A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RAMO QUÍMICO DA CUT E A NANOTECNOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RAMO QUÍMICO DA CUT E A NANOTECNOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 O RAMO QUÍMICO DA CUT E A NANOTECNOLOGIA
FERNANDO CÉZAR ÁLVARES Secretário de Saúde e Meio-ambiente

2 QUEM É A CNQ/CUT A CNQ – Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, é uma entidade de caráter nacional e representa 79 Sindicatos de trabalhadores filiados a CUT em todo o Brasil dos seguintes segmentos econômicos: Petróleo, Petroquímico, Química fina, Química para fins industriais. Tintas e Vernizes, Farmacêutico, Cosmético, Materiais para Higiene Pessoal. Celulose, Papel, Papelão, Artefatos de Papel. Borracha, Elastômeros. Vidros, Cerâmica, Material Ótico. Material Plástico, Agrotóxicos, Fertilizantes, Corretivos Agrícolas.

3 DIMENSÃO DA REPRESENTAÇÃO
Número de trabalhadores representados em nível nacional Número de trabalhadores sindicalizados em nível nacional

4 PROPORÇÃO DA COMPOSIÇÃO DO RAMO QUÍMICO REPRESENTADO PELA CNQ/CUT

5 O RAMO QUÍMICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Como se pode observar, a composição do Ramo Químico é bastante heterogênea, pois, inicia-se no setor Petróleo, que é o topo da cadeia produtiva, perpassa os setores de Farmacêutico, Farmoquímico, Celulose, alguns detentores de tecnologias e patentes, outros dependentes de tecnologias das matrizes multinacionais, finalizando a cadeia produtiva nos segmentos menos especializados como a produção de Plásticos, Velas e outros.

6 O RAMO QUÍMICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Dada a complexidade da composição do Ramo Químico da CUT, foi debatido no seu V Congresso realizado em junho de 2007, o tema Nanotecnologia, e definiu-se pela necessidade de ampliar o debate sobre o tema, objetivando saber quais os reais impactos para os trabalhadores e para a sociedade, já que a Química está intimamente ligada a questão da Nanotecnologia.

7 NANOTECNOLOGIA Dúvidas e Temores
Apesar dos avanços tecnológicos vislumbrados com o advento da nanotecnologia, nem tudo é euforia. Dúvidas e temores preocupam pesquisadores e cientistas, principalmente no que diz respeito à segurança, riscos à saúde e ao meio ambiente, propriedade intelectual e impactos sócio-econômicos.

8 NANOTECNOLOGIA Saúde e meio Ambiente
A constatação de que as propriedades dos elementos químicos e materiais se alteram quando manipulados em escala nanométrica e a ausência de estudos mais profundos comprovando que tais elementos e materiais não representam riscos à saúde e ao meio-ambiente, levam alguns cientistas e ativistas a sugerir cautela nas pesquisas e na utilização das nanotecnologias, até que se conclua a absoluta ausência de riscos e se prepare regulamentação adequada sobre o assunto.

9 NANOTECNOLOGIA Saúde e meio Ambiente
Portanto, muitas das características que fazem da nanotecnologia um campo promissor, podem produzir efeitos indesejáveis quando se trata de saúde e meio-ambiente. A diminuta dimensão das nanopartículas permite que as mesmas se espalhem facilmente na água e no solo, o que dificultará sua remoção por meio de processos normais de filtragem. Pela mesma razão são facilmente infiltráveis em células vivas.

10 NANOTECNOLOGIA Saúde e meio Ambiente
A possibilidade de contaminação de seres vivos e do meio-ambiente (com efeitos ao longo de toda cadeia alimentar) com nanopartículas ainda não são totalmente conhecidos é um risco muito provável. Algumas nanopartículas atualmente utilizadas em processos industriais, tais como os nanotubos de carbono (empregados na fabricação de raquetes e bolas de tênis) e nanopartículas de dióxido de titânio e óxido de zinco (utilizados na fabricação de protetores e bloqueadores solar) podem apresentar efeitos tóxicos e/ou cancerígenos.

11 NANOTECNOLOGIA Saúde e meio Ambiente
Uma das preocupações mais populares é com a hipótese de que nanopartículas autoreplicantes possam se multiplicar descontroladamente formando uma gosma cinza, o "grey goo” e consumindo toda matéria viva do planeta. Curiosamente, o termo acima não foi criado por leigos ou críticos do tema, ele foi cunhado por Eric Drexler, um dos pais da nanotecnologia e quem primeiro aventou a hipótese.

12 Impactos sócio - econômicos
NANOTECNOLOGIA Impactos sócio - econômicos O rápido avanço das nanotecnologias não permite que estudos aprofundados sejam feitos acerca dos impactos econômicos e sociais decorrentes de sua implantação. Teme-se que a substituição repentina de diversas matérias primas naturais ou "commodities” por materiais artificiais produzidos com nanotecnologia, como o cobre, o algodão e a borracha poderá destruir a economia dos países que vivem predominantemente da exportação de tais commodities, arrastando para o desemprego e miséria, milhões de trabalhadores que vivem da exploração de tais atividades.

13 NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DE QUEM?
A Nanotecnologia se usada para o bem, poderá influir na descoberta de medicamentos, produtos e materiais importantes para a vida humana. Por isso, indaga-se sobre os impactos destas inovações, para a economia e o comércio internacional, questionando: Para que servirá essa tecnologia? A quem servirá e beneficiará? E quais os problemas humanos que sua introdução causará ou, possivelmente, intensificará?

14 O QUE PROPOMOS? Há necessidade de regulamentação de padrões de exposição, prevenção e intervenção de nanopartículas, exigindo medições biomédicas e de engenharia sanitária. Isso coloca na ordem do dia o debate sobre a necessidade de criar um observatório sobre nanotecnologia para orientar as intervenções reguladoras.

15 O QUE PROPOMOS? Elaboração de uma nomenclatura e manuais sobre o tema, realizando testes de toxicologia e aprofundando os conhecimentos científicos com coleta de dados; Realização de estudos toxicológicos e eco-toxicológicos sobre os efeitos ao meio ambiente e seus impactos no organismo e no cérebro; Desenvolvimento de instrumentos de medição e métodos de avaliação padronizados; Desenvolver boas práticas referentes à avaliação de riscos para a saúde e o meio ambiente humano;

16 O QUE PROPOMOS? - Criar instituições de monitoramento do desenvolvimento de Nanotecnologias; Estabelecer um diálogo de forma efetiva com a sociedade, a academia e as representações sindicais, antes da efetivação dos processos decisórios; Desenvolver diretrizes e padrões para avaliação de riscos da produção e manuseio de Nanotecnologias e revisão de regulamentação já existente quanto ao registro de produtos e suas propriedades; As Inovações tecnológicas devem ser ambiental e biologicamente seguras, economicamente vantajosas, socialmente benéficas e eticamente aceitáveis.

17 PARA REFLEXÃO "Sem dúvida, o maior problema sanitário que padecemos é o capitalismo e o afã do lucro que implica, com a sua extensa síndrome de pobreza e injustiça, o qual condena qualquer nova tecnologia a ser uma medicina elitista destinada àqueles que possam pagá-la". Silvia Ribeiro


Carregar ppt "O RAMO QUÍMICO DA CUT E A NANOTECNOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google