A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Martha Parry Seminário de Agroecologia na UFRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Martha Parry Seminário de Agroecologia na UFRA"— Transcrição da apresentação:

1 Martha Parry Seminário de Agroecologia na UFRA
Importância da Comercialização na Produção Orgânica Martha Parry Belém,29 de setembro de 2011

2 Pirâmide da Qualidade de Alimentos OILB
Limite Inferior Alimento de Baixo Preço Alimento Certificado Alimento Premium Produção Integrada Produção Orgânica Protocolos Internacionais

3 Mercado Mundial OBS: No Brasil cresce 40% aa

4 Consumo Mundial

5 Área Mundial com Produção Orgânica (milhões de ha)

6 Produtores no Mundo

7 Produção Orgânica no Brasil
Fonte IBGE Produtores : Participação: 0,67% Fonte Ministério da Agricultura Produtores : 9.700 Pará: (1/4 do Brasil)

8 Preocupação com o meio ambiente
Forte Demanda Mundial Alimento seguro Preocupação com o meio ambiente

9 Garantia da Conformidade Orgânica
Certificação (Certificadoras) Sistema Participativo de Garantia (Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade) Controle Social para Venda Direta (OCS)

10 Produtos com Certificação
Açaí Castanha do Pará Laranja Dendê Produtos do Extrativismo

11 Controle Social para Venda Direta (não pode usar o selo)
Feiras Pequenos mercados 11

12 Declaração de Cadastro (fornecida pelo órgão fiscalizador)

13 Declaração de Cadastro (fornecida pelo órgão fiscalizador)

14 Semana do Alimento Orgânico
Início Semana do Alimento Orgânico 2007

15 Apresentar produto orgânico aos consumidores do Pará
Objetivo Apresentar produto orgânico aos consumidores do Pará

16

17

18 Organização e Mobilização
Governo municipal (PMB/Secom) Governo estadual (Sagri, Emater, Adepara) Governo federal (SFA, Ceplac, Embrapa)

19 Realização de Feiras 2007 1 feira 2008 2 feiras 2009 5 feiras
feiras/mês

20 OBS: Qualidade Próxima feira: 01 de outubro

21 Oferta de Produtos das Abelhas
tenda (Fapic) tenda (Fapic) tenda (Fapic) tendas tendas

22 O que se vende? Folhosas Ervas Frutas regionais Mamão Goiaba Laranja
Feijão Mel Macaxeira

23 Mercado Justo e Preço No é caro porque é o próprio agricultor que vende na feira (Lei )

24 Sociabilidade A feira e um elo entre o campo e a cidade
Relação direta dos agricultores com os consumidores Preocupação com o meio ambiente É um espaço que os produtores têm para vender seus produtos 24

25 Organização

26 Resultados Garantia da legitimidade Garantia da comercialização
Melhoria de vida Satisfação pessoal

27 “O que me salvou foi o certificado”

28 “um local para comercializar”

29

30 Obrigada !!!! Martha Parry (91) 3214-8625


Carregar ppt "Martha Parry Seminário de Agroecologia na UFRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google