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Oficina de Validação do

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Apresentação em tema: "Oficina de Validação do"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Validação do
Mapa Estratégico 17 de maio de 2011 Versão pós-oficina com versão 1 do Mapa Estratégico.

2 Entrevistas individuais com a liderança da CEPLAC.
Objetivos do Encontro Validar o Mapa Estratégico da CEPLAC a partir da versão inicial construída com: Direcionadores extraídos da Conferência de Busca do Futuro realizada em Ilhéus. Entrevistas individuais com a liderança da CEPLAC. Entrevistas com líderes do MAPA.

3 1. Elaboração do Plano Estratégico da CEPLAC 2011-2022
Macro Etapas do Projeto 1. Elaboração do Plano Estratégico da CEPLAC 2. Definição do Modelo de Gestão e de Governança 3. Elaboração dos Planos Diretores das Unidades Descentralizadas – PDUs

4 Elaboração do Plano Estratégico da CEPLAC
1 2 3 4 5 Planejamento do Projeto Evento de lançamento do Projeto (março / aniversário) Capacitação da Equipe Cenários/ Visão/Missão/Direcionadores Tradução da Estratégia (Mapa Estratégico) 6 7 8 Definição de Indicadores de Desempenho Definição de Metas e Iniciativas Plano de implantação e priorização das Iniciativas

5 Elementos do Balanced Scorecard
As METAS e as INICIATIVAS fornecem a VELOCIDADE e a PRIORIDADE do processo de implementação em busca da consecução de um objetivo MAPA ESTRATÉGICO INDICADORES METAS INICIATIVAS Medem o grau de alcance dos objetivos propostos e influenciam o comportamento das pessoas na busca dos objetivos. Quando falamos de tradução da estratégia, os elementos completos são esses. Tradução da Estratégia em objetivos quantificáveis, estabelecendo-se relações de causa-efeito entre os componentes

6 Objetivos estratégicos
O que são Objetivos Estratégicos? Os objetivos são um conjunto correlacionado de prioridades que esclarecem o que a estratégia deve alcançar (objetivos das perspectivas de resultado) e o que é crítico para seu sucesso (objetivos das perspectivas meio) + + Verbo Substantivo Adjetivo ação O que descrição e/ou qualificação Os objetivos devem estar “balanceados” nas perspectivas Não mais que 25 objetivos (entre 18 e 25) Estar sempre fundamentado no conteúdo das entrevistas Apresentar descrição de cada um dos objetivos estratégicos Exemplo de nome de objetivo: Exemplo de descrição de objetivo: Criar e manter condições para realização de projetos, estágios (profissionais e sociais) e atividades extra-curriculares que sejam interessantes e oportunas para a complementação da formação dos alunos (social, cultural, pessoal e profissional). As atividades extra-curriculares englobam: orientação de carreira, visitas técnicas, workshops e vivências pessoais. Facilita a comunicação e o entendimento do desafio. Para garantir um entendimento completo, objetivos são definidos em dois níveis de detalhes: Nome do objetivo – uma definição mais resumida para ser usada em representações gráficas, tais como o mapa estratégico. Descrição – parágrafo composto por uma ou mais frases que definem o objetivo com maior precisão para uso em material de apoio. Garante completo e igual entendimento do objetivo por parte de todos que o leiam. Integrar intimamente alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares

7 Temas estratégicos São grandes “pilares da estratégia” que auxiliam a organização a estabelecer foco no alcance da visão; Refletem a visão dos líderes quanto ao que deve ser feito internamente para a obtenção dos resultados estratégicos; Permitem que a organização lide com prioridades conflitantes de curto prazo versus de longo prazo; Fornecem um meio de “segmentar” a estratégia em várias categorias; Abrangem um conjunto de objetivos interligados. É como se eu pudesse partilhar a missão/ visão em alguns assuntos. Passam por todas as perspectivas e ajudam a segmentar a estratégia. Nem sempre os temas são identificados na missão/ visão. Às vezes os temas surgem naturalmente do mapa, durante a construção dos objetivos estratégicos. Os temas ajudam a analisar a suficiência dos objetivos estratégicos para a entrega do desafio.

8 Relações de causa e efeito
Definem a cadeia lógica pela qual a visão será alcançada; Demonstram se os objetivos estratégicos traduzem a estratégia e a visão de maneira integrada; Resultados Benefícios Processos Internos Pessoas, Competências e Tecnologia Validam a consistência dos objetivos estratégicos entre as perspectivas (objetivos que não podem ser relacionados devem ser rediscutidos ou eliminados); Apresentam como a estratégia pode ser comunicada como um conceito integrado.

9 Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC
Tradução da Estratégia com o BSC Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC Principais Resultados da Oficina de Busca do Futuro

10 Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC
Tradução da Estratégia com o BSC Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC Teia de Tendências Externas

11 Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC
Tradução da Estratégia com o BSC Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC Direcionadores Estratégicos Renovação do quadro de pessoal sem perda da qualidade técnica. Adequação institucional como órgão da administração indireta. Incrementar a produção dos cultivos por meio do aumento da produtividade. Dinamização dos arranjos produtivos visando a agregação de valor. Estimular processos educativos de organização e gestão da produção. Garantir política de pessoal compatível com a visão de futuro, incluindo contratação e capacitação. Garantir políticas orçamentárias e financeira, capaz de suportar as demandas para atingir a visão de futuro. Aperfeiçoar o processo de gestão estratégica da CEPLAC. Ser agente de organização do produtor rural. Estabelecimento de estrutura moderna de “marketing” institucional. Modernização dos processos, visando a oferta de produtos e serviços de qualidade ao público-alvo.

12 Versão 1 do Mapa Estratégico, pós-oficina.
Tradução da Estratégia com o BSC Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC Versão 1 do Mapa Estratégico, pós-oficina.

13 Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC
Tradução da Estratégia com o BSC Módulo 1: Introdução aos conceitos e ao processo do BSC Visão e Missão da CEPLAC VISÃO Ser reconhecida, até 2022, pela excelência na inovação tecnológica para o desenvolvimento de modelos competitivos de produção para agricultura tropical perene nas regiões cacaueiras. MISSÃO Promover o desenvolvimento rural sustentável das regiões produtoras de cacau, (consolidando) (fortalecendo) a agricultura tropical perene.

14 Ser promotora da competitividade do setor agrícola
VISÃO: Ser reconhecida, até 2022, pela excelência na inovação tecnológica para o desenvolvimento de modelos competitivos de produção para agricultura tropical perene nas regiões cacaueiras. MISSÃO: Promover o desenvolvimento rural sustentável das regiões produtoras de cacau, (consolidando) (fortalecendo) a agricultura tropical perene. Melhorar a qualidade de vida nas regiões produtoras de cacau por meio da geração de empregos e incremento da renda em bases sustentáveis. Resultados para Sociedade Versão 1 – 17/05/11 Público-alvo Atributos de valor para a sociedade: Tecnologia de ponta Flexibilidade Eficiência Eficácia Integração com os agentes da cadeia produtiva Ser referência na articulação de políticas públicas para o desenvolvimento territorial e inclusão social Ser promotora da competitividade do setor agrícola Processos Internos Desenvolvimento Inovação Comunicação Incrementar a produção com agregação de valor para o setor Cacau Borracha Dendê Agroflorestas Integrar as cadeias produtivas com foco na demanda de mercado Pesquisa Produção Processamento Logística Ter excelência em P&D Sustentabilidade ABC – agricultura de baixa emissão de carbono Sanidade agrícola Certificação Fortalecer a imagem institucional da CEPLAC Aprimorar a qualidade dos produtos Ampliar a produção de agroenergia Fortalecer a agricultura familiar Garantir excelência na difusão e transferência de tecnologia Aperfeiçoar a comunicação com o público externo Instituição Aprimorar os processos de gestão Gestão da estratégia Gestão de projetos Gestão de processos Implementar modelo institucional adequado Induzir a elaboração de políticas públicas favoráveis ao foco de atuação Aprendizado e crescimento Gestão de TI Gestão de Pessoas Ambiente Organizacional Orçamento Garantir recursos orçamentários para a execução da estratégia Aperfeiçoar a gestão da informação para execução da estratégia Promover a renovação do quadro funcional Desenvolver e reter competências Garantir ambiente organizacional adequado Motivação Transversalidade Comunicação interna Endomarketing

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