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O Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "O Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 O Comportamento Organizacional
Gestão das Organizações

2 O Comportamento Organizacional
Capitalizando as Diferenças Individuais As Três Dimensões da Aptidão Física As Quatro Dimensões da Aptidão Cognitiva As Cinco Dimensões na Personalidade O Processo Perceptivo O Processo Decisório Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

3 O Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano, no contexto das empresas. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

4 O Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Esses eventos devem ser compreendidos em termos de processos grupais ou organizacionais. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

5 Capitalizando as Diferenças Individuais
Seleção (pessoa) Treinamento (adequação) Reengenharia (cargo) Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

6 As Três Dimensões da Aptidão Física
Força muscular (tensão, energia e resistência) Resistência cardiovascular Qualidade do movimento (flexibilidade, equilíbrio e coordenação) Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

7 As Quatro Dimensões da Aptidão Cognitiva
Compreensão verbal: a capacidade de compreender e utilizar efetivamente a linguagem escrita e falada. Habilidade quantitativa: a capacidade de resolver todos os tipos de problemas com rapidez e precisão, inclusive adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como de aplicar regras matemáticas. Capacidade de raciocínio: a capacidade de pensar indutiva e dedutivamente a fim de criar soluções para problemas novos. Visualização espacial: a capacidade de detectar com precisão a disposição espacial dos objetos com relação ao próprio corpo. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

8 As Cinco Dimensões na Personalidade
Extroversão: sociável, gregário, decidido, falante, expressivo. Ajustamento emocional: emocionalmente estável, não deprimido, tranqüilo, satisfeito. Afabilidade (simpatia): cordial, confiante, de boa índole, tolerante, colaborador, complacente. Senso de responsabilidade: digno de confiança, organizado, perseverante, integro, empreendedor. Interesse: curioso, imaginativo, criativo, sensível, aberto, brincalhão. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

9 O Processo Perceptivo Na fase de atenção, a maior parte dessas informações disponíveis é filtrada de forma que algumas no sistema e outras não Considerando que a percepção dos seres humanos pode processar apenas algumas unidades de informação de cada vez, na fase de organização simplificamos e organizamos mais os dados sensoriais acessados Depois que as informações são organizadas, precisam ser armazenadas na memória para posterior recuperação, na fase de recordação. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

10 O Processo Decisório O Modelo da Decisão Racional
Avaliando os resultados Influências dinâmicas Fatores que Limitam os Modelos de Decisão Racional Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

11 O Modelo da Decisão Racional
O modelo da decisão racional é às vezes chamado de modelo econômico-racional devido aos seus laços com as teorias clássicas do comportamento econômico. Tal como originalmente desenvolvido, o modelo da decisão racional incluía uma premissa básica sobre a racionalidade econômica, ou seja, a noção de que as pessoas tentam maximizar seus benefícios econômicos individuais. O passo seguinte do modelo da decisão racional, após avaliar os resultados, é escolher uma das alternativas e implementá-la como a solução ou decisão preferida. Essa escolha é determinada por um processo de maximização da utilidade, no qual a alternativa com o valor esperado mais alto é escolhida como a alternativa preferida. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

12 Avaliando os resultados
Pesquisas sugerem que, em geral, as pessoas têm uma preferência ligeiramente maior por resultados seguros em relação aos resultados arriscados. Porém, as pesquisas também demonstram que as pessoas odeiam perder, e esse viés de aversão à perda afeta sua decisão até com mais força que sua preferência a situações em que não haja riscos. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

13 Influências dinâmicas
O modelo racional supõe que cada decisão é tomada independentemente de outras decisões, ou seja, cada decisão é examinada em seus próprios méritos em termos de resultados e probabilidades. Nesse caso, contudo, a irracionalidade também pode se insinuar no processo, porque, na realidade, as pessoas muitas vezes encaram as decisões como relacionadas, e as decisões passadas “estendem-se ao futuro” e afetam as decisões futuras de modo irracional. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

14 Fatores que Limitam os Modelos de Decisão Racional
A complexidade das situações concretas de decisão freqüentemente impossibilita a racionalidade. Herbert A. Simon, um cientista cognitivo e prêmio Nobel em economia, observou que “a capacidade da mente humana de formular e resolver problemas complexos é muito pequena comparada ao tamanho dos problemas cuja solução é exigida pelo comportamento objetivamente racional do mundo real”. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

15 O Modelo da Decisão Gerencial
O objetivo de Simon ao desenvolver esse modelo era pintar um quadro mais realista do modo como os gerentes tomam a maioria das decisões. De acordo com Simon, o modelo da decisão racional pode ser útil na definição do que os gerentes devem fazer, mas o modelo gerencial fornece um quadro melhor daquilo que os gerentes efetivamente fazem quando é impossível a racionalidade estrita. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

16 O Modelo da Decisão Gerencial
Uma das diferenças do modelo de Simon tem a ver com a acomodação versus otimização. De acordo com Simon, soluções ótimas exigem que a decisão alcançada seja melhor do que todas as outras alternativas possíveis. Por todas as razões discutidas, esse estado ótimo simplesmente não é possível na maior parte do tempo. Por isso, em vez de se empenharem nessa meta impossível, as organizações tentam encontrar soluções de acomodação para os problemas com que se defrontam. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

17 Reduzindo erros nas decisões
Em primeiro lugar, o problema principal inerente aos vieses do processo decisório já considerados é que os árbitros estão simplificando demais o processamento das informações e tomando atalhos na decisão. Um bom meio de eliminar esse problema é fornecer-lhes subsídios à decisão que os obriguem a fazer todas as perguntas certas, obter todas as informações corretas e, depois, processar essas informações de todas as maneiras apropriadas. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

18 Reduzindo erros nas decisões
Embora possamos desenvolver sistemas especializados que ajudem a simplificar mais ainda as decisões de rotina, a incerteza no ambiente impossibilita o desenvolvimento de scripts perfeitamente detalhados para aplicação universal. Desse modo, pode-se lidar com a complexidade mediante sua divisão em porções discretas e manipuláveis – tarefas que podem ser realizadas por indivíduos que trabalham sozinhos. O ocupante de um cargo individual normalmente se concentra em uma área muito restrita de solução de problemas organizacionais. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

19 Relembrando a aula... O Comportamento Organizacional
Capitalizando as Diferenças Individuais As Três Dimensões da Aptidão Física As Quatro Dimensões da Aptidão Cognitiva As Cinco Dimensões na Personalidade O Processo Perceptivo O Processo Decisório Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima

20 Avaliação Atividade em equipes: (a) definir o perfil desejado para o futuro ocupante de um determinado cargo funcional, especificando as características referentes à aptidão física, à aptidão cognitiva e à personalidade; (b) descrever o método ideal para a tomada de decisão gerencial referente ao problema descrito na primeira etapa da aula, procurando definir todas as medidas destinadas à maximização dos resultados e à redução das possibilidades de erros no processo decisório. Gestão das Organizações Prof. M.Sc. Marco Antonio Lima


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