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O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.

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2 O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização de Crianças com Seis Anos em 550 turmas de escolas estaduais e municipais de 73 Municípios.

3 Objetivo Aplicar três programas de intervenção pedagógica com foco na alfabetização, de comprovada eficácia no processo de aprendizagem de crianças com seis anos no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos em escolas públicas estaduais e municipais no Rio Grande do Sul, visando à construção da matriz de competências e habilidades cognitivas em Leitura/Escrita e Matemática para assegurar sua alfabetização em um ou, no máximo, dois anos letivos, ou seja, aos 6 ou 7 anos de idade.

4 Instituições Envolvidas
Instituto Ayrton Senna (SP) Instituto Alfa e Beto (MG) Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação GEEMPA (RS) Fundação Cesgranrio (RJ)

5 Metodologias de Alfabetização
1) Instituto Ayrton Senna  programa de gerenciamento da aprendizagem de crianças dos anos iniciais / Circuito Campeão 2) Instituto Alfa e Beto  programa Alfa e Beto para alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, com base em método fônico 3) Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação – GEEMPA  programa de alfabetização com bases teóricas do pós-construtivismo

6 Avaliação Externa Fundação Cesgranrio  responsável pela avaliação dos resultados de aprendizagem dos alunos, por meio da aplicação de:  no início do processo, teste de prontidão para a alfabetização  no final do processo, teste composto por questões selecionadas com os respectivos responsáveis pelos três programas de alfabetização

7 Acompanhamento Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino (AESUFOPE/RS) Federação das Associações de Círculos de Pais e Mestres do Rio Grande do Sul (ACPM/Federação) Escritório Antena da UNESCO no Rio Grande do Sul

8 Justificativa - Matrícula obrigatória aos 6 anos no ensino fundamental a partir de 2006 e ampliação do ensino fundamental para 9 anos Leis nº /05 e /06; - Alfabetização de todas as crianças, como condição para a permanência na escola e sucesso ao longo de sua trajetória escolar, com impactos na vida pessoal e no desenvolvimento econômico e social do Estado um marco do compromisso nacional “Todos pela Educação”, do Plano de Governo do RS e da Agenda Estratégica RS

9 Metodologia (I) Capacitação de professores e gestores, com material didático, acompanhamento e controle do processo ensino-aprendizagem, por meio da avaliação dos alunos, em diferentes momentos do ano letivo de 2007 Igual número de turmas para controle dos resultados obtidos Teste de prontidão aplicado pela Fundação Cesgranrio no início de 2007

10 Metodologia (II) Teste de Leitura/Escrita e Matemática, com questões selecionadas pelos três programas, aplicados pela Fundação Cesgranrio no final do ano letivo Resultados devolvidos às escolas e aos professores e colocados em uma escala de proficiências Resultados de desempenho comparados com os obtidos nas turmas de controle Definição da escala de competências e habilidades cognitivas em Leitura, Escrita e Matemática a serem desenvolvidas com alunos de 6 anos no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos nas redes públicas de ensino no Rio Grande do Sul

11 Compromisso Todos pela Educação
Cinco metas a serem atingidas até 2022: 1ª) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos estará na escola; 2ª) Toda criança de 8 anos saberá ler e escrever; 3ª) Todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série; 4ª) Todos os alunos vão concluir o ensino fundamental e o médio; 5ª) O investimento na educação básica será garantido e bem gerido.

12 Saeb Brasil 4ª série EF 8ª série EF

13 Até 2022, toda criança de 8 anos saberá ler e escrever.
Meta Técnica Até 2010, 80%* e até 2022, 100%* das crianças de 8 anos de idade estarão plenamente alfabetizadas. * Para que essa meta seja numericamente estabelecida e acompanhada, é necessária uma política de avaliação nacional do índice de alfabetização.

14 Agenda Estratégica RS 2020 Tema Educação: Indicadores
definir e implementar um modelo de educação básica com foco na qualidade investir na valorização e qualificação dos professores Primeira onda: 2006/2007 educação continuada  valorização e qualificação dos professores

15 Plano de Governo 2006 Meta mobilizadora:
 Nenhuma criança sem saber ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental Propostas:  Criar incentivos variados, inclusive financeiros e salariais, às escolas e aos professores, especialmente para os alfabetizadores, de forma a estimular o aprimoramento do desempenho profissional articulado com o aumento dos níveis de aprendizagem dos alunos  Avaliar a alfabetização, nos dois primeiros anos do ensino fundamental, como parte do sistema gaúcho de avaliação externa do rendimento escolar dos alunos no ensino fundamental e médio

16 DURANTE DO PROCESSO FINAL DO PROCESSO
Acompanhamento por supervisores da Seduc e SMED's Assistência técnica e novos momentos de capacitação pelos três programas FINAL DO PROCESSO Aplicação do teste de Leitura/Escrita e Matemática, e boletins de desempenho dos alunos e dos estudos da movimentação escolar pela Fundação Cesgranrio Definição, pela coordenação do projeto e especialistas das 4 instituições, de escalas de desempenho para alfabetização das crianças de 6 anos

17 Todos pela Educação: Dez mensagens que podem mudar a educação no Brasil
Educação para todos e todos pela educação. Todos têm direito à educação. Educação é mais que vaga na escola. Educação começa em casa. Todos os projetos têm que melhorar a escola. Toda criança é capaz de aprender. Escola é o lugar onde o aluno aprende. Valorizar o professor é apoiá-lo para ensinar. Gestão do aprendizado é papel do diretor. Todas as escolas com foco em todos os alunos.


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