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A reconfiguração do tempo e do espaço midiáticos pela digitalização da sociedade III Encontro Rede Alcar Ana Maria Brambilla Feevale/Novo Hamburgo, 2005.

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1 A reconfiguração do tempo e do espaço midiáticos pela digitalização da sociedade III Encontro Rede Alcar Ana Maria Brambilla Feevale/Novo Hamburgo, 2005

2 Digitalização nos cenários POLÍTICO, ECONÔMICO e SOCIAL Interferência nos estilos de vida - dimensões de TEMPO e ESPAÇO

3 Flexibilização do horário bancário 1983 Controle remoto: customização inicial da programação

4 Participação ativa e conteúdo privado 1983 Gerenciamento de tempo

5 “Embora o tempo tecnológico se pretendesse breve, a vida era longa e um bem, ainda que não-durável, talvez pelo alto custo que representava à época, era sinônimo de um investimento a longo prazo.”

6 BRASIL: redemocratização e ufanismo Anos 80 X Telex: a efemeridade da voz dá lugar ao REGISTRO

7 Som digital 1984 Mercado em declínio: mobilidade

8 Abertura 1984 e integração

9 Corrida espacial via-satélite 1987 Telecomunicações e o boom da fibra ótica

10 “Se o tempo cronológico esvai-se em grandeza progressivamente diminuta para as tecnologias, talvez estas respondam a um tempo de vida que se encurta à medida que a AIDS dissemina-se pelo mundo.”

11 A vida se encurta: SP: 300 contaminados EUA: 7.788 contaminados 1985 1987 Brasil: inflação de 1% ao dia

12 Constituição devolve liberdades e expande os direitos do brasileiro Em 1989 o brasileiro voltaria a eleger seu presidente 1988 1989

13 Primeiros canais de TV por assinatura - SP e RJ 1989

14 Fax agiliza a comunicação registrada do Telex: 20” 1989 Cartões de crédito: 3,6 mi em 1988; 5,5 mi em 1989

15 Integração das Alemanhas: território e moeda 1989

16 1990 Aumenta expectativa de vida do brasileiro: 71,3 anos em 2004 75% da população brasileira vive em espaços urbanos 1991

17 1992 O fim do “tamanho família”

18 “A lógica da diminuição física dos equipamentos proporcional ao aumento de sua capacidade precisaria ser incorporada pelo imaginário de uma sociedade deslumbrada com a qualidade agregada ao modelo ‘tamanho família’.”

19 1994 Brasileiros conectam- se à megarrede de 30 milhões de pessoas em 70 países (Brasil: mil internautas) 1995 40 milhões em 100 países - crescimento de 10% ao mês: 130 mil novos internautas por dia

20 “Num futuro breve, gerações de equipamentos surgiriam em intervalos de, no máximo, oito meses, sepultando a idéia que imperava na década de 80 de que os produtos são valorizados por sua longevidade.”

21 1995 Digitalizaçao dos primeiros periódicos: NYT, Forbes, People, Business Week

22 1998 Radioweb: Transamérica Brasil: 2 milhões de internautas 1999 Celulares pré-pagos Brasil: 5 milhões de internautas “Se o acesso ao computador esbarrava no quesito preço e impossibilitava o acesso à Internet por camadas de baixa renda, o telefone celular apresentaria o mundo digital a 18 milhões de brasileiros que já possuíam o equipamento na virada do milênio.”

23 2000 50 milhões de pessoas conectam- se em modo wireless

24 2001 100 milhões de internautas acompanham a cobertura do 11 de setembro CNN inicia cobertura 4 minutos após o primeiro choque. Guerra do videofone

25 2000 2002 HyShot Xenical


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