A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram."— Transcrição da apresentação:

1 No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram então as leis ponderais das reações químicas ( leis formuladas por Lavoisier, Proust, Dalton e Richter ). Para explicar essas leis, em 1.808, Dalton propôs a sua teoria e o seu modelo atômico: o átomo é uma minúscula partícula ( esfera ) maciça, indestrutível, impenetrável e indivisível. Para ele todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos, mas esses são diferentes dos átomos dos outros elementos químicos

2 Como você imagina o átomo de Dalton?

3 Somente em 1.897, apareceu o modelo atômico de Thomson, que provou que o átomo era dividido em partículas ainda menores, invalidando o modelo de Dalton. O físico inglês J. J. Thomson demonstrou que os raios catódicos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas. Utilizando-se de uma Ampola de Crookes ( onde há descargas elétricas em campos elétricos e magnéticos ), Thomson conseguiu relacionar a carga com a massa do elétron e determinou o valor dessa relação. raios catódicos Após analisar os resultados obtidos com os raios catódicos ( elétrons ) e com o constante valor da relação carga/massa do elétron, em 1.898, Thomson apresentou seu modelo atômico: uma esfera de carga positiva na qual os elétrons, de carga negativa, estão distribuídos mais ou menos uniformemente. A carga positiva está distribuída de forma homogênea, por toda a esfera.

4 Como você imagina o modelo atômico de Thomson?

5 A experiência de Rutherford também é chamada também de experiência do espalhamento das partículas alfa. Essa experiência foi a base experimental do modelo do átomo nucleado. http://enciclopediavirtual.vilabol.uol.com.br/quimica/ atomistica/explicacaoexperiencia.htm

6 Modelo atômico de Rutherford: modelo planetário do átomo. O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva. Rutherford e seus colaboradores verificaram que, para aproximadamente cada 10.000 partículas alfa que incidiam na lâmina de ouro, apenas uma (1) era desviada ou refletida. Com isso, concluíram que o raio do átomo era 10.000 vezes maior que o raio do núcleo. Fazendo uma comparação, se o núcleo de um átomo tivesse o tamanho de uma azeitona, o átomo teria o tamanho do estádio do Morumbi.

7 Crie a sua própria versão do modelo de Rutherford

8

9 Uma carga elétrica negativa (elétrons) em movimento ao redor de outra carga elétrica positiva estacionário (núcleo) emite radiação constantemente, perdendo energia

10 Modelo Atômico de Bohr (1.913) O físico dinamarquês Niels Bohr conseguiu superar as dificuldades encontradas no modelo de Rutherford. · Um elétron num átomo adquire apenas certas energias, e cada energia é representada por uma órbita definida, particular. Se o elétron recebe energia ele pula para uma outra órbita mais afastada do núcleo. Pode ocorrer no elétron a perda de energia por irradiação, e sendo assim, o elétron cai para uma órbita mais próxima do núcleo. Todavia o elétron não pode ficar entre duas órbitas definidas, específicas, pois essa não seria uma órbita estável ( órbita não específica ). Conclui-se então que: quanto maior a energia do elétron, mais afastado ele está do núcleo. Em outras palavras: um elétron só pode estar em movimento ao redor do núcleo se estiver em órbitas específicas, definidas, e não se encontra em movimento ao redor do núcleo em quaisquer órbitas. As órbitas permitidas constituem os níveis de energia do átomo ( camadas K L M N... ).

11 Como é mesmo o modelo de Bohr?

12 Modelo Atômico de Sommerfeld (1.916) Após o modelo de Bohr postular a existência de órbitas circulares específicas, definidas, em 1.916, Sommerfeld postulou a existência de órbitas não só circulares, mas elípticas também. Para Sommerfeld, num nível de energia n, havia uma órbita circular e (n-1) órbitas elípticas de diferentes excentricidades. Por exemplo, no nível de energia n = 4 (camada N), havia uma órbita circular e três órbitas elípticas. Cada uma das órbitas elípticas constitui um sub-nível, cada um com sua energia.

13

14

15

16 http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/qu i/QUI01011111.asp

17 http://astro.if.ufrgs.br/tabper.htm http://www.cienciaquimica.hpg.ig.com.br/tabelaperiodica.htm http://www.solutions.iq.unesp.br/tabela_periodica.htm http://www.chemsoc.org/viselements/pages/alchemist/alchemy.html http://www.chemsoc.org/viselements/pages/alchemist/alchemy.htm Linha do tempo http://www.chemsoc.org/timeline Modelos de moléculas http://www.anglopp.g12.br/java/chemis3d/Chemis3D.htm http://enciclopediavirtual.vilabol.uol.com.br/quimica/atomistica/resumodosmodelos.htm http://br.youtube.com/watch?v=NWE_aGqfUDs&mode=related&searchhttp://br.youtube.com/watch?v=NWE_aGqfUDs&mode=related&search= http://br.youtube.com/watch?v=k8rRFFi_stY&NR=1

18 Tipos de elementos, tipos de compostos


Carregar ppt "No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google