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RENASCIMENTO.

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Apresentação em tema: "RENASCIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Séc. XV e XVI; Homens percebendo que não vivem mais na Idade Média – ação; Divisão do passado segundo ações humanas; Visão revolucionária – 1330 – poeta Petrarca; Ser igual ou superar ou clássicos; Questionar crenças e práticas tradicionais;

3 GÓTICO FINAL – A PASSAGEM PARA O RENASCIMENTO
Realismo Flamengo; Tentativa de exacerbação da realidade cotidiana em seus mínimos detalhes; realidade de sonhos e pesadelos; Transição da cena central dos palácios para o universo burguês; Trabalho com o “simbolismo dissimulado” – todos os detalhes são pensados para simbolizar algo – simbolizar o sobrenatural;

4 Contradição real – simbólico;
Dotar a realidade de significação espiritual; Devoção cotidiana e arte; Realidade – cores menos brilhantes, menos ouro e mais sutileza e variabilidade de cores e sons; Utilização do óleo (antes, têmpera); Perspectiva aérea – contraposição a perspectiva linear; Criação de escolas de arte;

5 Nas figuras de Adão e Eva se re-introduz os nus em tamanho real;
Retratos – pinturas – doadores; Ideal de personalidade – transposta nos traços (início); exacerbação do caráter e não da aparência (final); Final – Recuperação do Drama Emocional; 1450 – Invenção da impressão de livros como conhecemos hoje; anteriormente impressão em madeira;

6 PROTO-RENASCIMENTO Séc. XV – Duque de Milão tenta recriar um império;
Florença – Resistência em três frentes: militar, diplomática e intelectual; Leonardi Bruni – “Louvor da cidade de Florença” (1402-3); Florença = Atenas na Guerra do Peloponeso – chefia política e intelectual; Lançasse um concurso em para criar as portas de bronze do batistério;

7 Campanhas escultóricas para diversas igrejas;
Construção da cúpula da catedral – gasto próximo a reconstrução da acrópole de Atenas; Entusiasmo cívico; Artista visto como “o homem das idéias”; Dois tipos de artistas: 1º - Homem do mundo, senhor de si, cortês, à vontade no ambiente aristocrático; 2º - Gênio solitário, reservado, excêntrico, dado a crises de humor melancólico e a conflitos repetidos com seus patronos; Formação de grupos de colecionadores;

8 Florença 1400 – 1450 - Quatrocento
Nanni Di Banco – ( ) – Quatro Coronati; Massa e monumentalidade; Realismo; Expressões angustiadas;

9 Donatello – (1411 – 1413) – São Marcos;
Autonomia em relação ao fundo; Contrapposto; Corpo humano – articulado; Roupas – elemnetos secundários; Energia refletida nos olhos;

10 Donatello – (1425) – Festim de Herodes;
Composição não gótica do cenário; Quadro como recorte de uma realidade ilimitada e contínua; Trabalho com perspectiva; Matematização dessa perspectiva; (Filippo Brunelleschi – Lorenzo Guiberti – Leone Battista Alberti – tratado de pintura renascentista;) Escolha do ponto de vista do observador;

11 Hieronymus Bosch – (séc VX) – O Jardim das Delícias;
Não “nus” – Despidos; Ideal de beleza física fora do contexto Cristão;

12 Donatello – (1445) – Estátua Eqüestre de Gattamelata;
Escultura comemorativa de proeza; Não se localiza em túmulos; Não é autoglorificante;

13 Arquitetura Proto-renascentista
Fillipo Brulleschi – Criação de máquinas para içar os materiais necessários; Sobreposição de cúpulas que dispensavam a presença das estruturas de madeira; Perspectiva científica possibilita a construção de plantas detalhadas; Colunas como mera decoração, sem caráter de sustentação; Arcos perfeitos; Elementos independentes justapostos e ordenados proporcionalmente;

14 Fillipo Brulleschi – Porta da Igreja de San Lorenzo

15 Pintura Proto-renascentista
Massaccio – 1420; Nus vestidos; Perspectiva científica para cenários; Figuras com possibilidades de movimento se fossem livres - vivas; Ponto de vista do observador;

16 Masaccio – A Santíssima Trindade com a Nossa Senhora e São João – (1425) – Afresco – Santa Maria Novella – Florença.

17 Busto – Retrato Proto-renascimento
Maior influência – Bernardo Rossellino; Mármore; Recuperação do realismo greco-romano – leve idealização; Peças de coleção; Pessoas de vulto social – médicos, artistas, arquitetos, famílias aristocráticas e burguesas;

18 Antonio Rossellino – Giovanni Chellini – (1456)

19 Antonio Del Pollaiuolo – (1475) – Hércules e Anteu;
Impulso centrífugo; Ação vigorosa, mas em harmonia; Complexidade na observação de todos os ângulos;

20 Neoplatonismo – Proto - Renascentista
Idade Média – Ações clássicas, mas trocavam as identidades; (repertório antigo); Pollaiuolo anuncia o neo-platosnismo;

21 “Para Ficino, a vida do universo, incluindo a do homem, estava ligada a Deus por um circuito espiritual, continuamente ascendendo e descendendo, de modo que toda a revelação, quer da Bíblia, quer de Platão, quer ainda dos mitos clássicos, era uma só. E assim, a beleza, o amor e a beatitude, constituindo fases do mesmo circuito, eram um todo, e os neoplatônicos podiam invocar quer a “Vênus Celestial”, quer a “Virgem Maria” como fontes do “Amor Divino”.

22 Sandro Botticelli – O Nascimento da Vênus;

23 Renascimento Pleno Séculos XV e XVI;
“Gênio segundo Platão: O espírito apoderando-se do poeta e levando-o a compor num `delírio divino´”; Criação não é mais privilégio de Deus; Artistas com objetivos vastos e ambiciosos; Algumas empreitadas extra-humanas – frustração;

24 Subjetividade da arte em contraponto a sua objetividade – inspiração da beleza é divina;
Troca da perspectiva científica pela efetividade visual; Cativar as emoções do observador; Não se cria um estilo copiável; Cria-se uma subjetividade artística que morre com os seus criadores; Grandes nomes: Leonardo Da Vinci, Donato Bramante, Michelangelo, Rafael, Giorgoni e Ticiano. (1520)

25 Leonardo Da Vinci – (1503-5) – Mona Lisa.

26 Leonardo Da Vinci – (1493-98) A Última Ceia;

27 Leonardo Da Vinci – Retrato de uma Dama com um Arminho;

28 Donato Bramante – Cristo Flagellato;

29 Bramante, Igreja de Santa Maria, praça Jan Satiro, Milão;

30 Michelangelo – (1510) – Criação de Adão

31 Michelangelo – La Piettà

32 Michelangelo

33 Rafael – (1515) – Leda e o Cisne;

34 Rafael – (1510 – 1511) – Escola de Atenas;

35 Rafael – (1513) – Galatéia;

36 Giorgione – A Tempestade;

37 Ticiano – Bacanal;


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