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Professora: Dra. Sonia Sueli Berti Santos

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Apresentação em tema: "Professora: Dra. Sonia Sueli Berti Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Dra. Sonia Sueli Berti Santos
Fonologia Professora: Dra. Sonia Sueli Berti Santos

2 Fonologia é a parte da gramática que estuda as palavras sob o aspecto sonoro.
Fonemas são as unidades fônicas distintivas da palavra.  O número de fonemas é limitado dentro de um sistema linguístico. Com poucos fonemas, podemos formar uma grande quantidade de signos, simplesmente comutando um por outro. Assim: lata, mata, pata,data, etc. Trocados os fonemas, altera-se logicamente o significado das palavras. Letras são os sinais gráficos que representam os fonemas.

3 Uma letra pode representar fonemas diferentes
Uma letra pode representar fonemas diferentes. É o caso de fonema /z/, por exemplo, que pode ser representado pelas seguintes letras:                         s = mesa                         x = exato                         z = azarado

4 O alfabeto português possui 23 letras: a, b, c, d
O alfabeto português possui 23 letras: a, b, c, d ... Além destas, temos k, w e y, empregadas em abreviaturas, símbolos e na transcrição de nomes próprios estrangeiros. A letra h não representa fonema algum. Aparece em certas palavras por força da etimologia ou da tradição escrita, em certas interjeições e na formação dos dígrafos.

5 Dígrafos são grupos de letras que representam um único fonema
Dígrafos são grupos de letras que representam um único fonema. Classificam-se em:       a) consonantais – representam um fonema consonantal: ch, lh, nh, ss, rr, sc, sc, xc, gu, qu.     b) vocálicos – representam UM fonema vocálico: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un, desde que as letras m e n não estejam seguidas de vogal.

6 Nunca podemos confundir fonema (unidade sonora mínima) com letra (representação gráfica do fonema).
Uma palavra, portanto, pode ter ou não o mesmo número de letras e fonemas.                                      Exemplos:

7 mata   4 letras e 4 fonemas; malha  5 letras e 4 fonemas; anta  4 letras e 3 fonemas = [ãta] fixo  4 letras e 5 fonemas = [fikso]

8 / a / / ã / / é / / ê / / / / i / / / / ó / / ô / / õ / / u / /
Classificação dos fonemas      Vogais – são fonemas que fazem vibrar as cordas vocais, em cuja produção a corrente de ar vinda dos pulmões não encontra obstáculos. São doze, e não cinco como muitos imaginam. São silábicos, isto é, constituem a base da sílaba. / a / / ã / / é / / ê / / / / i /  / / / ó / / ô / / õ / / u / /

9 Semivogais – são os fonemas /i/ e /u/ quando formam sílabas com uma vogal.
can-tai a = vogal i = semivogal le-vou o = vogal u = semivogal

10 bo-ca, ca-sa, da-do, fa-ca
Observação:     As letras e e o também podem representar semivogal:          põe = [põi] mão = [mãu]             Consoantes – são fonemas resultantes de obstáculos encontrados pela corrente de ar vinda dos pulmões. São assilábicos porque não podem formar sílaba sem auxílio de uma vogal. bo-ca, ca-sa, da-do, fa-ca 

11 Encontros Consonantais
        À sequência de fonemas consonantais numa mesma palavra dá-se o nome de encontro consonantal. Classificam-se em:                  a) inseparáveis: pra-ga, bra-as, te-tra.         b) separáveis: rit-mo, pac-to, af-ta. Observação:         Lembre-se de que encontro consonantal é a sequência de fonemas, e não de letras. Na palavra sexo, por exemplo, ocorre encontro consonantal porque o x representa dois fonemas: [sekso]

12 Encontros Vocálicos      À sequência de fonemas vocálicos na mesma sílaba ou em sílabas separadas dá-se o nome de ditongo. Há três espécies de encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato. 1. Ditongo – é a sequência de semivogal e vogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. De acordo com a posição e a sonoridade dos fonemas, o ditongo pode ser:         a) crescente – a semivogal figura antes da vogal: sé-rie, gló-ria,         b) decrescente – a semivogal figura depois da vogal: lei-te, au-to, boi;        c) oral – a corrente de ar escapa apenas pela cavidade bucal: rei, má- gua; ou-ro;         d) nasal – a corrente de ar se divide pela cavidade bucal e pelas fossas nasais: mui-to, mãe, dis-põe, a-mam = [ã-mãu]

13 2. Tritongo – é a sequência de semivogal, vogal e outra semivogal, na mesma sílaba. Também pode ser oral ou nasal:         Pa-ra-guai, a-ve-ri-guei tritongos orais          sa-guão, em-xá-güem = [em-xa-güei] tritongos nasais 3. Hiato - caracteriza-se pela sequência de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas: ra-iz, sa-ú-va, po-e-ta.   

14 Sílaba         Ao fonema ou conjunto de fonemas emitidos num só impulso expiratório dá-se o nome de sílaba. O seu centro é sempre uma vogal, pois sem ela não pode haver sílaba. Uma palavra pode ser formada por uma ou mais sílabas, recebendo a classificação seguinte: monossílabos – vocábulos que apresentam apenas uma vogal: nó, já, rei; b) dissílabos – vocábulos que apresentam duas vogais: da-do, cor-da, sa-ci; c) trissílabos – vocábulos que apresentam três vogais: sa-la-da, ca-lo-te, pi- po-ca; d) polissílabos – vocábulos que apresentam quatro ou mais vogais: tri-ân- gu-lo, ca-fe-zi-nho, a-ma-vel-men-te.

15 Acento Tônico         Acento tônico é a maior intensidade de voz de uma sílaba. É importante observar que nem todas as sílabas tônicas são marcadas com acento gráfico. Este é um mero sinal de escrita.     As sílabas sobre as quais incide o acento tônico são chamadas de tônicas, sendo átonas as que não recebem tal acento. São pretônicas as sílabas átonas que se posicionam antes da tônica, e postônicas as que figuram depois da tônica: pa re de                       atona tônica átona pretônica postônica

16     Além das sílabas tônicas e átonas, existe uma de intensidade intermediária chamada subtônica, própria de palavras derivadas e correspondente à tônica da palavra primitiva. Vejamos a correspondência: ca fé                        átona tônica                                   ca fe zal átona subtônica tônica

17 Conforme a posição do acento tônico, os vocábulos classificam-se em:
        a) oxítonos – a última sílaba é a tônica: gua-ra-ná, ca-fé, sa–ci;         b) paroxítonos – a penúltima sílaba é a tônica: pa- re-de, pe-te-ca, so-lú-vel;         c) proparoxítonos – antepenúltima sílaba é a tônica: mé-di-co, ân-gu-lo, ló-gi-ca.

18 Classificação dos monossílabos quanto à tonicidade
a) monossílabos tônicos – são proferidos sem apoio na palavra vizinha: más, dê, nó... b) monossílabos átonos – não têm autonomia fonética, ou seja, apoiam-se na palavra vizinha: mas, de, no...

19  Separação Silábica A separação das sílabas deve ser feita pela soletração, assim: a) quando há consoante interna, não seguida de vogal, ela pertence à sílaba anterior: rap-to, oc-ci-pi-tal, ab-rup- to; b) separam-se os dígrafos rr, ss, sc, sç e xc: bar-ro, pas- as, nas-cer, flo-res-ça, ex-ce-ção;  c) separam-se os fonemas vocálicos que formam hiato: sa-ú-de, po-e-ta, ca-a-tin-ga

20 Ortoepia         A ortoepia trata da correta pronúncia das palavras quanto à emissão de vogais e articulação das consoantes de maneira perfeita, bem como à escolha do timbre correto, seja ele aberto ou fechado, pronúncia esta que interfere na maneira de se escrever corretamente.

21 Pronúncia correta Pronúncia errada carangueijo beneficiência Camondongo impecilho mendingo mortandela reinvidicar

22 Pronúncia correta Pronúncia errada caranguejo carangueijo beneficência beneficiência camundongo camondongo empecilho impecilho mendigo mendingo mortadela mortandela reivindicar reinvidicar

23 Pronúncia correta Pronúncia errada avaro condor circuito filantropo
Prosódia          A prosódia trata da correta pronúncia das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Pronúncia correta Pronúncia errada avaro condor circuito filantropo fluido ibero pudico

24 Pronúncia correta Pronúncia errada avaro ávaro condor côndor circuito circuíto filantropo filântropo fluido fluído ibero íbero pudico púdico

25 Um inseto cava cava sem alarme perfurando a terra sem achar escape
Um inseto cava cava sem alarme perfurando a terra sem achar escape. Que fazer, exausto, em país bloqueado, enlace de noite raiz e minério? Eis que o labirinto (oh razão, mistério) presto se desata: em verde, sozinha, antieuclidiana, uma orquídea forma-se.

26 O poema é composto por 4 estrofes assim divididas: 2 quartetos e dois tercetos. Cada verso dos dois quartetos possui 3 palavras. O verso nove possui 4 palavras. O verso 10 está entre parênteses e possui 3 palavras. A última palavra do primeiro verso do poema é igual à primeira palavra do segundo verso. O verso 8 termina por uma interrogação. Existe um inseto no primeiro verso e, uma flor, no último verso. A primeira palavra do verso 7 é sinônimo de casamento. O primeiro terceto termina com dois pontos. O penúltimo verso é composto por uma única palavra feminina polissílaba. A primeira palavra do poema e a primeira palavra do último verso são artigos indefinidos. O primeiro terceto inicia-se pela palavra “eis”. A palavra que termina o verso 6 é “bloqueado”. O verso 12 apresenta dois adjetivos, sendo que um deles indica uma cor. O verso 3 tem um verbo no gerúndio e seu complemento é um substantivo feminino. Os dois substantivos do verso 8 geralmente se encontram debaixo da terra. Os nomes do verso 8 são ligados por uma conjunção. O verso 6 e o verso 12 iniciam-se pela mesma preposição. O cansaço tomou conta da última palavra do verso 5. No substantivo do verso 9, Ariadne quase se perdeu. Nos versos 4 e 5, os verbos estão no infinitivo. O verso 11 inicia-se por uma palavra muito usada em partituras musicais. A mesma preposição está presente nos versos 2 e 4. No verso 10 uma palavra termina por um ditongo nasal. Existe um hiato na segunda palavra do verso 6.

27 RESPOSTA DO QUEBRA-CABEÇA
ÁPORO Um inseto cava cava sem alarme perfurando a terra sem achar escape. Que fazer, exausto, em país bloqueado, enlace de noite raiz e minério? Eis que o labirinto (oh razão, mistério) presto se desata: em verde, sozinha, antieuclidiana, uma orquídea forma-se. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

28 http://cambridgeenglishonline.com/Phonetics_ Focus/


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