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SOCIEDADE DE CONSUMO.

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Apresentação em tema: "SOCIEDADE DE CONSUMO."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE DE CONSUMO

2 SOCIEDADE DE CONSUMO O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo de mercadorias e serviços.

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4 SOCIEDADE DE CONSUMO É possível afirmar que as raízes do comportamento consumista estão, em grande parte associadas a sociedade norte-americana do século XX. Originando um estilo de vida, conhecido como: AMERICAN WAY OF LIFE

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7 SOCIEDADE DE CONSUMO A Manutenção do atual modelo de desenvolvimento capitalista não é sustentável a longo prazo.Na verdade para satisfazer o modo de vida da sociedade de consumo seriam necessários pelo menos mais quatro ou cinco planetas Terra.

8 SOCIEDADE DE CONSUMO Uma típica cidade industrial dos E.U.A com aproximadamente 1 milhão de hab.consome diariamente: 568 mil toneladas de água; 8.600 toneladas de combustível; 1.800 toneladas de alimentos.

9 SOCIEDADE DE CONSUMO Essa mesma cidade despeja no ambiente:
454 mil toneladas de esgoto; 864 toneladas de poluição atmosférica; 8.600 toneladas de lixo.

10 A CADA ANO , SÃO GASTOS NO MUNDO...
R$2,8 TRILHÕES COM ARMAMENTOS; R$1,2 TRILHÕES COM NARCÓTICOS; R$150 BILHÕES COM CIGARROS (só na Europa) R$120 BILHÕES COM COSMÉTICOS E PERFUMES (WORLD WATCH INSTITUTE)

11 EM TODO O MUNDO BASTARIAM...
R$60 BILHÕES PARA ELIMINAR A FOME; R$30 BILHÕES PARA PROVER AGUA A TODA A POPULAÇÃO; R$18 BILHÕES PARA ASSEGURAR EDUCAÇÃO BÁSICA A TODAS AS CRIANÇAS; R$4 BILHÕES PARA IMUNIZAR AS CRIANÇAS CONTRA DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS (WORLD WATCH INSTITUTE)

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13 Rio Faria Timbó – RJ, maio de 2002...

14 59% dos municípios brasileiros ainda dispõem seus resíduos sólidos em lixões;
17% em aterros controlados, apenas 13% em aterros sanitários.

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16 SOCIEDADE DE CONSUMO Pode-se afirmar que apenas 20% da população mundial, ou cerca de 1,3 bilhão de pessoas, possui renda suficiente para ter amplo acesso aos bens e serviços oferecidos pela sociedade de consumo; Aproximadamente 80% dos hab. do planeta, cerca de 5 bilhões de pessoas, não tem acesso aos bens e serviços básicos.

17 A Sociedade de Consumo Estas relações geram impacto visível na economia. Mas, há um impacto ainda maior e mais grave na sociedade e sobre o meio ambiente: ESSE FENÔMENO, NA HISTÓRIA TEM COMO CONSEQUÊNCIA O AUMENTO DAS DESIGUALDADES E DO CONTINGENTE DA POPULAÇÃO NA FAIXA DA POBREZA. O DISTANCIAMENTO ENTRE RICOS, QUE PODEM "CONSUMIR MAIS" E OS POBRES, QUE LUTAM PARA PODER CONSUMIR O MÍNIMO.

18 A Sociedade de Consumo As relações sociais escravizaram-se pelo dinheiro e pelo poder de consumo. O CIDADÃO FOI REDUZIDO A CONSUMIDOR ATRAVÉS DE UMA SÉRIE DE ESTRATÉGIAS QUE CONSTRUÍRAM O CAPITALISMO E O NEOLIBERALISMO.

19 A Sociedade de Consumo NESSA ESTRATÉGIA, O ESTADO LIBERAL FOI DEIXANDO AO MERCADO RESPONSABILIDADES QUE DEVERIAM SER SUAS, COMO FORNECER SAÚDE, LAZER, EDUCAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA DE QUALIDADE.

20 Consequentemente, faz com que um número superior de pessoas, principalmente na classe média, paguem, muito mais do que os impostos. Pagam por planos de saúde privados, escolas privadas, portagens e segurança privada.

21 "Os ricos podem comprar conforto, segurança (ou ilusão de segurança), educação, saúde e lazer, mas os pobres morrem nas filas de hospitais públicos, ficam adultos analfabetos ou semi-analfabetos, não têm esgoto, água encanada, dentista, boas escolas"

22 O consumo acabou se tornando um factor importante na construção de representações sociais.
Ao comprar, não apenas se adquire um produto ou um serviço, mas, define-se o status, e mesmo a identidade de um indivíduo.

23 É o “compro, logo existo”
É o “compro, logo existo”. Uma forma do indivíduo se posicionar – e se diferenciar - dentro da sociedade através do que consome. Aquilo que se usufrui,como o vestuário, a alimentação, meios de transporte de comunicação e de divertimento, etc… define socialmente o individuo, onde está , e até onde pode ir.

24 MITO DO CONSUMISMO Aquele que maiores condições financeiras obtiver, irá mais longe. Os impactos psicossociais dessa lógica de vida são deveras complicados, pois o valor do ser humano é reduzido ao seu poder de compra.

25 Quem adquirir carro importado, é melhor, quem se veste com roupas de marca, ou quem acompanha a moda, são pessoas que se tornam mais notadas, e assim por diante. Essa é a forma que na nossa sociedade diferenciam cada cidadão.

26 Felicidade a Consumir

27 Felicidade a Consumir Não é preciso apenas consumir para existir, mas, é preciso consumir para ser feliz. Nesse pensamento, vale tudo para se realizar um sonho de consumo: Fazer horas-extra, ou trabalhos de fim de semana ,prestações a perder de vista, é o que faz o consumidor para obter um objeto numa necessidade ou por vaidade , até mesmo só pelo vício do querer gastar.

28 É como se os objetos fossem capazes de propiciar o bem-estar social e a segurança que tanto se reclama e proclama. Assim, busca-se a realização pessoal e a felicidade através do consumo.

29 A Sociedade de Consumo Para compreender a dimensão do consumo na vida moderna, é preciso vê-lo como uma prática social e cultural complexa e importante. O acesso aos bens de consumo são parte das lutas pela eqüidade e das lutas pela qualidade de vida, em especial, as lutas pelo direito de escolha do tipo de vida que queremos viver.

30 A Sociedade de Consumo Nesse sentido, consumo e cidadania são inseparáveis, já que ambos criam e fortalecem sentimentos de pertencimento a um grupo social. A partir disso, não é mais possível pensar o consumidor como uma simples vítima manipulada pela propaganda, ou como uma pessoa superficial e alienada.

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32 O que nos leva a querer consumir tanto???

33 ÂNCORA DA SOCIEDADE DE CONSUMO
PUBLICIDADE... ÂNCORA DA SOCIEDADE DE CONSUMO -Os produtos parecem únicos, mas ao mesmo tempo – todos já possuem isto, só você vai ficar de fora? -A abundância de realidades passadas com velocidade pela televisão não permite aprofundar em nenhuma. A Coca-Cola já divulgou no mundo todo 20 mil spots publicitários, ou seja, um spot por dia há mais de 50 anos. A Gillette gastou 300 milhões de dólares na produção de lâminas para mulheres, enquanto investiu 150 milhões de dólares com publicidade, em 29 países. Valquíria Padilha, 2003

34 Carlos Drummond de Andrade
Eu, etiqueta Carlos Drummond de Andrade Estou, estou na moda É doce estar na moda, ainda que a moda Seja negar minha identidade Trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, Todos os logotipos do mercado Com que inocência demito-me de ser... Eu que antes era e me sabia Tão diverso de outros, tão mim mesmo, Ser pensante, sentinte e solidário. ...Agora sou anúncio Ora vulgar , ora bizarro, Em língua nacional ou em qualquer língua (qualquer principalmente)... ...Não sou – vê lá – anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago Para anunciar, para vender...

35 O mito da qualidade de vida consumista
O consumo gera felicidade? o que são necessidades? como elas se formam?

36 O mito da modernidade obsolescência programada
“mais moderno é sinônimo de melhor” obsolescência programada A “SOCIEDADE DE CONSUMO” GERA AO MESMO TEMPO A NECESSIDADE DO NOVO E A NECESSIDADE DE ELIMINAR O VELHO.

37 Fonte: Blauth; Sudan e Leme, no prelo, 2005
O mito da esterilidade Os descartáveis são mais higiênicos Fonte: Blauth; Sudan e Leme, no prelo, 2005

38 O mito da esterilidade As folhas sujam o jardim, devemos limpá-lo

39 Os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados
Necessidade de repensar seu modelo estratégico de crescimento econômico e desenvolvimento social


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