A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins"— Transcrição da apresentação:

1 TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins sergio@ens.ufsc.br
O Método Científico TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins

2 “A ciência só tem sentido se aliviar o sofrimento humano” (Brecht)
Definição: É uma forma de conhecimento relativo a um objeto resultante de atividade mediante a observação, experiência e método. Função: “A ciência só tem sentido se aliviar o sofrimento humano” (Brecht) “Descobrir informações sobre o mundo natural no qual os seres humanos vivem e descobrir meios através dos quais essas informações podem ser organizadas em padrões comprensíveis” (Gottlieb) .

3 O conhecimento científico
Empirismo (Galielo, Bacon): única fonte do conhecimento é a experiência e obtido pela experimentação. Racionalismo (Descartes): a razão humana é a única fonte do conhecimento, e que é verdadeiro quando logicamente necessário e universalmente aceito.

4 Formas de aquisição do conhecimento científico: influi na sua qualidade
Empirismo: experimentar, projetar,construir; Razão: relações, raciocínio, descrever, explicar; Intuição: subjetividade, imaterial, intangível, criatividade; SENSORIAL + INTELECTUAL

5 Conhecer Estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto conhecido; Criar um modelo/conceito do objeto conhecido; Pré-conceito é o oposto do conhecimento; Todos os temas são importantes.

6 Conhecimento técnico: Téchné: arte, habilidade, como fazer (resolver)
Prioriza a eficiência como um fim; C&T são atividades interdependentes: não são separados totalmente (ex. Biotecnologia); Subprodutos são surprendentes e incontroláveis (ex: transgenia, agrotóxicos); Técnicas(os) isoladas(os) da prática científica;

7 Tipos de conhecimento:
Leigo/vulgar/empírico: eu acho que (opinião, doxa); Técnico: procedimento (como resolver o problema); Científico: quando ocorreu, porque?

8 Conhecimento empírico (vulgar, cotidiano)
Baseado na experiencia; Ao acaso; Erro e acerto; Não costuma buscar origem dos fenômenos: permanecem na ordem aparente da realidade.

9 Conhecimento Cientifico
Resulta da investigação metódica e sistemática da realidade: observação, experiencia e método; Busca transcender os fatos e fenômenos em si mesmos; Procura descobrir as causas e leis gerais que os regem; Trabalha no universo material/físico: Verificável na prática por experimentação;

10 Conhecimento Teológico
Produto da fé na existência de entidades divinas; Surge por revelações; As revelações são feitas pelos deuses e aceitas como expressões da verdade;

11 Conhecimento filosófico
Surge da reflexão; Utiliza raciocínio; Estabelece uma concepção geral do universo; Não depende de provas materiais/reais; Especulativo;

12 Fundamentos científicos
Métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”; A verdade nunca é absoluta: pode ser sempre modificiada ou substituída; A verdade nunca é obtida integralmente mas sim através de aproximações contínuas; Descreve a natureza através de modelos (quantitativos ou qualitativos);

13 Fundamentos científicos OBSERVAÇÃO
O pesquisador não interfere no objeto de estudo; Obtenção de determinados aspectos da realidade pelos sentidos; Assistemática; Sistemática: com planejamento e controle; Não participante: pesquisador só presencia o fato; Individual ou em equipe; Na vida factual ou real; Em laboratório;

14 Fundamentos científicos EXPERIMENTAÇÃO
Forma de aquisição do conhecimento em que o pesquisador fixa, manipula e introduz variáveis no objeto de estudo;

15 Fundamentos científicos EXPERIMENTAÇÃO
Em campo: todos os eventos são realizados no ambiente externo não controlado; dados são registrados a partir as reações resultantes das variáveis; Em laboratório: toda as variáveis e condições são controladas, incluindo o ambiente.

16 Hipótese científica Conjunto estruturado de argumentos e explicações que ainda não foi confirmado ou desconfirmado por observação ou experimentação; Pode ser positiva, negativa ou condicional;

17 Achados científicos Informações produzidas a partir de dados coletados em estudos científicos: mais descritivo do que explicativo; Narrativas de acontecimentos verificados por obervação ou experimentação (ex: descobertas arqueológicas);

18 Modelos científicos Representação lógica de um conjunto de mecanismos virtuais que permite a representação de um fenômento; Sua validade consiste em descrever aquilo a que se propõe; Representam os conhecimentos científicos obtidos através da experimentação ou observação; Estáticos, dinâmicos: ícones, gráficos, esquemas, diagramas, equações; quantitativos, qualitativos

19 Teoria científica Tem caráter explicativo universal;
Estruturam as uniformidades e regularidades explicadas pelas leis científicas; Nunca atingem a totalidade de aspectos dos fenômenos da realidade; Estabelecem relações entre aspectos não diretamente observáveis;

20 Lei científica É o objetivo máximo da ciência;
Grande precisão e sem exceções; Se manifesta sempre da mesma forma em todos os estudos; Ex.: Lei da gravitação universal

21 Hierarquia do saber científico
Hipótese: produz expectativas plausíveis e passíveis de verificação empírica; Resultado/achado: constatações pela observação e experimentação; Modelos: estrutura lógica que permite previsão cuja confiabilidade poder ser aferida; Teorias: Permite previsões e identificações de eventuais ações de controle; Leis: alto grau de confirmação empírica e confiabilidade;


Carregar ppt "TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google