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Utilizar o PowerPoint Vamos construir um JOGO

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Apresentação em tema: "Utilizar o PowerPoint Vamos construir um JOGO"— Transcrição da apresentação:

1 Utilizar o PowerPoint Vamos construir um JOGO
Formador: António Pereira

2 O jogo O jogo será constituído por um conjunto de perguntas (3 no mínimo) de resposta múltiplas, como o UM CONTRA TODOS; Com o objectivo de aplicar os conhecimentos em relação aos botões de acção, hiperligações e formas automáticas; Na transição de diapositivos, não se pode aplicar “avançar diapositivo” com um clique do rato nem automaticamente (desactive as duas funções).

3 Exemplo de um jogo Escolhe: Escolhe: 1ª Pergunta Escolhe: A B C
Acertou! Acertou! Ainda não foi desta, tenta novamente! 3ª Pergunta Escolhe: A B C Ainda não foi desta, tenta novamente! 2ª Pergunta Escolhe: A B C Caixas verdes = diapositivos; Setas rectas = liga a outro diapositivo, conforme se carrega em A, B ou C; Setas curvas = liga ao diapositivo da pergunta seguinte. Ainda não foi desta, tenta novamente! Acertou!

4 Escolher o tema Sugestões: Estudo do meio (Rios, Serras, Cidades..)
Matemática Cores Aves da Arrábida; LP- Verbos, adjectivos, correcção de palavras… Dia Internacional … Desporto Ler +

5 Construir o 1º Diapositivo
Abrir o PowerPoint; Escrever: O TEMA, O OBJECTIVO do jogo, COM JOGAR (regras); Colocar uma imagem elucidativa do tema/jogo; Não aplicar “ainda” nenhum modelo, cor, tipo de letra, etc.

6 Construir o último diapositivo
Indicar: Que o jogo chegou ao fim, Quem elaborou, Disciplina, turma, ano, etc. (se for o caso), Data; Fazer uma hiperligação à página da sua escola, a partir do nome da escola; Colocar um botão para voltar ao INÍCIO (com hiperligação para o 1º diapositivo); Não aplicar ainda nenhum modelo, cor, tipo de letra, por enquanto.

7 Estrutura de diapositivos
Escolher um Modelo de Apresentação de acordo com o tema/jogo (ou construir a gosto); Atenção ao contraste claro-escuro entre as cores de fundo e da letra; Aplicar e/ou alterar o Esquema de Cores; Não aplicar um Esquema de Animação, para se usar animações personalizadas e individuais a cada um dos diapositivos.

8 Construir o diapositivo com a 1ª pergunta
Inserir um diapositivo entre os dois diapositivos já criados; Usar o WordArt para o título: 1ª Pergunta; Escrever a pergunta numa caixa de texto (atenção a pergunta deve ser bem formulada, para não ser irresolúvel); Utilizar três botões, três imagens ou três palavras ou frases para escrever as três respostas que pareçam ser possíveis; Esses botões, imagens, palavras ou frases devem ter hiperligações que ligam ao diapositivo que indica se: “ACERTOU” ou “NÃO ACERTOU” (só é possível depois desses diapositivos serem construídos); Atenção: Só UMA resposta é VERDADEIRA, As outras DUAS são FALSAS; Portanto: Criar uma pergunta com 3 respostas múltiplas.

9 Construir os diapositivos para as 2ª e 3ª perguntas
Utilizar as indicações dadas para o diapositivo sobre a 1ª pergunta; Não esquecer que estes diapositivos devem ser colocados a seguir ao diapositivo da 1ª pergunta. Utilizar a Vista de organização de diapositivos, sempre que necessário.

10 Construir um diapositivo para indicar o “erro”
Escreve uma frase “agradável” para indicar que: Não acertou; Utilizar o WordArt para escrever a frase; Utilizar botões para perguntar se quer continuar ou sair do jogo (com ligação ao diapositivo respectivo); Colocar uma imagem ou mais (diapositivo não deve ficar “sobrecarregado”), se necessário.

11 Construir um diapositivo para indicar que “ACERTOU”
Escrever uma frase para indicar que: Acertou; Utilizar o WordArt para escrever essa frase; Utilizar botões para perguntar se “quer continuar” ou “sair do jogo” (com ligação ao diapositivo respectivo); Colocar uma imagem ou mais (o diapositivo não deve ficar “sobrecarregado”), se necessário.

12 Copiar diapositivos É necessário construir três diapositivos a indicar que ACERTOU e ligá-los a três outros diapositivos diferentes; Assim, copiar esse diapositivo mais duas vezes; Alterar, se for o caso, alguma frase ou palavra em cada um dos diapositivos; Exemplo: 1ª Pergunta 2ª Pergunta 3ª Pergunta Fim Acertou Acertou Acertou

13 Não copiar mais diapositivos
O diapositivo que indica NÃO ACERTOU, não necessita de ser copiado, pois há uma hiperligação que permite VOLTAR para o diapositivo anterior; Como será? 1ª Pergunta 2ª Pergunta 3ª Pergunta Não Acertou

14 Estabelecer as ligações
Ordenar os diapositivos de um modo evidente, por exemplo: Estabelecer todas as ligações. Início 1ª Pergunta Não acertou Acertou 2ª Pergunta Acertou 3ª Pergunta Acertou Fim

15 Animações personalizadas
Animar cada um dos diapositivos: Todos os elementos (imagens, botões, caixa de texto, WordArt, etc.) devem ser animados com efeitos de entrada; Nalguns aplicar outros efeitos salientado, trajectórias de movimento e/ou sair; Colocar as animações automáticas.

16 Transição entre diapositivos
Aplicar uma transição diferente a cada diapositivo ou o mesmo a todos os diapositivos; Desactivar as funções: com um clique do rato e automaticamente após em “avançar diapositivo”.

17 Revisão Visualizar a animação; Fazer uma revisão;
Corrigir, se necessário; Só depois, dar por finalizado o trabalho.

18 Bom TRABALHO!


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