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UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.

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1 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira

2 DEFINIÇÃO “Julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde, processos vitais, reais ou potenciais.”

3 TIPOS DE DIAGNÓSTICOS Diagnóstico de enfermagem real
Diagnóstico de enfermagem de risco Diagnóstico de enfermagem de bem-estar

4 Diagnóstico de Enfermagem Real
Respostas humanas às condições de saúde Processos vitais que existem em um indivíduo, família ou comunidade É sustentado pelas características definidoras

5 Diagnóstico de Enfermagem de Risco
Respostas humanas às condições de saúde Processos vitais que PODEM desenvolver-se Sustentado pelos fatores de risco

6 Diagnóstico de Enfermagem de Bem-estar
Respostas humanas a níveis de bem-estar Potencial de aumento ou melhora desse bem estar

7 VANTAGEM Base para as intervenções de enfermagem Alcance das metas

8 Componentes de um Diagnóstico de Enfermagem
Título Definição Características Definidoras Fatores de Risco Fatores Relacionados

9 Título Nome para o diagnóstico É um termo Ou é uma frase
Traduz um padrão de pistas relacionadas

10 DEFINIÇÃO “Estabelece uma descrição clara e precisa; delineia seu significado e ajuda a diferenciá-lo de diagnósticos similares.”

11 CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS
Manifestações, sinais e sintomas Inferências observáveis Agrupadas como manifestações: - D.E. real - D.E. de bem estar

12 FATORES DE RISCO Fatores ambientais
Elementos fisiológicos, psicológicos, genéticos, ou químicos ; que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduos, família ou comunidade a um evento insalubre

13 FATORES RELACIONADOS “Fatores que parecem mostrar algum tipo de relacionamento padronizado com o diagnóstico de enfermagem. Tais fatores podem ser descritos como antecedentesa, associados com, relacionados a, contribuintes para, ou estimuladores.”

14 Raciocínio Diagnóstico: Aplicação do Pensamento Crítico
“O raciocínio diagnóstico, ou aplicação do pensamento crítico para a identificação de problemas de saúde reais ou potenciais, exige conhecimento, habilidades e experiência.”

15 Princípios Fundamentais e Regras do Raciocínio Diagnóstico
Reconhecer diagnósticos exige familiaridade com os próprios diagnósticos Mantenha a mente aberta ( evite influência de experiências anteriores ou pelas informações obtidas em prontuário ) Quando você faz um diagnóstico, fundamente-o com evidências – sinais, sintomas, fatores de risco. Embora a intuição seja um recurso valioso na identificação de problemas, jamais faça os diagnósticos com base apenas na intuição; busque evidências para a verificação de sua intuição. Conheça suas qualificações e suas limitações.

16 Comparação entre Diagnósticos de Enfermagem Reais, de Risco e Potenciais
Tipo de diagnóstico Sinais e Sintomas presentes ? Fatores Etiológicos ou Colaboradores Presentes ? Responsabilidades de Enfermagem Diagnóstico Real Exemplo; Constipação R/A a resíduos e ingestão de líquidos insatisfatórios evidenciado por fezes duras e secas Sim Monitorar sinais e sintomas para determinar melhora ou piora da condição. Identificar intervenções para reduzir ou eliminar a causa do problema. Diagnóstico de Risco Exemplo: Risco para Constipação R/A resíduos e ingestão de líquidos insatisfatórios Não Fazer investigações focalizadas diárias para determinar se sinais e sintomas apareceram para mudar a situação de risco para real. Identificar intervenções para prevenir, reduzir ou remover fatores de risco. Diagnóstico Possível Exemplo: possível Constipação Incerto Reunir mais dados para esclarecer indícios vagos a determinar se estão realmente presentes os sinais e sintomas ou os fatores de risco.

17 Referências: CARPENITO, Lynda JUALL. Compreensão do Processo de Enfermagem.Mapeamento de Conceitos e Planejamento do Cuidado para Estudantes artmed. GAIDZINSKI, Raquel Rapone et all. Diagnóstico de enfermagem na prática clínica artmed


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