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PIRATARIA DE OBRAS AUDIOVISUAIS E FONOGRÁFICAS

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Apresentação em tema: "PIRATARIA DE OBRAS AUDIOVISUAIS E FONOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 PIRATARIA DE OBRAS AUDIOVISUAIS E FONOGRÁFICAS
IDENTIFICAÇÃO DE CD’S E DVD’S PIRATAS

2 PIRATARIA DE CD´S E DVD´S

3 DVD ORIGINAL X DVD PIRATA

4 TIPOS DE DVD DVD 5 SS SL 4,70 DVD 9 SS DL 8,54 DVD 10 DS SL 9,40
Tipo Lados Camadas Capacidade (10 bytes) DVD 5 SS SL ,70 DVD 9 SS DL ,54 DVD 10 DS SL ,40 DVD 18* DS DL ,08 *Não utilizado no Brasil: teria capacidade para armazenar as informações contidas nas listas telefônicas de todas cidades brasileiras e mesmo assim ainda sobraria espaço para mais dados. 9 Mais utilizados Preparado por Carlos Lopes

5 IDENTIFICAÇÃO DO DVD ORIGINAL
O DVD Original é fabricado em um processo industrial, não é queimado como os piratas. O logotipo deve estar presente. Código IFPI deve estar presente. Dados Legais obrigatórios (Nome da empresa fabricante, CNPJ, endereço, etc.) Composto de 2 substratos – 1,2mm. Cor do disco (lado Leitura) deve ser: DVD 5 Prateado (mais comum) DVD 10 Prateado (mais comum) DVD 9 Dourado ou Cinza fosco. IFPI

6 CÓDIGOS REGIONAIS BRASIL – REGIÃO 4
Preparado por Carlos Lopes 4 1 2 3 5 6

7 APARÊNCIA DE UM DVD ORIGINAL: DVD 5/ DVD 9
LADO IMPRESSO (ARTE GRÁFICA) LADO DE LEITURA

8 DVD 10 LADO A LADO B POSSUI OS DOIS LADOS DE LEITURA, NÃO TEM LADO COM IMPRESSÃO (ARTE GRÁFICA).

9 IFPI: INTERNATIONAL FEDERATION OF THE PHONOGRAFIC INDUSTRY.
CÓDIGO MASTER – DA MATRIZ DO FILME IFPI 9660 L563 IFPI 9660 CÓDIGO DE INJEÇÃO – DA MÁQUINA INJETORA (IFPI)

10 PIRATARIA EM VÍDEO-CD (VCD)
No início a pirataria digital era feita com o VCD. Possui as características de um CD Dimensional (formato de um CD) Porém é composto de um único substrato (0,6mm). Qualidade de imagem inferior ao do DVD. Baixa capacidade de armazenagem de dados. Não identifica o fabricante. Não possui IFPI Não permite “navegação” Escolha de legenda Escolha de áudio Mudança de capítulo

11 IDENTIFICAÇÃO DO DVD PIRATA
A partir de uma matriz (outro DVD pirata, um filme/show baixado pela Internet ou mesmo um original) são feitas cópias em DVD-R, mídia com a mesma aparência do DVD (1.2 mm de espessura) Impressão amadora Rótulo de baixa qualidade(fotocópia) Embalagem Rústica DVD (lado leitura) é COLORIDO. (Atualmente a mídia roxa é a mais utilizada. Não identifica o fabricante, não possui CNPJ, etc. Não tem IFPI. Alguns DVD-R possuem números mas não são números válidos de IFPI referentes a filmes ou shows.

12 Passo a Passo – Da gravação no cinema ao consumidor final
CAMCORDING – ORIGEM DA PIRATARIA DE FILMES Passo a Passo – Da gravação no cinema ao consumidor final 1) Gravação: Feitas nos cinemas, normalmente nos primeiros dias de exibição; 2) Criação do Master: Criados entre 10 e 30 Master para utilização dos laboratórios; 3) Vendo do Master: Vendidos por US$ 100 e também colocados na Internet. 4) Reprodução: Cada laboratório pirata faz, em média, cópias do master pirata; 5) Distribuição: Os laboratórios vendem as cópias aos distribuidores; 6) Distribuição: Os distribuidores vendem as cópias aos vendedores (Brasil – camelôs); 7) Venda ao consumidor final: Nas ruas, lojas e Internet.

13 18 de Maio: Lançamento USA
EUA e Canadá Em 2 dias CamCording Em + 2 Dias Em 48 horas – Versão em espanhol; Em 1 semana – Lançamento no Brasil . Rede P2P 80 to 90 % of piracy starts with a camcording. Eventually when our members release a title on disc, these will be copied. But it is that first camcorded copy that causes the most damage. Here’s a real world example of how a camcorded copy can make its way around the world through a combination of the Internet and optical disc piracy.. MASTER AND COMMANDER was camcorded in NYC on November 14, 2003 (the day it opened). That same day a pirated copy was purchased by an undercover officer in New York. It was up on the Internet and available worldwide for download on Nov And, 14 days later, this same camcorded copy was purchased from a street vendor in China. It can take a lot less time than that. Shengzhen, China Distribuição São Paulo

14 CD ORIGINAL x CD PIRATA

15 IDENTIFICAÇÃO DO CD ORIGINAL
O CD Original é fabricado em um processo industrial, não é queimado como os piratas. Possui embalagem e encarte de alta qualidade, com indicação dos autores das músicas, intérpretes, letras, etc.; Código IFPI deve estar presente. Contém todos dados Legais obrigatórios: Nome da empresa fabricante; gravadora; CNPJ; endereço, etc; Estampa do CD (arte gráfica) de alta qualidade. A indústria legal não se utiliza do formato CD-R. IFPI

16 PADRÃO CD ORIGINAL - SONY
Número de catálogo do CD. Prestar atenção ao padrão de aplicação SONY. Código IFPI gravado no molde do CD em baixo relevo (o número é variável). Atenção para os símbolos. Código de barras padrão SONY. Número do código de Master IFPI. Nos CDs SONY, atenção para a mensagem: Mastered by SME Brasil.

17 PADRÃO CD ORIGINAL - SONOPRESS
Número do código de Master IFPI. No caso SONOPRESS, gravado na faixa metálica (número variável). Número do catálogo do CD. Prestar atenção ao padrão de aplicação SONOPRESS. Nome do fabricante em letra padrão. Código IFPI gravado no molde do CD em baixo relevo (IFPI seguido do número referente a linha de produção). Não possui código de barras. No lugar, apenas uma faixa metálica padrão SONOPRESS.

18 PADRÃO CD ORIGINAL - MICROSERVICE
Número do código de Master IFPI. Nome do fabricante em letra padrão. Número de catálogo do CD. Prestar atenção ao padrão de aplicação MICROSERVICE Código IFPI gravado no molde do CD em baixo relevo. Código de barras padrão MICROSERVICE

19 PADRÃO CD ORIGINAL - VIDEOLAR
Código IFPI gravado no molde do CD em baixo relevo. Algumas fábricas utilizam números para controle interno. Número de catálogo do CD. Código de barras padrão VIDEOLAR. Nome do fabricante em letra padrão. Número do código de Master IFPI..

20 TIPOS DE PIRATARIA Contrafação : Falsificação de produtos originais contendo reprodução ilegal de todas músicas. Suporte – CD-R Compilação: Seleções de um determinado artista ou gênero musical com a utilização indevida de gravações musicais presentes em produtos originais diversos. Ex: O melhor do...; The Best of...; Greatest Hits...., etc. Bootlegs: Gravações não autorizadas de shows ao vivo ou de transmissões, que são duplicadas e comercializadas, sem a devida autorização dos detentores dos direitos autorais e os que lhes são conexos. Ex: U2 em SP, Rolling Stones em Copacabana. Truetones – músicas para celular baixadas sem autorização.

21 COMO IDENTIFICAR O CD PIRATA
No CD Pirata, o encarte em regra é pobre e contém apenas a identificação das músicas e do intérprete. O seu interior é branco e não apresenta outras informações (letras, etc.). A qualidade da estampa no CD é muito inferior ao original. Não consta o número de licença bem como o nome da gravadora e do fabricante. O CD pirata não possui códigos IFPI de Master e de Molde. Os contrafatores podem usar também carimbos e canetas especiais para especificar o nome do artista.

22 DENÚNCIAS Internet: anti-piracy@apcm.org.br
Pirataria em Geral: Internet: Hot Line: (UBV) Rua Haddock Lobo, 585, 3º andar - Cerqueira César - São Paulo / SP, CEP Tel.: (11) Fax: (11)


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