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Universidade Federal de Santa Catarina FREQUÊNCIA MODULADA – FM

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina FREQUÊNCIA MODULADA – FM"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina FREQUÊNCIA MODULADA – FM

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3 Deficiência Auditiva Perda parcial ou total da capacidade de ouvir.
“O grau da perda auditiva está relacionado com a habilidade de ouvir a fala” (Lloyd e Kaplan, 1978)

4 Muitas vezes nos deparamos com crianças com diversos graus de dificuldade. Como elas ficam inseridas em grupos de crianças que ouvem, e não apresentam deficiência física visível, ficam facilmente “invisíveis” aos responsáveis...

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6 Perda leve (26-40 dB) Dificuldade com fala de intensidade fraca (volume baixo) ou distante. A dificuldade aparece em algumas situações onde há mais ruído. COMO LIDAR ??? Priorizar o assento próximo ao professor Articular bem os sons da fala Falar devagar, sem exagerar no volume de voz

7 Perda Moderada (41-70 dB) Perde a maior parte dos sons da fala em um nível de conversação normal e em grupo, mesmo em locais silenciosos. A fala é percebida se a voz é um pouco elevada. COMO LIDAR ??? Entrar em seu campo visual Articular bem os sons da fala Falar devagar Evitar explicar o conteúdo enquanto estiver de costas

8 Perda Severa (71-90 dB) Não ouve sons da fala em um nível de conversação normal. Entende somente a fala em intensidade (volume) forte e/ou amplificada por aparelho auditivo. COMO LIDAR??? Entrar em seu campo visual Articular bem os sons da fala, falar devagar Evitar explicar o conteúdo enquanto estiver de costas Deixar a boca visível de forma a possibilitar a leitura labial Usar expressões faciais, gestos e movimentar o corpo

9 Perda Profunda (acima de 91 dB)
Não ouve a fala. Somente os ruídos muito fortes são percebidos. Não é possível conversar sem apoio visual. COMO LIDAR??? Entrar em seu campo visual Articular bem os sons da fala, falar devagar Evitar explicar o conteúdo enquanto estiver de costas Deixar a boca visível de forma a possibilitar a leitura labial Usar expressões faciais, gestos e movimentar o corpo

10 Como lidar com a Deficiência Auditiva???
No caso de um surdo oralizado, e você tiver dificuldade de compreender o que ele está falando, não se acanhe em pedir para que repita; Procure manter-se próximo ao aluno para facilitar a leitura orofacial; Valorizar, na correção de provas discursivas e de redação, o aspecto semântico do texto sobre o aspecto formal (com base no decreto nº 5.626/05) ; Priorizar o assento próximo ao professor ; Fazer uso do Sistema FM de comunicação sem fio para melhorar o reconhecimento da fala na presença de ruído de fundo (usuário de prótese auditiva).

11 E o Sistema FM??? A cada 1m de distância, temos a redução de 3dB do sinal de fala! O professor não tem condições de dar atenção somente a um aluno, fora a reverberação e o ruído que já estão presentes. O aluno usuário de prótese auditiva fica impossibilitado de receber o sinal de fala de maneira adequada...

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13 Problemas sonoros na sala de aula
Ruído: todo som indesejado. Aproximadamente 60 dB. Relação sinal/ruído. Reverberação: som refletido. Distância: 6dB. Acústica da sala de aula: não são preparadas.

14 Definição Dispositivo auxiliar à pessoa com deficiência auditiva que faz a transmissão do som por ondas de rádio de frequência modulada.

15 Microfone (transmissor).
Receptor

16 O microfone/transmissor, os codifica em sinais elétricos e depois os converte em sinais de frequência modulada decodificado pelo receptor em energia acústica.

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18 Benefícios Melhora do sinal/ruído;
Faz com que o sinal (fala do professor) alcance a orelha em uma intensidade efetiva para a compreensão Não se limita ao ambiente de sala de aula;

19 Melhora a capacidade da criança em ouvir o sinal de fala, e retira o peso dos ombros do professor em ficar o tempo todo preocupado se ela está ou não te ouvindo

20 Transmissores

21 Receptores

22 Tipos de sistema Pessoal:
Receptor ao nível da orelha integrado no circuito. Sistema de amplificação em campo livre ou Soundfield: Receptor acoplado a um ou mais arranjos de alto-falantes distribuídos em sala. Utilizados principalmente em salas de aula para evitar esforço vocal do prof.

23 Candidatos Usuários de AASI; Perda auditiva unilateral;
Alterações no processamento auditivo cental; Usuários de IC; Crianças com atraso no desenvolvimento de leitura e escrita; Domínio da linguagem oral ou em fase de desenvolvimento; Reconhecimento de fala no silêncio.

24 Avaliação do FM Avaliação das habilidades auditivas;
Nível de linguagem; Vocabulário; Testes de avaliação de fala.

25 Recursos extras Acessibilidade a equipamentos eletrônicos: TV, rádio, tocadores de MP3, GPS; Transmissor conectado na saída de áudio por cabo ou bluetooth; Controle remoto.

26 PORTARIA Nº 1.274, DE 25 DE JUNHO DE 2013
5 a 17 anos; 1. Possuir deficiência auditiva e ser usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear(IC); 2. Possuir domínio da linguagem oral ou em fase de desenvolvimento; 3. Estar matriculado no Ensino Fundamental I ou II e/ou Ensino Médio; 4. Apresentar desempenho em avaliação de habilidades de reconhecimento de fala no silêncio. Sugere-se, quando possível, IPRF (Índice Percentual de reconhecimento de Fala) melhor que 30%, na situação de silêncio. Em caso de crianças em fase de desenvolvimento de linguagem oral, quando não for possível a realização do IPRF, ou a utilização de testes com palavras devido à idade, deve ser considerado o limiarde detecção de Voz (LDV) igual ou inferior a 40 (com AASI ou IC).

27 Principal indicação clínica: Deficiência auditiva sensorioneural de grau leve, moderado, severo e profundo para estudantes matriculados no Ensino Fundamental I ou II e/ou Ensino Médio.

28 Tipo de adaptação: -Todo estudante de ensino fundamental ou médio com deficiência auditiva, usuário de AASI e/ou IC bilateral; -A adaptação deve ocorrer preferencialmente através do recurso de entrada de áudio do AASI e/ou IC; -Na ausência do recurso de entrada de áudio no AASI e/ou IC deve ser considerada a adaptação via recurso de indução magnética (bobina telefônica) ou qualquer outro tipo de acessório sem fio do AASI que permita a conexão doSistema FM;

29 O receptor deve ser adaptado ao nível da orelha, com exceção dos casos já mencionados no Item anterior, cujo receptor é utilizado como um colar de pescoço; -O microfone de lapela deve ser indicado, preferencialmente, possibilitando assim o Sistema FM ser utilizado por diferentes professores e em diferentes ambientes escolares.

30 Mitos Não é um gravador, portanto não há risco de o aluno gravar algo sem o seu consentimento. Não causa interferências em outros equipamentos eletrônicos.

31 Cuidados Observar sempre antes e durante a aula se o equipamento está funcionando. Ao sair da sala de aula, ou conversar com outras pessoas assuntos que não sejam relacionados ao ensino (conversar ao telefone, por ex.), lembrar de DESLIGAR o seu microfone. Manter os mesmos cuidados destinados às próteses auditivas.


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