toda organização existe, não para si mesma, mas sim para alcançar objetivos e produzir resultados.” Uma organização é dimensionada, estruturada e orientada em função dos objetivos e resultados que pretende alcançar. Ênfases diferenciadas: Na Administração Científica: os métodos e a racionalização do trabalho, Na Teoria Clássica: princípios gerais da Administração (planejar, organizar, dirigir, controlar) Na Teoria Neoclássica: são considerados os meios para se alcançar a eficácia e a eficiência. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Segundo definição: Dicionário Aurélio: EFICAZ: aquele que produz efeito, que produz muito, que dá bom resultado. EFICIENTE: ação, força, virtude de produzir um efeito. Segundo a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade): Eficiência é a capacidade de atingir os resultados ou objetivos determinados, otimizando o uso dos recursos disponíveis. Ou seja, eficiente é quem faz mais com menos. Eficácia é a capacidade de atingir um determinado objetivo ou resultado esperado. É possível ser eficaz (atingir os objetivos) sem ser eficiente. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

7 DIFERENÇAS ENTRE EFICIENCIA E EFICACIA
EFICÁCIA ENFASE NOS MEIOS ENFASE NOS RESULTADOS FAZER CORRETAMENTE AS COISAS FAZER AS COISAS CERTAS RESOLVER PROBLEMAS ATINGIR OBJETIVOS SALVAGUARDAR RECURSOS OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS CUMPRIR TAREFAS E OBRIGAÇÕES OBTER RESULTADOS TREINAR OS SUBORDINADOS DAR EFICÁCIA AOS SUBORDINADOS MANTER AS MÁQUINAS MÁQUINAS EM BOM FUNCIONAMENTO PRESENÇA NOS TEMPLOS PRATICA DOS VALORES RELIGIOSOS REZAR GANHAR O CÉU JOGAR FUTEBOL COM ARTE GANHAR A PARTIDA TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ecletismo da Teoria Neoclássica Embora tomem como base a Teoria Clássica, absorvem o conteúdo de outras teorias. Teoria das Relações Humanas: os conceitos de organização informal, dinâmica de grupos, comunicações, liderança e abertura democrática. Teoria da Burocracia: ênfase nos princípios e normas formais da organização hierárquica, autoridade e responsabilidade. Teoria Estruturalista: ênfase no relacionamento entre organização e ambiente externo, estudo comparativo das organizações. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Teoria Comportamental: aspectos relacionados à motivação humana, estilos de Administração, teoria das decisões, comportamento humano, conflitos organizacionais, jogo entre objetivos organizacionais e objetivos individuais, equilíbrio organizacional como um sistema de recompensa e contribuições, etc. Teoria Matemática: a aplicação de Pesquisa Operacional, métodos quantitativos, mensuração de resultados, estudos das decisões quantitativas e programáveis, etc. Teoria dos Sistemas: a organização é vista como um sistema composto de múltiplos subsistemas, sua interação e reciprocidade, demandas do ambiente externo, retroação das conseqüências, etc. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Princípios básicos da Organização: Divisão do Trabalho Especialização Hierarquia Amplitude administrativa TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

11 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Divisão do Trabalho: Para ser eficiente as empresas buscam cada vez mais a divisão do trabalho, ou seja; a decomposição de um processo complexo em várias tarefas simples. Fatores positivos: Padronização e simplificação das atividades dos operários e nos altos escalões da empresa. Maior especialização detalhamento das tarefas. Melhor aproveitamento do trabalho especializado através da departamentalização. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido, e consequentemente maior eficiência. Redução dos custos de produção, mão-de-obra e de materiais diretos. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

12 NIVEIS ADMINISTRATIVOS
Habilidades Necessárias Institucional Conceituais Alta Direção Intermediário Humanas Gerência Operacional Técnicas Supervisão TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

13 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Especialização: Cada orgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. A proposta é também aumentar a eficiência e diminuir os custos de produção. As tarefas passam a ser simples e repetitivas, requerendo pouca experiência do executor. Reduzem-se os períodos de aprendizagem dos funcionários que facilita a troca dos mesmos quando necessário. Melhorias nos métodos do trabalho e rendimento da produção. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

14 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Hierarquia Ocorre a intensa diversificação funcional dentro da organização, que por sua vez passa a exigir o desdobramento da função de comando, que deve dirigir com harmonia todos os departamentos. Níveis Hierárquicos AREA DE AUTORIDADE DIRETOR GERENTE SUPERVISOR TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

15 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Hierarquia Princípio Escalar: Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. Na medida em que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador. Fayol dizia que a “autoridade é o direito de dar ordens e o poder de exigir obediência”. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

16 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Hierarquia A autoridade se distingue por três características: Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas; ou seja os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam. Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles tem o poder legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento. A autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

17 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Amplitude Administrativa Significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações. - Tipos de Estruturas Organizacionais mais comuns: Organização “alta” ou “alongada” Organização “achatada” TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

18 Centralização versus Descentralização
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

19 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Vantagens da Centralização Desvantagens da As decisões são tomadas pelos administradores que possuem visão global 1. Como as decisões são de cúpula, fica distante dos fatos e circunstancias. 2. Os tomadores de decisão são mais bem treinados e preparados. 2. Os tomadores de decisão tem pouco contato com as pessoas e situação envolvida. 3. As decisões são mais consistentes com os objetivos globais da empresa. 3. A comunicação da cadeia escalar provoca demoras e maior custo operacional. 4. Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais. 4. As decisões passa por pessoas intermediárias, aumenta o erro de comunicação TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

20 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Vantagens da Descentralização Desvantagens da As decisões são tomadas mais rapidamente pelos executores da ação. 1. Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. 2. Tomadores de decisão são os que tem mais informação sobre a situação. 2. Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios 3. Maior participação no processo decisório, promove motivação e moral elevada dos administradores médios. 3. Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos do departamento do que da empresa. 4. Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. 4. As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

21 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Referência Bibliográfica: CHIAVENATO, I. – Introdução à Teoria geral da Administração, 6ª Ed.- Rio de janeiro: Campus, 2000. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO


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