A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 MEMÓRIA

2 SEMIOLOGIA DOS QUADROS ORGÂNICOS

3 CONCEITO: A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar os fatos já ocorridos. A capacidade de memorizar relaciona-se intimamente com o nível da consciência, com a atenção e com o interesse afetivo. Os requisitos para a memória são :

4 Registro – é a capacidade de acrescentar novos materiais ao armazenamento da memória.
Retenção ou fixação – é a habilidade de armazenar conhecimento que pode subsequentemente retornar à consciência.

5 Recuperação – é a capacidade de obter o material armazenado na memória.
Evocação – é o retorno para o consciente da informação armazenada para o consciente em um momento selecionado. Reconhecimento – é a sensação de familiaridade que acompanha o retorno do material armazenado à consciência.

6 TIPOS: Fixação ou para fatos recentes ou de curto prazo ou anterógrada : refere-se à capacidade de reter a informação por um período curto de tempo; Evocação ou para fatos passados ou de longo prazo ou retrógrada : é a capacidade de evocação de informações e acontecimentos ocorridos no passado.

7 ESQUECIMENTOS: Os esquecimentos podem ocorrer por três vias :
esquecimento fisiológico ou normal por desinteresse do indivíduo ou por desuso esquecimento por repressao – quando se trata de material desagradável ou pouco importante para o sujeito esquecimento por recalque – certos conteúdos mnêmicos devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais. Lei da regressão mnêmica de Ribot de 1882 : o indivíduo que sofre uma lesão cerebral tende a perder os conteúdos da memória na ordem e no sentido inverso que os adquiriu.

8 Alterações quantitativas da memória :
Hipermnésia de fixação : aumento da capacidade de fixação. Ocorre em pacientes autistas para dados seletivos; Hipermnésia de evocação : os elementos mnêmicos afluem rapidamente, em tropel, ganhando em número mas perdendo em clareza e precisão. Ocorre em quadros maníacos, em indivíduos sob efeito de drogas excitantes do SNC e em pacientes autistas.

9 Amnésias ou hipomnésias : perda ou redução da memória seja na capacidade de fixação ou de evocação. A amnésia anterógrada ocorre na síndrome de Korsakoff e nos quadros demenciais, como também no delirium, estados crepusculares, nos estados de ansiedade e agitação e pacientes deprimidos,

10 Temos quadros de amnésia (hipomnésia) generalizada que afetam todas as recordações de grande parte do passado, compreendendo os últimos meses, como temos a amnésia denominada de lacunar ou localizada, onde a falha da memória abrange especificamente um determinado espaço de tempo, de limites relativamente precisos, durante o qual houve um prejuízo na capacidade de fixação.

11 Entre as amnésias lacunares temos:
Amnésia psicogênica : há perda de elementos mnêmicos focais, que tem um valor psicológico específico, o indivíduo esquece de um evento de sua vida mas consegue lembrar-se de tudo que ocorreu ao seu redor. Ex. amnésia retrógrada em quadros dissociativos psicogênicos como a amnésia dissociativa e fuga dissociativa.

12 Amnésia orgânica : bem menos seletiva em conteúdo, perde-se a capacidade de fixação e em estados avançados da doença o indivíduo começa a perder conteúdos antigos como nos quadros de demência. Ex. amnésia de fixação nos traumatismos craneo encefálicos, e na sindrome de Korsakoff (secundária ao alcoolismo crônico, associado ao déficit de tiamina – vitamina B1-tiamina).

13 Alterações qualitativas da memória :
Ilusões mnêmicas ou alomnésias : há o acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro de memória, por isso a lembrança adquire um caráter fictício. Ocorre na histeria, na esquizofrenia, paranóia, transtornos da personalidade. Alucinações mnêmicas ou paramnésias : são verdadeiras criações imaginativas com a aparência de lembranças e não correspondem a nenhuma lembrança verdadeira. Ocorre na esquizofrenia, paranóia.

14 Criptomnésia : falseamento da memória na qual as lembranças aparecem como fatos novos ao paciente, que não as reconhece como lembranças. Ex. Alzheimer. Ecmnésia : é a recapitulação e revivescência intensa, abreviada e panorâmica da existência, uma recordação condensada de muitos eventos passados, que ocorre por um breve período de tempo. Ex. pacientes epilépticos, em indivíduos normais em situação relacionado à iminência de morte por acidentes e histeria. Falsos reconhecimentos : quando o paciente identifica o médico como uma pessoa de sua família, ou como um velho conhecido.

15 Falsos desconhecimento : há o não reconhecimento de pessoas muito familiares, onde o paciente afirma não conhecer por exemplo sua esposa, sua mãe. Tanto o falso reconhecimento como o falso desconhecimento ocorre na esquizofrenia, depressão grave, delirium e demência de Alzheimer.

16 Fenômeno do jamais visto : o paciente apesar de já ter sido familiarizado com determinada experiência, tem a nítida sensação que nunca viu, ouviu, pensou ou viveu tal experiência. Ocorre nos estados de esgotamento, intoxicações, epilepsia.


Carregar ppt "MEMÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google