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CULTURA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL
Comportamento e Cultura Organizacional CULTURA ORGANIZACIONAL Bibliografia Básica Livro : Comportamento Organizacional Autor: ROBBINS; Stephen. Cap. 16

2 Segundo Dicionário Aurélio
O que é Cultura ? Segundo Dicionário Aurélio O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.] A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc. O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso.

3 Segunda a moderna concepção antropológica
O que é Cultura ? Segunda a moderna concepção antropológica É a ênfase nas relações sociais, ou nas relações simbólicas, mas não especificamente nos objetos materiais e nas técnicas.

4 Segunda a moderna concepção antropológica
O que é Cultura ? Segunda a moderna concepção antropológica Uma das grandes dificuldades em definir o que é exatamente a cultura, advém do fato da cultura não ser algo palpável, mas sim uma idéia. Não é o que é feito, mas sim o modo como se pensa fazer - a mentalidade por detrás das nossas ações. A cultura é o produto do pensamento do Homem.

5 Segunda a moderna concepção antropológica
O que é Cultura ? Segunda a moderna concepção antropológica Vejamos um exemplo: uma escultura não é cultura, mas sim um resultado da cultura. Se a escultura demonstrar o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial, as pessoas vão sentir-se tocadas e compreender o desejo de paz transmitido pela escultura - pois faz parte da nossa cultura o sentimento de horror às atrocidades cometidas naquela guerra. No entanto, se for uma escultura (feita por alguém pertencente à cultura y) a incentivar à guerra pelo simples desejo de lutar, então as pessoas vão sentir-se ofendidas pois este é um princípio contrário à nossa cultura atual - apesar de, na cultura y, este poder ser um princípio aceite como marca de coragem. Assim, uma peça de arte, feita com uma mensagem numa cultura, pode ser entendida de modo contrário por pessoas que partilhem uma outra cultura.

6 Cultura Organizacional
Se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra

7 Características básicas
A inovação e assumir riscos : o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. A atenção aos detalhes : trata-se do grau esperado de precisão, análise e atenção aos detalhes. A orientação para os resultados : o grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para alcança-los. A orientação para as pessoas . O grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.

8 Características básicas
A orientação para a equipe : o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em função das equipes do que dos indivíduos. A agressividade : o grau em que as pessoas , em vez de afáveis e acomodadas , são competitivas e agressivas. A estabilidade : o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.

9 A cultura organizacional diz respeito á maneira pela qual os funcionários percebem as sete características apresentadas anteriormente e não ao fato de gostarem ou não delas. O temo cultura organizacional é descritivo, enquanto satisfação com o trabalho se reveste do sentido de estabelecimento de juízo, de avaliação.

10 Funções da Cultura Desempenha o papel de definidora de fronteiras, ou seja, cria distinções entre uma organização e outras. Proporciona um senso de identidade aos membros. Facilita o comprometimento com algo que se sobrepõe aos interesses individuais. Estimula a estabilidade do sistema social. Sinalizador de sentido e mecanismo de controle a fim de orientar e dar forma às atitudes e aos comportamentos dos trabalhadores

11 Cultura fortes X culturas fracas
A cultura forte tem impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionados com a redução da rotatividade. A cultura forte exercerá influência mais acentuada sobre o comportamento de seus membros Em razão do grau de compartilhamento e intensidade, gerador de um clima interno de alto controle comportamental.

12 Como uma cultura começa ?
Os fundadores de uma empresa tradicionalmente são os responsáveis pelo principal impacto sobre a cultura da organização.

13 Como uma cultura se mantêm ?
Através da seleção Dirigentes Socialização

14 Socialização A entrada na organização é a fase mais critica, é o momento que a empresa tenta moldar o profissional com o intuito de transformá-lo em funcionário bem sucedido. É composta de três estágios: Pré-chegada Encontro Metamorfose

15 Como uma cultura se mantêm ?
Dirigentes Filosofia dos fundadores da organização Critérios de seleção Cultura Organizacional Socialização

16 Quando pode ocorrer a mudança cultural
Uma crise dramática em curso que é criada. Troca de liderança Organizações jovens e pequenas Cultura fraca


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