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Objetivos 1. Identificar os princípios fundamentais e as responsabilidades necessárias à elaboração e execução de um plano de relações públicas capaz.

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2 Objetivos 1. Identificar os princípios fundamentais e as responsabilidades necessárias à elaboração e execução de um plano de relações públicas capaz de aumentar a conscientização pública e apoiar os esforços de desenvolvimento do quadro social. 2. Selecionar e preparar uma equipe para implementar o plano de relações públicas. Relações Públicas e a Imagem do Rotary

3 As responsabilidades do clube concernentes a Relações Públicas – Assegurar que a comunidade conheça o Rotary e as atividades que o clube desenvolve; promover as realizações do clube.

4 Estratégias: – Manter bom relacionamento com a mídia; – Procurar obter cobertura da mídia para divulgar projetos de prestação de serviços bem-sucedidos; e de atividades rotárias voltadas para as comunidades. – Manter contato com as pessoas beneficiadas pelos programas e projetos de prestação de serviço do Rotary

5 – Conseguir que representantes da mídia local façam parte do quadro social do clube. – Utilizar o jornal “Rotary Hoje”, a revista “Brasil Rotário” e as revistas regionais, além de outras ferramentas e técnicas promocionais, para divulgar as realizações do Rotary Club; – Encorajar os rotarianos a informar seus amigos e colegas de trabalho sobre o Rotary;

6 – Procurar comunicar aos líderes comunitários, aos jovens e outros grupos específicos, as atividades do Rotary; – Tomar providências para prevenir e corrigir atitudes que possam denegrir a imagem do Rotary perante a comunidade. – Transformar o Boletim do Clube num permanente veículo de informação, enviando-o aos representantes da mídia e a pessoas formadoras de opinião.

7 Responsabilidade de cada rotariano concernente a relações públicas do clube – Todo sócio pode e deve promover de maneira positiva os trabalhos do clube. – Estar informado sobre “O Objetivo do Rotary”, os programas e as atividades rotárias; e procurar oportunidades de cumprir os objetivos do Rotary através de contatos pessoais, comerciais e profissionais. – Todos têm o dever de compartilhar com não-rotarianos seus conhecimentos sobre o Rotary. – A imagem passada pelos sócios influencia a percepção da comunidade sobre o clube. – Em geral, o público não conhece o trabalho do Rotary porque não recebe informações sobre a nossa Organização.

8 Como os líderes de clubes podem estabelecer bom relacionamento com a mídia – Trazendo representantes da mídia para integrar o quadro social. – Criando prêmios e reconhecimento para jornalistas. – Convidando membros da mídia para proferir palestras no clube sobre sua profissão. – Conduzindo sessões de debates ou seminários para rotarianos e profissionais da mídia. – Para obter publicidade para seus trabalhos, os clubes devem realizar projetos significativos que atendam às necessidades reais da comunidade.

9 Atividades que atraem atenção positiva da Mídia – Para obter publicidade para seus trabalhos, os clubes devem realizar projetos significativos que atendam às necessidades reais da comunidade. – Atividades que dêem destaque a eventos e notícias atuais. – Apresentação de palestrante proeminente ou que fale sobre assunto fora do comum na reunião semanal. – Projetos que envolvam os jovens locais.

10 – Atividades realizadas por pessoas de destaque na comunidade. – Um projeto internacional de prestação de serviços patrocinado pelo clube ou por voluntários locais. –Experiências vividas em outras culturas por participantes de Intercâmbio de Grupos de Estudos ou de Bolsas Educacionais. – Histórias com elementos fortes e grande apelo visual.

11 Preparação para trabalhar com a Mídia – Conhecer os fatos da história que deseja promover. – Nomear um porta-voz. – Preparar descrição escrita dos fatos. Escrever um “comunicado à mídia” ou uma sugestão de pauta para o editor. – Correlacionar a história com o tipo apropriado de mídia. Por exemplo, histórias com forte elemento visual têm maior apelo a redes de televisão.

12 Outros tipos de mídia menos tradicionais que podem ser úteis à promoção dos trabalhos de seu Rotary Club – Publicações on-line. – Publicações especializadas. – Canais locais de TV a cabo. – Repórteres de jornais locais. – Estações locais de rádio, inclusive FM comunitárias – Redes locais de televisão. – Programas em estações públicas de rádio. – Boletins de outras organizações

13 Observação: Há uma grande demanda por espaços e tempo na mídia. Sejamos criativos e consideremos tipos alternativos de mídia.

14 Tire o melhor proveito da mídia Cultive bom relacionamento com os representantes da mídia local. Informe-se sobre todos os projetos e atividades do clube e promova aqueles que tenham apelo especial à mídia. Comunique-se freqüentemente com os líderes de clube, particularmente com aqueles responsáveis por atividades e projetos, procurando identificar oportunidades de relações públicas. Os clubes deveriam todo ano patrocinar uma importante atividade de prestação de serviços na comunidade.

15 Rotarianos proeminentes na comunidade. Rotarianos que ocupem cargos relacionados à mídia. Rotarianos que tenham relação com a mídia através de seus negócios ou atividades profissionais. Que sócios devem fazer parte da equipe de relações públicas do clube?

16 Rotarianos influentes que possuam conhecimento sobre o Rotary International e o Rotary Club, que se disponham a servir como porta-vozes. Rotarianos que saibam escrever particulannente bem ou sejam bons fotógrafos. Rotarianos com experiência em desenvolver páginas para a Internet. Seja criativo ao identificar os rotarianos que trabalhem com a mídia ou tenham contatos indiretos nesta área.

17 Além dos rotarianos relacionados à mídia, lembre- se daqueles que utilizam espaço de propaganda nos veículos locais de comunicação. Considere rotarianos que sejam reconhecidos na comunidade como lideres civis, acadêmicos ou religiosos. Relações públicas do clube diz respeito a criar consciência sobre suas atividades tanto em não-rotarianos como em rotarianos. Considere meios de voltar o interesse da mídia local às atividades do clube. Prepare os projetos e atividades de maneira a torná-los mais interessantes à mídia.

18 Como pode-se prover a equipe dos onhecimentos necessários para que seja eficaz Informando os membros da equipe sobre suas responsabilidades quanto às relações públicas do clube. Fornecendo-lhes exemplos de esforços de relações públicas bem e malsucedidos. Discutir porque tais esforços funcionaram ou não e que lições podem ser aplicadas aos trabalhos atuais. Fornecendo aos membros a agenda do clube e dos eventos na comunidade para facilitar seu planejamento.

19 Preparando uma lista de visitantes que poderão interessar à mídia. Esta lista pode incluir: - bolsistas do Rotary, - participantes do Intercâmbio de Jovens; - equipe de IGE; - governador de distrito; e - oradores interessantes. Fornecendo aos novos membros da equipe informações sobre as atividades e os projetos em andamento. Colocando novos rotarianos junto com os mais experientes. Tendo pleno conhecimento sobre os recursos disponíveis à equipe.

20 Como conseguir motivar os sócios do clube? Possíveis alternativas: Criando interesse pessoal, envolvendo-os no processo de planejamento. Reconhecendo regularmente seus esforços e realizações. Dando-lhes tarefas desafiadoras. Explicando como suas responsabilidades e tarefas contribuem para alcançar as metas do clube, distrito e o Rotary International.


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