A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância."— Transcrição da apresentação:

1 Concordância

2 Concordância Nominal

3 Concordância Nominal Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Todas as meninas estão dispostas a participar do concurso.

4 Concordância Nominal 2) Advérbios não variam:
As meninas estão meio cansadas. Hoje nós comemos pouco. Todos estão um pouco famintos.

5 Concordância Nominal 3) 2 ou mais substantivos + adjetivo I- Adjetivo concorda com os dois (prevalece o masculino) Comprou uma casa e um apartamento pequenos. II- Adjetivo concorda com o mais próximo Comprou uma casa e um apartamento pequeno. Comprou um apartamento e uma casa pequena.

6 Concordância Nominal - Pronome (Valor de adjetivo): sofre variação
4) Meio, muito, pouco, bastante, caro, barato - Pronome (Valor de adjetivo): sofre variação Ele bebeu meio copo de café e comeu meia fatia de pão. Bastantes pessoas participaram do evento. - Advérbio: Não sofre variação As meninas pareciam bastante nervosas. Eles falaram pouco durante a aula.

7 Concordância Nominal 5) Só: - Adjetivo: sozinho (sofre variação) Ela está só./Os alunos ficaram sós durante a aula. - Advérbio: somente/apenas Eles só falavam sobre as provas. Obs.: “a sós” – loc. Adverbial = sem mais ninguém (não sofre variação) O casal ficou a sós depois da cerimônia. 6) Menos: Advérbio - não sofre variação. Recebi menos ofertas durante o mês.

8 Concordância Nominal 7) Anexo, obrigado, incluso, mesmo*, próprio:
- Adjetivos: concordam com o substantivo. Os convites seguem anexos à carta. Elas mesmas prepararam a festa. Cuidado: As expressões “mesmo” e “próprio” (e suas variações) não podem ser usadas para “retomar” uma ideia. Para isso, use um pronome. Os alunos do 2º ano organizaram um ótimo projeto. Os mesmos também arrumaram a escola para a feira cultural. (Eles também arrumaram...)

9 Concordância Nominal 8) É bom, é necessário, é preciso
(VL +predicativos) - Sujeito: subst. sem artigo/verbo - masculino Água é bom para a saúde Caminhar é necessário para uma vida saudável - Sujeito: subst. com artigo - varia A água de Ibirá é boa para a saúde.

10 Concordância Verbal

11 Concordância Verbal REGRA GERAL: VERBO E SUJEITO CONCORDAM ENTRE SI EM NÚMERO (SINGULAR E PLURAL) E PESSOA (1ª , 2ª, 3ª) “A maioria das pessoas imagina que o importante é a palavra.” -verbo: imagina sujeito: a maioria das pessoas Ambos referem-se à 3ª pessoa do singular -verbo: é sujeito: o importante

12 Concordância Verbal Pronome relativo “que” varia de acordo com o número e a pessoa antecedente do pronome: Os operários que fizeram greve foram punidos.

13 Concordância Verbal - Se o termo antecedente do pronome relativo for um predicativo, o verbo da oração adjetiva pode concordar com o sujeito ou ir para a 3ª pessoa : Fui o primeiro que consegui isso. Fui o primeiro que conseguiu isso. (3ª pessoa) Pronome “quem”: verbo pode concordar com antecedente ou aparecer na 3ª pessoa do singular:

14 Concordância Verbal SUJEITO SIMPLES 1) Substantivo coletivo: concorda com o verbo no singular (3ª p.) Um grupo entrou no salão. Pode também concordar com o adj. Adnominal Um grupo de pessoas entrou no salão. (3ª p. sing.) Um grupo de pessoas entraram no salão. (3ª p. pl.)

15 Concordância Verbal 2) Expressões que indicam quantidade aproximada: apresentam verbo no plural (3ª pessoa) Aproximadamente cem pessoas participaram do evento. Perto de quinze pessoas confirmaram presença na atividade.

16 Concordância Verbal 3) Expressões partitivas (que indicam parte): a maioria, grande parte de, parte de... O verbo pode concordar com o núcleo ou com o adjunto adnominal que indica o conjunto: A maior parte dos alunos faltou hoje. (parte/ faltou – 3ª pessoa do singular) A maior parte dos alunos faltaram hoje. (alunos/faltaram – 3ª pessoa do plural) A maioria dos alunos faltou/faltaram. Uma parte dos bois contraiu/contraíram a doença. Pelo menos um terço dos vestibulandos entregou/entregaram a prova em branco.

17 Concordância Verbal 4) Expressões formadas por pronomes indefinidos “Quantos de, alguns de, vários de, muitos de nós”: verbo pode concordar com pronome indefinido ou com o pronome especificativo: Alguns de nós faremos o trabalho. (1ª p. pl.) Alguns de nós farão o trabalho. (3ª p. pl.) Muitos de nós acompanhamos o debate pela TV. Muitos de nós acompanharam o debate pela TV. Quantos de vocês fizeram a tarefa? (Quantos/vocês – 3ª p. pl)

18 Concordância Verbal exceção: Um de nós fará o trabalho (um – 3ª p. sing.) Nenhum de nós fará o trabalho (nenhum – 3ª p. sing.) Cada um de nós deve preencher a ficha de inscrição. Cada um de vocês receberá instruções sobre as atividades. (Cada um – 3ª p. sing.)

19 Concordância Verbal 5) Porcentagem: Verbo concorda com termo preposicionado que especifica o número 30% da população votou naquele candidato. ( da população/votou – 3ª p. sing.) 30% dos brasileiros votaram naquele candidato. (dos brasileiros/votaram – 3ª p. pl.) Quando formada apenas por número, o verbo concorda com ele. 1% dos eleitores votaram em branco. 1% votou em branco. 15% dos eleitores votaram naquele candidato. 15% da população votou naquele candidato. 15% votaram naquele candidato.

20 Concordância Verbal 6) Expressão “Mais de um...” – verbo no singular Mais de um aluno protestou contra o castigo Exceção: Mais de um deputado se ofenderam no debate. (indica reciprocidade – desuso)

21 Concordância Verbal SUJEITO COMPOSTO
1) Ordem direta: (Sujeito+Verbo+Complemento) sujeito e verbo apresentam mesma referência a número (sing./plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) A escuridão e o silêncio assustaram os garotos. Cuidado com a gradação: permite o verbo na 3ª p. sing. “Todo conhecimento, toda ciência, toda tecnologia se baseia no conhecimento de relações entre causas e efeitos.”

22 Concordância Verbal 2) Ordem indireta (sujeito posposto) – permite a concordância normal ou com o termo mais próximo: Assustou/assustaram os garotos a escuridão e o silêncio

23 Concordância Verbal 3) Núcleos no singular: o verbo pode concordar com o singular ou com o plural A alegria e o entusiasmo da turma era/eram impressionante(s). Sua dor, sua tristeza, sua angústia parecia/pareciam não ter fim. 4)Pronome indefinido com função de aposto (resumidor): concordância com pronome. Os amigos, os filhos, os parentes, ninguém conseguiu convencê-lo a parar.

24 Concordância Verbal 5) “nem”: por ser uma partícula aditiva, ou seja, adiciona, liga elementos, geralmente leva o verbo no plural: Nem eu nem você podemos participar do evento. (eu+você= nós/1ª p.pl. – podemos/1ª p.pl.) Nem os professores nem os alunos entenderam a situação. (professores+alunos= eles/3ª p.pl. – entenderam/3ª p.pl.) Cuidado: quando constituído pela sequência “nem um... Nem outro...” o verbo ficará no singular: Nem um nem outro quis dar explicações. Nem um nem outro compareceu ao exame.

25 Concordância Verbal 6) “ou”: apresenta ocorrência semelhante à conjunção “nem”. Como apresenta valor inclusivo ou estabelece a alternância entre dois ou mais seres, o verbo aparece no plural Trocar o dia pela noite ou deixar de fazer refeições interferem na digestão. O castigo violento ou o crime passional contra a mulher eram comumente perdoados pela lei. - Quando a conjunção indicar exclusão, o verbo irá para o singular De acordo com as pesquisas, ou o candidato do PSDB ou a candidata do PSB irá para o 2º turno.

26 Concordância Verbal Voz passiva
Sujeito indeterminado - Verbo sempre conjugado na 3ª pessoa do singular Precisa-se de doações. (= Precisam de doações) - Verbo concorda com sujeito paciente (antigo OD), ou seja, pode estar na 3ª pessoa do singular ou plural Aluga-se esta casa Alugam-se chácaras. (Esta casa é alugada)

27 Concordância Verbal ORAÇÃO SEM SUJEITO: Verbo sempre na 3ª pessoa do singular. Há, no congresso, mais de cem projetos de combate à pobreza. No congresso brasileiro, tem muitos políticos que não sabem legislar. (informal – uso frequente na língua) Trata-se de um capital político imenso, mas instável e rigoroso. Fazia meia hora que eu vinha repetindo essas palavras. Cuidado : O dia amanheceu nublado. (Admite sujeito)

28 Concordância Verbal Sujeito oracional: Quando os sujeito aparece como uma oração (oração subordinada substantiva subjetiva), vale por um substantivo de número singular e de gênero masculino, logo o verbo estará em 3ª pessoa do singular. Parece que tudo está bem. É necessário que compreenda minhas ações.

29 Concordância Verbal Verbo Ser 1) Tempo: verbo concorda com numeral São 3 horas da manhã Já é uma hora. São dez para uma. É meia noite e meia./ São 12 horas Data: Hoje são 15 de agosto. Hoje é (dia) 15 de agosto. (uso frequente)

30 Concordância Verbal Verbo Ser 2) Verbo concorda com pronome pessoal (em posição de sujeito ou predicativo) Eu sou a melhor aluna. A melhor aluna sou eu.

31 Concordância Verbal 3) Verbo ser + pronome interrogativo ou indefinido ou demonstrativo – concorda com predicativo Quem são os vencedores? Isso que ela disse são boatos. 4) Verbo ser + quantidade/preço/valor/medida – verbo na 3ª pessoa do singular Cem reais é pouco Duzentos gramas é o suficiente.

32 Concordância Verbal Não se esqueça: VTD – Contratam-se funcionários (Voz passiva – verbo varia de acordo com suj. paciente 3ª p. s./pl.) VTI – Precisa-se de funcionários (Sujeito Indeterminado – verbo não varia – sempre 3ª p. s.) Fenômenos da natureza (verbo não varia *) Verbo haver/fazer- tempo (verbo não varia ) Verbo haver/ter = existir (verbo não varia) Faz/há 10 anos que não o vejo. Há/tem muitos conflitos nesta sala.


Carregar ppt "Concordância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google