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RENASCIMENTO
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CARACTERÍSTICAS GERAIS
Séc. XV e XVI; Homens percebendo que não vivem mais na Idade Média – ação; Divisão do passado segundo ações humanas; Visão revolucionária – 1330 – poeta Petrarca; Ser igual ou superar ou clássicos; Questionar crenças e práticas tradicionais;
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GÓTICO FINAL – A PASSAGEM PARA O RENASCIMENTO
Realismo Flamengo; Tentativa de exacerbação da realidade cotidiana em seus mínimos detalhes; realidade de sonhos e pesadelos; Transição da cena central dos palácios para o universo burguês; Trabalho com o “simbolismo dissimulado” – todos os detalhes são pensados para simbolizar algo – simbolizar o sobrenatural;
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Contradição real – simbólico;
Dotar a realidade de significação espiritual; Devoção cotidiana e arte; Realidade – cores menos brilhantes, menos ouro e mais sutileza e variabilidade de cores e sons; Utilização do óleo (antes, têmpera); Perspectiva aérea – contraposição a perspectiva linear; Criação de escolas de arte;
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Nas figuras de Adão e Eva se re-introduz os nus em tamanho real;
Retratos – pinturas – doadores; Ideal de personalidade – transposta nos traços (início); exacerbação do caráter e não da aparência (final); Final – Recuperação do Drama Emocional; 1450 – Invenção da impressão de livros como conhecemos hoje; anteriormente impressão em madeira;
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PROTO-RENASCIMENTO Séc. XV – Duque de Milão tenta recriar um império;
Florença – Resistência em três frentes: militar, diplomática e intelectual; Leonardi Bruni – “Louvor da cidade de Florença” (1402-3); Florença = Atenas na Guerra do Peloponeso – chefia política e intelectual; Lançasse um concurso em para criar as portas de bronze do batistério;
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Campanhas escultóricas para diversas igrejas;
Construção da cúpula da catedral – gasto próximo a reconstrução da acrópole de Atenas; Entusiasmo cívico; Artista visto como “o homem das idéias”; Dois tipos de artistas: 1º - Homem do mundo, senhor de si, cortês, à vontade no ambiente aristocrático; 2º - Gênio solitário, reservado, excêntrico, dado a crises de humor melancólico e a conflitos repetidos com seus patronos; Formação de grupos de colecionadores;
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Florença 1400 – 1450 - Quatrocento
Nanni Di Banco – ( ) – Quatro Coronati; Massa e monumentalidade; Realismo; Expressões angustiadas;
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Donatello – (1411 – 1413) – São Marcos;
Autonomia em relação ao fundo; Contrapposto; Corpo humano – articulado; Roupas – elemnetos secundários; Energia refletida nos olhos;
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Donatello – (1425) – Festim de Herodes;
Composição não gótica do cenário; Quadro como recorte de uma realidade ilimitada e contínua; Trabalho com perspectiva; Matematização dessa perspectiva; (Filippo Brunelleschi – Lorenzo Guiberti – Leone Battista Alberti – tratado de pintura renascentista;) Escolha do ponto de vista do observador;
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Hieronymus Bosch – (séc VX) – O Jardim das Delícias;
Não “nus” – Despidos; Ideal de beleza física fora do contexto Cristão;
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Donatello – (1445) – Estátua Eqüestre de Gattamelata;
Escultura comemorativa de proeza; Não se localiza em túmulos; Não é autoglorificante;
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Arquitetura Proto-renascentista
Fillipo Brulleschi – Criação de máquinas para içar os materiais necessários; Sobreposição de cúpulas que dispensavam a presença das estruturas de madeira; Perspectiva científica possibilita a construção de plantas detalhadas; Colunas como mera decoração, sem caráter de sustentação; Arcos perfeitos; Elementos independentes justapostos e ordenados proporcionalmente;
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Fillipo Brulleschi – Porta da Igreja de San Lorenzo
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Pintura Proto-renascentista
Massaccio – 1420; Nus vestidos; Perspectiva científica para cenários; Figuras com possibilidades de movimento se fossem livres - vivas; Ponto de vista do observador;
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Masaccio – A Santíssima Trindade com a Nossa Senhora e São João – (1425) – Afresco – Santa Maria Novella – Florença.
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Busto – Retrato Proto-renascimento
Maior influência – Bernardo Rossellino; Mármore; Recuperação do realismo greco-romano – leve idealização; Peças de coleção; Pessoas de vulto social – médicos, artistas, arquitetos, famílias aristocráticas e burguesas;
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Antonio Rossellino – Giovanni Chellini – (1456)
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Antonio Del Pollaiuolo – (1475) – Hércules e Anteu;
Impulso centrífugo; Ação vigorosa, mas em harmonia; Complexidade na observação de todos os ângulos;
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Neoplatonismo – Proto - Renascentista
Idade Média – Ações clássicas, mas trocavam as identidades; (repertório antigo); Pollaiuolo anuncia o neo-platosnismo;
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“Para Ficino, a vida do universo, incluindo a do homem, estava ligada a Deus por um circuito espiritual, continuamente ascendendo e descendendo, de modo que toda a revelação, quer da Bíblia, quer de Platão, quer ainda dos mitos clássicos, era uma só. E assim, a beleza, o amor e a beatitude, constituindo fases do mesmo circuito, eram um todo, e os neoplatônicos podiam invocar quer a “Vênus Celestial”, quer a “Virgem Maria” como fontes do “Amor Divino”.
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Sandro Botticelli – O Nascimento da Vênus;
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Renascimento Pleno Séculos XV e XVI;
“Gênio segundo Platão: O espírito apoderando-se do poeta e levando-o a compor num `delírio divino´”; Criação não é mais privilégio de Deus; Artistas com objetivos vastos e ambiciosos; Algumas empreitadas extra-humanas – frustração;
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Subjetividade da arte em contraponto a sua objetividade – inspiração da beleza é divina;
Troca da perspectiva científica pela efetividade visual; Cativar as emoções do observador; Não se cria um estilo copiável; Cria-se uma subjetividade artística que morre com os seus criadores; Grandes nomes: Leonardo Da Vinci, Donato Bramante, Michelangelo, Rafael, Giorgoni e Ticiano. (1520)
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Leonardo Da Vinci – (1503-5) – Mona Lisa.
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Leonardo Da Vinci – (1493-98) A Última Ceia;
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Leonardo Da Vinci – Retrato de uma Dama com um Arminho;
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Donato Bramante – Cristo Flagellato;
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Bramante, Igreja de Santa Maria, praça Jan Satiro, Milão;
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Michelangelo – (1510) – Criação de Adão
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Michelangelo – La Piettà
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Michelangelo
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Rafael – (1515) – Leda e o Cisne;
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Rafael – (1510 – 1511) – Escola de Atenas;
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Rafael – (1513) – Galatéia;
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Giorgione – A Tempestade;
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Ticiano – Bacanal;
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