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SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO.

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1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO ESCOLAR 2012 SITUAÇÃO DO ALUNO 2012 20 de fevereiro de 2013 1

2 O que é a Situação do Aluno?  Segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica;  Levantamento de dados sobre o rendimento (aprovado, reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar e falecido) dos alunos que foram informados na primeira etapa da coleta de matrículas do Censo Escolar (maio/2012), isto é, quem não foi vinculado na primeira etapa não terá sua situação informada na etapa atual. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 2

3 Qual é a importância dessas informações?  Esses dados são fundamentais para que se conheça o rendimento escolar dos alunos da Educação Básica, para o acompanhamento das metas do PDE e para o cálculo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 3

4 Cronograma SEEDUC Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Escolas bloqueadas - de 01/02/13 a 24/02/13; Migração - 18/02/13 a 21/02/13; Desbloqueio de acesso dos diretores - 25/02/2013; Período de conferência e correções - 25/02/13 a 15/03/13; 4

5 Informação da Situação do Aluno - SEEDUC Fonte: MEC/INEP/SEEDUC O Preenchimento será feito através de MIGRAÇÃO das informações de movimento e rendimento escolar constantes do Sistema Conexão Educação para o Sistema Educacenso, como segue: Rendimento: Serão migrados os dados de aprovação e reprovação declarados no Sistema Conexão Educação. Movimento: Transferidos, serão migrados os alunos declarados como transferidos, bem como os encerrados quando for possível identificação do mesmo em outra unidade da rede. Falecidos, todos serão migrados conforme informação retificada junto a coordenação de Estatísticas Escolares. Abandono, não serão migrados. 5

6 Conceito de Rendimento Aprovado: quando o aluno alcança os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da etapa de ensino na qual se encontrava, estando apto para se matricular na etapa seguinte no próximo ano letivo. Reprovado: quando o aluno não alcança os critérios mínimos para a conclusão da etapa de ensino na qual se encontrava, e, portando, não estando apto para se matricular na etapa seguinte no próximo ano letivo. Concluinte: compreende a aprovação e finalização com emissão de certificado da etapa do ensino fundamental, do ensino médio e educação profissional. Rendimento escolar: compreende o resultado obtido pelo aluno que permaneceu matriculado e frequente na escola até o término do ano escolar. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 6

7 Conceito de Movimento Escolar Transferido: o aluno que mudou de uma escola para outra mediante um requerimento formal (documento de transferência). Para efeitos do Censo Escolar, reconhece-se também como aluno transferido aquele que mudou de modalidade de ensino na mesma escola (Exemplo: aluno que saiu de uma turma do Ensino Regular e foi cursar a Educação de Jovens e Adultos). Deixou de frequentar: quando o aluno abandonou a escola antes do término do ano letivo sem requerer formalmente a sua transferência. Falecido: quando o aluno faleceu antes do término do ano letivo. O aluno declarado como falecido não poderá ser vinculado no Censo 2013. Sem movimentação: É utilizado somente para creche e pré-escola. Movimento escolar: compreende a mudança do vínculo escolar do aluno após a data de referência do Censo Escolar e antes do término do ano letivo. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 7

8 No período de 25/02/13 a 15/03/13 o Diretor ou responsável pela Unidade Escolar, devidamente cadastrado no Sistema Educacenso como usuário “EXECUTOR”, deverá acessar o referido sistema a fim de retificar/ratificar as informações migradas. Para a coleta da Situação do Aluno 2012, devido a medidas de segurança, será necessário que todos os usuários solicitem uma nova senha no primeiro acesso. Atividades no Sistema Educacenso 8

9 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Passos para gerar NOVA SENHA: 1 - Acessar o Sistema através do endereço www.educacenso.inep.gov.brwww.educacenso.inep.gov.br 2- Na tela de autenticação, clicar em “Solicitar Nova Senha” e preencher informações conforme solicitado. 3 - A senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado; 4 - Realizar autenticação com a senha enviada por e-mail; 5 - Alterar a senha temporária (obrigatório) por uma senha indicada pelo usuário, seguindo o seguinte padrão (no mínimo um de cada item listado abaixo): Letras minúsculas e maiúsculas; Números (0-9); Símbolos: ! @ # $ % & *; Tamanho de 6-20 caracteres; 9

10 Observações: Em caso de esquecimento, nova senha deverá ser gerada no próprio sistema, através da opção solicitar nova senha na tela de autenticação. Caso o usuário não saiba com qual endereço de email foi cadastrado, o mesmo deverá contatar a Regional, que fará solicitação dos ajustes necessários a Coordenação do Censo. Em caso de troca de diretor, a regional deverá solicitar alteração junto a Coordenação do Censo. Para facilitar o andamento das alterações sugerimos que os responsáveis nas regionais consolidem em uma planilha, a ser enviada para o email censoescolar@educacao.rj.gov.br, os seguintes dados: censo da escola, nome do diretor ou responsável, CPF e email. censoescolar@educacao.rj.gov.br Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 10

11 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC As atividades de conferência, bem como as eventuais correções ou admissão de alunos deverão ser realizadas no módulo Situação do Aluno. A conclusão deverá ser realizada no link “Encerramento do ano escolar”. 11

12 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Ao clicar no link dados do diretor, deverá ser observado se as informações estão corretas, caso contrário, o diretor deverá corrigi-las. Especial atenção deverá ser dada as Unidades onde houve troca de Gestor, após 30 de maio de 2012. 12

13 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Procedimentos para validação das informações migradas: Após a assinatura do termo de compromisso, o sistema exibirá tela semelhante a abaixo ilustrada onde estarão listadas as informação de rendimento/movimento dos turmas migradas. O usuário executor da escola deverá clicar em cada uma das turmas e conferir e ou corrigir a situação de cada aluno. 13

14 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Após repetir o procedimento de verificação/correção para todas as turmas, o usuário executor deverá clicar no link “Encerramento do ano escolar”, localizado no lado esquerdo da tela, confirmar que deseja proceder encerramento, clicar em de acordo no termo de compromisso, clicar em continuar e em seguida imprimir o recibo. 14

15 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Encerramento da Situação do Aluno – Migração Escola Fechada Em caso de migração total, o usuário executor deverá clicar em retificar e proceder como descrito na tela anterior 15

16 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Novidades no Módulo Situação do Aluno 2012 16

17 Quando não existir a informação de rendimento/ movimento escolar pelo fato de o ano letivo da etapa a qual estava cursando ainda não ter terminado. O que é Curso em Andamento? Importante! Entende-se por etapa de ensino na modalidade EJA : Ensino Fundamental anos iniciais (1ª a 4ª série) Ensino Fundamental anos finais (5ª a 8ª série) Projovem Urbano Ensino Médio EJA integrada ao ensino fundamental – FIC EJA integrada ao ensino médio Esta opção também está disponível para Educação Profissional Dessa forma, a informação de rendimento e movimento deverá ser feita tendo como referência o término dessas etapas. Caso o aluno ainda não tenha cursado todo o ano letivo da etapa, a informação deverá ser Curso em andamento. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 17

18 Mudança na nomenclatura de “Sem informação” para “Curso em Andamento”. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC Inclusão na lista de admitidos após da informação de Curso em andamento /Sem Movimentação. 18

19 Apresentação dos alunos informados como “Falecidos” no momento do enceramento do ano escolar. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 19

20 Alteração no recibo de Fechamento Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 20

21 Inclusão de nova regra de consistências  O aluno não poderá ser admitido com rendimento (aprovado/reprovado) se na matrícula de origem a situação já for Sem movimentação/ curso em andamento. (vice- versa) Fonte: MEC/INEP/SEEDUC 21

22 Projeto Autonomia? Fonte: MEC/INEP/SEEDUC O projeto Autonomia é informado no Censo Escolar como ENSINO REGULAR. No ensino fundamental, Correção de Fluxo. No ensino médio, Não Seriado. Portanto, deverá ser marcado a opção de rendimento e movimento normalmente. Para as turmas de ensino médio estará habilitada para preenchimento a informação de conclusão do curso (Sim/Não), para o ensino fundamental, essa informação só será habilitada quando o aluno foi informado na série final. 22

23 Ponto de ATENÇÃO: Quando não houver Diretor/Responsável designado a responder pela Unidade Escolar, O Diretor Regional Pedagógico será automaticamente responsável pelas atividades inerentes ao Censo Escolar, exceto quando o mesmo solicitar a Coordenação de Estatísticas Escolares cadastramento de usuários responsável por fazê-lo. 23


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