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Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
Gerência de Projetos Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI Aula 4 Prof. Wladimir da Costa

2 Análise de riscos O risco está relacionado a acontecimentos futuros
O risco envolve mudanças O risco envolve escolha e a incerteza que a própria escolha acarreta

3 Gerenciamento de riscos
Prevenir os riscos que podem afetar a programação do projeto ou a qualidade do SISTEMA em desenvolvimento; Identificar as medidas necessárias para evitar os riscos; Analisar as conseqüências da ocorrência de algum fator de risco e documentá-las no plano de projeto.

4 Gerenciamento de riscos
Objetivo principal do gerenciamento de riscos é: Identificar riscos Traçar planos para minimizar os efeitos dos riscos sobre o projeto

5 Gerenciamento de riscos
Identificação dos riscos: FAZER NO Ambiente Riscos quanto à tecnologia Riscos quanto ao pessoal Riscos organizacionais Riscos quanto às ferramentas Riscos quanto aos requisitos Riscos quanto à estimativa

6 Gerenciamento de riscos
Análise do risco: Cada risco identificado é considerado individualmente; Julgamento sobre: probabilidade de sua ocorrência (baixa, moderada ou alta) seriedade do risco (insignificante, tolerável, sério, catastrófico) Priorização (com base na probabilidade e seriedade/ocorrência)

7 Gerenciamento de riscos
Planejamento do risco: Considere os riscos priorizados e defina estratégias para gerenciá-los Categorias de estratégias: Estratégias preventivas (reduzir a probabilidade do risco); Estratégias de minimização (reduzir o impacto do risco); Planos de contingência (estar preparado para o pior).

8 Gerenciamento de riscos
Monitoramento de riscos: Avaliação regular de cada um dos riscos individuais; Decisão se o risco está se tornando mais ou menos provável; Verificação de mudanças nos efeitos dos riscos; Utilização de fatores que apresentem indícios sobre a probabilidade dos riscos e seus efeitos.

9 Gerenciamento de riscos
Principais causas de riscos: Incertezas enfrentadas pelos projetos; Requisitos mal definidos; Dificuldades de estimar prazo e recursos necessários; Dependência de habilidades individuais; Mudanças nos requisitos.

10 Gerenciamento de riscos
Os riscos podem ameaçar: O projeto O software em desenvolvimento A organização

11 Gerenciamento de riscos
Riscos relacionados ao projeto: afetam a programação ou os recursos do projeto Riscos relacionados ao produto: afetam a qualidade ou o desempenho do software em desenvolvimento Riscos para os negócios: afetam a organização que está desenvolvendo ou adquirindo o software

12 Gerenciamento de riscos
Principais tipos riscos: Rotatividade de pessoal (projeto) Mudança de gerenciamento (projeto) Indisponibilidade de hardware (projeto) Alteração nos requisitos (projeto e produto) Atrasos na especificação (projeto e produto) Tamanho e/ou custo subestimado (projeto e produto)

13 Gerenciamento de riscos
Principais tipos riscos: Baixo desempenho das ferramentas de desenvolvimento (produto); Utilização de ferramentas “DEMO” ou PIRATA (projeto e produto); Mudanças na tecnologia (negócios); Concorrência com o produto (negócios).

14 Gerenciamento de riscos
Resumindo as etapas para o bom gerenciamento de riscos: Identificação de riscos; Análise de riscos: avaliação das possibilidades e conseqüências da ocorrência dos riscos Planejamento de riscos: planos para enfrentar os riscos, evitando-os ou minimizando seus efeitos sobre o projeto Monitoramento de riscos: avaliação constante dos riscos e revisão dos planos, à medida que mais informações tornam-se disponíveis

15 Etapas para o bom gerenciamento de riscos
Identificação de riscos Análise de riscos Planejamento de riscos Monitoramento de riscos Lista de riscos em potencial Lista de riscos priorizados Planos para evitar riscos e planos de contingência Avaliação de riscos

16 Gerenciamento de pessoal
Questões básicas relacionadas às pessoas em uma organização: As pessoas são o maior patrimônio de uma organização. As pessoas representam o capital intelectual. As pessoas devem ser respeitadas pela organização. As pessoas devem ter um nível de responsabilidade e compreensão proporcional às suas habilidades.

17 Gerenciamento de pessoal
O Gestor de TI é responsável, também, pelo gerenciamento de pessoas, pois sem as pessoas não é possível desenvolver O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI. Isto significa que o Gestor de TI deve buscar solucionar os problemas técnicos e não técnicos, utilizando a capacidade das pessoas de sua equipe, da maneira mais eficaz possível.

18 Gerenciamento de pessoal
Em relação ao pessoal, o Gestor tem as seguintes responsabilidades: Motivar o pessoal Planejar e organizar o trabalho de sua equipe Assegurar que o trabalho seja feito adequadamente Representá-los em reuniões executivas O gerenciamento inadequado de pessoas é uma das mais significativas contribuições para o fracasso do projeto.

19 Motivação Um dos papéis do Gestor de TI é motivar as pessoas que trabalham em sua equipe. As pessoas são motivadas pela satisfação de suas necessidades, organizadas em níveis: Necessidades fisiológicas Necessidades de segurança Necessidades sociais Necessidades de estima Necessidades de auto-realização

20 Motivação Necessidades de auto-realização Necessidades de estima Necessidades sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas De um modo geral, as necessidades sociais, de estima e auto-realização são as mais importantes do ponto de vista do gerenciamento.

21 Motivação Satisfazer as necessidades sociais significa conceder às pessoas tempo para encontrarem e realizarem o seu lazer. Dentro da empresa seria proporcionar os lugares para eles se encontrarem. – local apropriado para o almoço e descanso Utilização de canais de comunicação informais.

22 Motivação Para satisfazer às necessidades de estima, é preciso mostrar às pessoas que elas são valorizadas pela organização. Reconhecimento público de suas realizações. Remuneração adequada ao nível de suas habilidades e experiência.

23 Motivação Para satisfazer às necessidades de auto-realização, é necessário dar às pessoas a responsabilidade pelo seu próprio trabalho. Atribuição de tarefas difíceis (mas não impossíveis). Programas de treinamento para desenvolvimento das habilidades.

24 Trabalho em equipe O Planejamento Estratégico de TI é desenvolvido em equipe. Quando a equipe é muito grande, não é possível que todos trabalhem juntos de modo eficaz, de forma que a equipe é dividida em sub-grupos. Cada sub-grupo é responsável por uma parte do projeto.

25 Trabalho em equipe Trabalho em sub-grupos ou equipes pequenas tem menos problemas de comunicação. Definir a equipe ou os sub-grupos é uma das tarefas do gestor de TI. Cada equipe deve ter equilíbrio entre as habilidades técnicas, a experiência e as personalidades individuais.

26 Trabalho em equipe Um bom grupo tem “espírito de equipe” (as pessoas envolvidas são motivadas pelo sucesso do grupo, assim como pelos seus próprios objetivos pessoais).

27 Trabalho em equipe Fatores que influenciam o trabalho em equipe:
Composição do grupo existe equilíbrio de habilidades, experiência e personalidades na equipe? Coesão do grupo o grupo pensa em si como uma equipe, e não como um conjunto de indivíduos que estão trabalhando juntos (individualismo)?

28 Trabalho em equipe Fatores que influenciam o trabalho em equipe (continuação): Comunicações do grupo os membros do grupo se comunicam eficazmente uns com os outros (problemas e sucessos são compartilhados)? Organização do grupo a equipe está organizada de tal maneira que todos se sintam valorizados e satisfeitos com seu papel no grupo?

29 Trabalho em equipe Fatores que devem ser considerados na composição da equipe (continuação): Escolher um líder que seja aceito pelo grupo: Um líder indesejado provavelmente causará tensões. Se necessário alterar a liderança no desenvolvimento do projeto Separar a liderança técnica da administração do projeto: pessoas tecnicamente competentes nem sempre são os melhores administradores.

30 Trabalho em equipe Coesão do grupo:
A coesão do grupo é uma característica de um grupo bem liderado, que considera que o grupo é mais importante do que seus indivíduos. A coesão ocorre quando os indivíduos da equipe se identificam com os objetivos do grupo e o protegem das interferências externas. Um grupo coeso é capaz de lidar com mudanças, problemas e situações inesperadas.

31 Trabalho em equipe Vantagens de um grupo coeso:
É possível desenvolver um padrão de qualidade para o grupo. Os membros do grupo trabalham estreitamente em conjunto. Os membros do grupo podem conhecer o trabalho uns dos outros. A programação “sem egoísmos” (a estratégia da ação é do grupo, e não de uma pessoa em particular) pode ser praticada.

32 Problemas que afetam a coesão do grupo:
Trabalho em equipe Para promover a coesão do grupo, precisa-se garantir que os indivíduos sejam tratados como pessoas responsáveis e de confiança, dando-lhes acesso às informações. Problemas que afetam a coesão do grupo: Resistência irracional a uma mudança de liderança (se o líder tiver que ser substituído por alguém de fora do grupo).

33 Ambiente de trabalho O local de trabalho tem efeitos importantes sobre o desempenho das pessoas e em sua satisfação no trabalho. Pesquisas revelam que o comportamento é afetado por: tamanho da sala, mobília equipamentos temperatura umidade claridade e qualidade da iluminação nível de ruído grau de privacidade possível


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